PROFESSOR E ALUNO: TECENDO A TEIA DO RELACIONAMENTO E DO ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL

De MediaWiki do Campus São José
Revisão de 14h21min de 5 de maio de 2014 por Janete.bromer (discussão | contribs) (Criou página com ''''Autor:''' Patrícia Lúcia da Silva Abreu '''Resumo:''' O presente trabalho partiu de uma necessidade de compreender que aspectos da relação professor-aluno são destaca...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar
A versão imprimível não é mais suportada e pode ter erros de renderização. Atualize os favoritos do seu navegador e use a função de impressão padrão do navegador.

Autor:

Patrícia Lúcia da Silva Abreu

Resumo:

O presente trabalho partiu de uma necessidade de compreender que aspectos da relação professor-aluno são destacados por esses sujeitos para que seja possível estabelecer uma relação de convivência satisfatória e possibilitadora de aprendizagens, partindo-se do olhar do educador e do educando. Como instrumento de coleta de dados, foi proposta uma atividade, solicitando, dos alunos, que escrevessem de maneira livre, o que traz desânimo em relação a atitude do professor e as características positivas e negativas nessa relação. Solicitou-se aos professores relatarem o que traz satisfação no exercício em sala de aula e elencar aspectos de um perfil do aluno real e do aluno ideal. Os resultados apontam que nessa teia do relacionamento o que os alunos esperam do professor é o domínio, transmissão, explicação do conteúdo, autoridade sem autoritarismo, querer bem aos educando e variar no uso de metodologias. Para o professor, sua realização profissional está intimamente ligada à aprendizagem dos alunos. Essa aprendizagem está intimamente atravessada pelos perfis de alunos ideais, participativos, interessados e com autonomia intelectual e de alunos reais, que, na dinâmica da relação apresentam-se muitas vezes desmotivados, descontraídos, ora enfrentando problemas familiares que interferem na aprendizagem.

Palavras Chave:

Ensino-aprendizagem. Relação professor-aluno. Aluno real. Aluno ideal.

Arquivos

Monografia: Monografia.pdf