Mudanças entre as edições de "PSD-EngTel (página)"

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar
 
(4 revisões intermediárias pelo mesmo usuário não estão sendo mostradas)
Linha 5: Linha 5:
 
*[[PSD-EngTel (Plano de Ensino) | Plano de Ensino]]
 
*[[PSD-EngTel (Plano de Ensino) | Plano de Ensino]]
  
== Registro Diário e Avaliação==
+
== Avisos importantes==
* [[PSD29007-Engtelecom(2020-1) - Prof. Marcos Moecke | Semestre 2020-1]]
+
Durante o 2º semestre de 2020, devido a Pandemia do Coronavirus Sars-CoV-2, as aulas da disciplina ocorrerão de forma remota. Seguem algumas informações importantes:
* [https://moodle.sj.ifsc.edu.br/course/index.php?categoryid=163 Plataforma Moodle]
+
 
 +
*Todas os nossos encontros síncronos serão feitos usando a plataforma [https://meet.google.com/wkg-cmzv-bgh '''Google Meet'''].  Para ingressar nas aulas utilizem o email institucional (usuario@aluno.ifsc.edu.br).
 +
 
 +
*Após cada encontro, vocês terão acesso automático as gravações das aulas na '''Pasta compartilhada no Gdrive'''.
 +
 
 +
*A documentação das aulas será disponibilizada na página da [[PSD29007-Engtelecom(2020-2) - Prof. Marcos Moecke | '''Wiki da disciplina'''.]]
 +
 
 +
*Para a entrega de atividades e avaliações será utilizada a plataforma Moodle. É necessário que vocês se autoinscrevam no [https://moodle.ifsc.edu.br/course/index.php?categoryid=2009 '''Moodle da disciplina'''] com a chave (engtelecom2020-2).
 +
 
 +
*Para a comunicação entre professor-aluno, além dos avisos no SIGAA, utilizaremos a plataforma Slack.  Inscrevam-se no [https://psd29007.slack.com/ '''Slack da disciplina'''].  O aluno pode usar qualquer email para acessar ao Slack, mas recomenda-se o uso do email institucional.
 +
 
 +
*Para participar das aulas é recomendado que o aluno tenha disponível: 1 computador ou dispositivo móvel (smartphone ou tablet) para assistir os encontros presenciais ou gravações.  É necessário um computador para utilizar os softwares e realizar atividades práticas de laboratório.  O aluno deve ter acesso a '''Nuvem do IFSC''' ou instalar a '''VM''' com softwares '''Matlab/Simulink/HDL Coder'''.  Acesso a Internet é fundamental, e recomenda-se que o aluno tenha um lugar silencioso para participar das aulas.  O acesso ao '''Google Meet''', '''Drive''', '''Slack''', '''Moodle''' e '''Wiki''' podem ser feitos via navegador, mas a instalação das respectivas aplicações é recomendada.  Recomenda-se ainda que cada aluno uso um fone de ouvido com microfone, pois isso melhora muito a qualidade do som e a interação nas vídeo conferências.  Ao ingressar em um encontro síncrono mantenha sempre que possível a câmera aberta e também o microfone.  Se houver algum problema de ruído você será alertado.
 +
 
 +
* Nesta página wiki, você tem orientações para uso de ferramentas e também links que auxiliam no estudo da disciplina.  Visite os links sempre que solicitado e lei essa página para lembrar futuramente onde estão as informações que necessita.
 +
 
 +
==Instalação da VM com Matlab/Simulink/HDL Coder em seu computador==
 +
 
 +
Para importar a VM para o seu computador e configurar ela para acessar a licença do IFSC veja a página [[Teste de VM para uso pelos alunos no ensino remoto#VM Matlab | Instalação da VM Matlab]]
 +
 
 +
==Instalação da VM com Quartus e Modelsim em seu computador==
 +
 
 +
Na fase do projeto final pode ser necessário importar também essa VM para o seu computador.  Veja como  importar e configurar ela para acessar a licença do IFSC veja a página [[Teste de VM para uso pelos alunos no ensino remoto#VM Quartus e Modelsim | Instalação da VM com Quartus e Modelsim]]
  
==Recursos necessários==
+
==Recursos de Laboratório==
* O Software Matlab está disponível na maioria dos laboratórios do IFSC-campus São José em instalação local tanto em Windows como LinuxAdicionalmente de qualquer maquina do IFSC, pode-se fazer [[Acesso ao IFSC-CLOUD]].
+
Nos laboratórios do IFSC, os softwares '''Matlab/Simulink/HDL Coder''' estão disponíveis diretamente na plataforma LINUXUtilize preferencialmente a versão 2015.
  
* Para a programação em FPGAs, os softwares da ALTERA  (Quartus II, QSIM e Modelsim-Altera), estão instalados no Laboratório de Programação (ver outros disponíveis). Para acessar veja a página [[Software e equipamentos recomendados para programação de FPGAs]].
+
==Acesso a Nuvem do IFSC==
 +
Para uso fora do IFSC dos recursos computacionais com licença educacional, o IFSC disponibiliza para seus alunos o IFSC-CLOUD (nuvem.sj.ifsc.edu.br). A forma mais eficiente de acesso a nuvem de fora do IFSC é através do Cliente X2GO, mas dentro da rede do IFSC o acesso pelo ssh também tem boa usabilidade.
  
* Adicionalmente de qualquer maquina do IFSC, pode-se fazer usar o [[Acesso ao IFSC-CLOUD | IFSC-CLOUD]] para ter acesso a estes softwares.
+
Para para utilizar o Quartus/Modelsim/QSIM através da Nuvem do IFSC, siga o procedimento de  '''[[Acesso_ao_IFSC-CLOUD_(NUVEM)#Cliente_X2GO_.28recomendado.29 | instalação do X2Go]]''' e '''[[Acesso_ao_IFSC-CLOUD_(NUVEM)#Procedimento_para_uso_da_nuvem.sj.ifsc.edu.br | configuração do X2Go]]'''.  '''Nota:''' O desempenho do Modelsim é ruim quando acesso da rede externa ao IFSC, e por isso deve ser evitado, dando-se preferencia ao uso da VM.
  
*Para a geração de documentação/relatórios técnicos/artigos, use a plataforma  [https://www.sharelatex.com?r=d418c690&rm=d&rs=b Sharelatex]. Ver também [[Modelo para uso em relatórios]].
+
==Modelos para relatório==
 +
Para a geração de documentação/relatórios técnicos/artigos, use como base o modelo ABNTex2 para o padrão do IFSC para monografia que segue as normas da ABNT e do IFSC.
 +
Recomendo que os alunos da Engenharia de Telecomunicações utilizem esse modelo e o [https://www.overleaf.com Overleafv2], pois além de possibilitar o compartilhamento do documento entre os alunos, reduz o tempo perdido na formação do documento, permitindo que o aluno já aprenda alguma formatação de Latex que será útil na elaboração do TCC.  
 +
*[https://www.overleaf.com/read/dbjkqgsghfbk Modelo para relatório em LaTex]
  
 
==Links auxiliares==
 
==Links auxiliares==
Linha 67: Linha 92:
  
 
== Registro Diário e Avaliação Anteriores ==
 
== Registro Diário e Avaliação Anteriores ==
 +
* [[PSD29007-Engtelecom(2020-1) - Prof. Marcos Moecke | Semestre 2020-1]]
 +
* [[PSD29007-Engtelecom(2019-2) - Prof. Marcos Moecke | Semestre 2019-2]]
 
* [[PSD29007-Engtelecom(2019-1) - Prof. Marcos Moecke | Semestre 2019-1]]
 
* [[PSD29007-Engtelecom(2019-1) - Prof. Marcos Moecke | Semestre 2019-1]]
 
* [[PSD29007-Engtelecom(2018-2) - Prof. Marcos Moecke | Semestre 2018-2]]
 
* [[PSD29007-Engtelecom(2018-2) - Prof. Marcos Moecke | Semestre 2018-2]]
Linha 76: Linha 103:
 
* [[PSD29007-Engtelecom(2015-2) - Prof. Marcos Moecke | Semestre 2015-2]]
 
* [[PSD29007-Engtelecom(2015-2) - Prof. Marcos Moecke | Semestre 2015-2]]
 
* [[PSD29007-Engtelecom(2015-1) - Prof. Marcos Moecke | Semestre 2015-1]]
 
* [[PSD29007-Engtelecom(2015-1) - Prof. Marcos Moecke | Semestre 2015-1]]
 
==Referências Bibliográficas==
 
<references/>
 
  
 
{{ENGTELECO}}
 
{{ENGTELECO}}

Edição atual tal como às 16h18min de 11 de novembro de 2020

MURAL DE AVISOS E OPORTUNIDADES DA ÁREA DE TELECOMUNICAÇÕES


Avisos importantes

Durante o 2º semestre de 2020, devido a Pandemia do Coronavirus Sars-CoV-2, as aulas da disciplina ocorrerão de forma remota. Seguem algumas informações importantes:

  • Todas os nossos encontros síncronos serão feitos usando a plataforma Google Meet. Para ingressar nas aulas utilizem o email institucional (usuario@aluno.ifsc.edu.br).
  • Após cada encontro, vocês terão acesso automático as gravações das aulas na Pasta compartilhada no Gdrive.
  • Para a entrega de atividades e avaliações será utilizada a plataforma Moodle. É necessário que vocês se autoinscrevam no Moodle da disciplina com a chave (engtelecom2020-2).
  • Para a comunicação entre professor-aluno, além dos avisos no SIGAA, utilizaremos a plataforma Slack. Inscrevam-se no Slack da disciplina. O aluno pode usar qualquer email para acessar ao Slack, mas recomenda-se o uso do email institucional.
  • Para participar das aulas é recomendado que o aluno tenha disponível: 1 computador ou dispositivo móvel (smartphone ou tablet) para assistir os encontros presenciais ou gravações. É necessário um computador para utilizar os softwares e realizar atividades práticas de laboratório. O aluno deve ter acesso a Nuvem do IFSC ou instalar a VM com softwares Matlab/Simulink/HDL Coder. Acesso a Internet é fundamental, e recomenda-se que o aluno tenha um lugar silencioso para participar das aulas. O acesso ao Google Meet, Drive, Slack, Moodle e Wiki podem ser feitos via navegador, mas a instalação das respectivas aplicações é recomendada. Recomenda-se ainda que cada aluno uso um fone de ouvido com microfone, pois isso melhora muito a qualidade do som e a interação nas vídeo conferências. Ao ingressar em um encontro síncrono mantenha sempre que possível a câmera aberta e também o microfone. Se houver algum problema de ruído você será alertado.
  • Nesta página wiki, você tem orientações para uso de ferramentas e também links que auxiliam no estudo da disciplina. Visite os links sempre que solicitado e lei essa página para lembrar futuramente onde estão as informações que necessita.

Instalação da VM com Matlab/Simulink/HDL Coder em seu computador

Para importar a VM para o seu computador e configurar ela para acessar a licença do IFSC veja a página Instalação da VM Matlab

Instalação da VM com Quartus e Modelsim em seu computador

Na fase do projeto final pode ser necessário importar também essa VM para o seu computador. Veja como importar e configurar ela para acessar a licença do IFSC veja a página Instalação da VM com Quartus e Modelsim

Recursos de Laboratório

Nos laboratórios do IFSC, os softwares Matlab/Simulink/HDL Coder estão disponíveis diretamente na plataforma LINUX. Utilize preferencialmente a versão 2015.

Acesso a Nuvem do IFSC

Para uso fora do IFSC dos recursos computacionais com licença educacional, o IFSC disponibiliza para seus alunos o IFSC-CLOUD (nuvem.sj.ifsc.edu.br). A forma mais eficiente de acesso a nuvem de fora do IFSC é através do Cliente X2GO, mas dentro da rede do IFSC o acesso pelo ssh também tem boa usabilidade.

Para para utilizar o Quartus/Modelsim/QSIM através da Nuvem do IFSC, siga o procedimento de instalação do X2Go e configuração do X2Go. Nota: O desempenho do Modelsim é ruim quando acesso da rede externa ao IFSC, e por isso deve ser evitado, dando-se preferencia ao uso da VM.

Modelos para relatório

Para a geração de documentação/relatórios técnicos/artigos, use como base o modelo ABNTex2 para o padrão do IFSC para monografia que segue as normas da ABNT e do IFSC. Recomendo que os alunos da Engenharia de Telecomunicações utilizem esse modelo e o Overleafv2, pois além de possibilitar o compartilhamento do documento entre os alunos, reduz o tempo perdido na formação do documento, permitindo que o aluno já aprenda alguma formatação de Latex que será útil na elaboração do TCC.

Links auxiliares

Alguns artigos para leitura

Artigos bases de alguns dos filtros digitais:

Relatórios simples:

Registro Diário e Avaliação Anteriores


Curso de Engenharia de Telecomunicações