PJI2-2020-2

De MediaWiki do Campus São José
Revisão de 10h51min de 9 de novembro de 2020 por Juliana.camilo (discussão | contribs) (Criou página com '= Projeto Integrador II = '''Professora:''' Juliana Camilo ([mailto:juliana.camilo@ifsc.edu.br juliana.camilo@ifsc.edu.br]) <br>'''Encontros:'''...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar

Projeto Integrador II

Professora: Juliana Camilo (juliana.camilo@ifsc.edu.br)
Encontros: 3a feira/19:00, 5a feira/19:00


PPC Curso Técnico Subsequente de Telecomunicações

Conhecimentos

Estrutura de computadores; Operação de sistema operacional Linux; Administração básica de sistema operacional Linux; Introdução a redes LAN e WLAN; Arquitetura de redes TCP/IP e a Internet; Redes de acesso ADSL; Introdução a VOIP.

Objetivos

Capacitar o estudante à: conhecer a estrutura básica de um computador; conhecer o sistema operacional Linux; operar o sistema operacional pelas interfaces gráfica e linha de comando; instalar o sistema operacional Linux em um computador ajustada às necessidades de um usuário, e sua configuração para uso da rede e acesso ADSL à Internet; instalar pacotes de software no sistema operacional; gerir o acesso a recursos mantidos pelo sistema operacional por meio de usuários e permissões; configurar o sistema operacional para usar uma rede com acesso a Internet; compreender o endereçamento de dispositivos na Internet; conhecer e instalar os equipamentos de uma rede residencial (rede local e rede sem-fios); implantar um enlace de acesso a Internet para uma rede residencial usando equipamentos apropriados; resolver problemas de conectividade em uma rede local; analisar comunicações envolvendo protocolos de enlace, rede e transporte entre computadores e/ou equipamentos em uma rede; instalar e configurar terminais VoIP, tais como telefones IP, ATA e softphones, para que possam efetuar e receber chamadas de voz; identificar problemas de comunicação em uma rede, por meio de análise de comunicações entre equipamentos e investigação sobre o comportamento dos elementos de rede.

Bibliografia

  • FOROUZAN, Behrouz A.; FEGAN, Sophia Chung. Comunicação de dados e redes de computadores. Tradução de Ariovaldo Griesi. 4. ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2008. 1134 p., il. ISBN 9788586804885.
  • KUROSE, J. e ROSS, K. Redes de Computadores e a Internet: Uma abordagem top-down. Tradução da 3a edição, Addison Wesley, 2006.
  • COLCHER, Sérgio. VOIP: voz sobre IP. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

Material de apoio