Mudanças entre as edições de "PJI3-Roteamento Estatico"

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar
(Criou página com '= Objetivo =<br /><br />* Explorar o uso de endereçamento IPv4 em redes locais * Definir rotas estáticas, para que todos equipamentos possam se comunicar<br /><br /><b...')
 
Linha 1: Linha 1:
= Objetivo =<br  /><br  />* Explorar o uso de endereçamento IPv4 em redes locais
+
= Objetivos =
  
 +
* Explorar o uso de endereçamento IPv4 em redes locais
 +
* Definir rotas estáticas, para que todos equipamentos possam se comunicar
  
* Definir rotas estáticas, para que todos equipamentos possam se comunicar<br  /><br  /><br  />= Introdução =
+
= Introdução =
  
 +
Como visto em [[RCO-TecTel_(página)|Redes de Computadores]] e [[PJI2-TecTel_(página)|Projeto 2]], computadores e equipamentos na Internet (chamados de ''hosts'') precisam ter um identificador único e que seja válido globalmente. Esse identificador, chamado de endereço IP, é a identidade de um ''host'' na Internet, e funciona como um localizador, pois informa onde na Internet está esse ''host''. O endereço IP tem um papel fundamental para que ''hosts'' possam enviar e receber mensagens, pois graças a esses endereços a rede consegue determinar onde eles se localizam (parecido com um CEP).
  
 +
Os endereços IP, definidos pelo [https://pt.wikipedia.org/wiki/Protocolo_de_Internet protocolo da Internet (''IP - Internet Protocol'')] são números de 32 bits que desempenham o papel de identificadores globais. Cada um desses endereços é comumente representado em uma notação decimal, com um número entre 0 e 255 para cada 8 bits. como mostrado na figura a seguir. Com isso, é possível em tese endereçar até <math>2^{32}</math> ''hosts'' na Internet, o que equivale a pouco mais de 4 bilhões de endereços.
  
 
+
[[imagem:PJI3-Ip1.jpg]]
Como visto em [[RCO-TecTel_(página)|Redes de Computadores]]
+
<br>''Um endereço IP apresentado em notação decimal e em binário''
 
 
 
 
e [[PJI2-TecTel_(página)|Projeto 2]], computadores e equipamentos na Internet (chamados de ''hosts'') precisam ter um identificador único e que seja válido globalmente. Esse identificador, chamado de endereço IP, é a identidade de um ''host'' na Internet, e funciona como um localizador, pois informa onde na Internet está esse ''host''. O endereço IP tem um papel fundamental para que ''hosts'' possam enviar e receber mensagens, pois graças a esses endereços a rede consegue determinar onde eles se localizam (parecido com um CEP).
 
 
 
Os endereços IP, definidos pelo [https://pt.wikipedia.org/wiki/Protocolo_de_Internet protocolo da Internet (''IP - Internet Protocol'')]
 
 
 
 
 
são números de 32 bits que desempenham o papel de identificadores globais. Cada um desses endereços é comumente representado em uma notação decimal, com um número entre 0 e 255 para cada 8 bits. como mostrado na figura a seguir. Com isso, é possível em tese endereçar até <math>2^{32}</math> ''hosts'' na Internet, o que equivale a pouco mais de 4 bilhões de endereços.<br  /><br  /><@@@IMG103979@@@>" data-mw-type="image" data-mw-id="103979" data-mw-src="imagem:PJI3-Ip1.jpg" data-mw-link="false" data-mw-sizewidth="false" data-mw-sizeheight="false" data-mw-wikitext="%5B%5Bimagem:PJI3-Ip1.jpg%5D%5D" draggable="true" contenteditable="false">
 

Edição das 14h53min de 14 de maio de 2021

Objetivos

  • Explorar o uso de endereçamento IPv4 em redes locais
  • Definir rotas estáticas, para que todos equipamentos possam se comunicar

Introdução

Como visto em Redes de Computadores e Projeto 2, computadores e equipamentos na Internet (chamados de hosts) precisam ter um identificador único e que seja válido globalmente. Esse identificador, chamado de endereço IP, é a identidade de um host na Internet, e funciona como um localizador, pois informa onde na Internet está esse host. O endereço IP tem um papel fundamental para que hosts possam enviar e receber mensagens, pois graças a esses endereços a rede consegue determinar onde eles se localizam (parecido com um CEP).

Os endereços IP, definidos pelo protocolo da Internet (IP - Internet Protocol) são números de 32 bits que desempenham o papel de identificadores globais. Cada um desses endereços é comumente representado em uma notação decimal, com um número entre 0 e 255 para cada 8 bits. como mostrado na figura a seguir. Com isso, é possível em tese endereçar até hosts na Internet, o que equivale a pouco mais de 4 bilhões de endereços.

PJI3-Ip1.jpg
Um endereço IP apresentado em notação decimal e em binário