PJI1 2017 1-Equipe 2

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar

Equipe 2 - Helvio/Anderson/Manoel/José Maurício

I - CABEAMENTO ESTRUTURADO HORIZONTAL

  • Cabeamento estruturado é a forma padronizada de cabear um tipo de rede (independentemente de ser telefonia, internet,etc) minimizando custos e maximizando possível expansibilidade futuras.
  • Todas as sinalizações de dados, voz (telefonia), multimía (som ambiente ou vídeo) podem ser transmitidas através do mesmo cabo da mesma infraestrutura (tomadas, conectores, painéis).
  • Disposição organizada e padronizada de conectores e meios de transmissão para redes de informática e telefonia, de modo a tornar a infraestrutura de cabos autônoma quanto ao tipo de aplicação e de layout, permitindo a ligação a uma rede de: servidores, estações, impressoras, telefones, switches, hubs e roteadores.
  • O Sistema de Cabeamento Estruturado utiliza o conector RJ45 e o cabo UTP como mídias-padrão para a transmissão de dados, análogo ao padrão da tomada elétrica que permite a alimentação elétrica de um equipamento independentemente do tipo de aplicação.
  • Tem como objetivo estruturar um sistema de cabeamento interno, bem como de interligação de edifícios, que fosse compatível com produtos e fornecedores distintos.
equipe 02








II - TELEFONIA

  • A rede telefônica fixa é o sistema básico de telecomunicações que correspondente aos aparelhos utilizados pelos usuários do sistema e de um vasto conjunto de acessórios, tudo isto com o objetivo de prover a interligação dos usuários do sistema de telefonia (assinantes) à central telefônica e as várias centrais entre si.
  • Outro termo utilizado é sistema telefônico, que pode ser conceituado como o sistema que permite a comunicação de dois assinantes, através do telefone.
  • Esse sistema divide-se em subsistemas que interagem operacionalmente para formar a rede de telefonia como conhecemos: Rede de Comutação, Rede de Acesso, Rede de Transmissão e Infra-estrutura para Sistemas de Telecomunicações.
equipe 02
equipe 02













III - Fibra Óptica

  • Fibra ótica é um filamento flexível e transparente fabricado a partir de vidro ou plástico extrudido e que é utilizado como condutor de elevado rendimento de luz, imagens ou impulsos codificados. Têm diâmetro de alguns micrómetros,ligeiramente superior ao de um cabelo humano.Por ser um material que não sofre interferências eletromagnéticas, a fibra ótica possui uma grande importância em sistemas de comunicação de dados.
  • Inicialmente, as fibras óticas, utilizadas como guias de transmissão de sinais óticos, operavam entre distâncias limitadas, pois apresentavam grande perda de luz na transmissão e alto calor que os lasers produziam. Contudo, em meados dos anos 70, ocorreu um aprimoramento significativo das técnicas ópticas utilizadas e, devido a isso, tornou-se possível a monitoração de grandezas e a troca de informações a longas distâncias. Já no Brasil, a fibra óptica foi introduzida apenas em 1977, após grandes pesquisas, realizadas na sua maioria pela UNICAMP
  • Com o objetivo de realizar a transmissão de dados através de fibra óptica, foi realizada a passagem de um cabo de fibra óptica desempenhando a função backbone de fibra. Em cada um dos racks foi instalado um Distribuidor Interno Óptico(DIO), que resumidamente, se caracteriza por ser um patch painel de fibra óptica.
  • Para converter o sinal oriundo do cabo UTP foi utilizado um conversor óptico de mídia.
equipe 02






IV - CFTV (Circuito fechado de televisão)

  • O sistema do circuito interno é na sua versão mais simples constituido por câmera(s), meio de transmissão e monitor. Inicialmente sendo um sistema analógico, o CFTV transmitia as imagens das câmeras por meio de cabo coaxial para monitores CRT (analógicos). Esta transmissão era e é apenas destinada a algumas pessoas, pelo que se trata de um sistema fechado. O facto de ser um sistema fechado e a captura e transmissão das imagens ser de acordo com os conceitos e formatos da televisão analógica conduziu à sigla CFTV.
equipe 02







V - RACK CENTRAL

  • No Rack Central foram instalados todos os equipamentos do núcleo da rede afim de prover os serviços solicitados no projeto.
equipe 02





















VI - PROJETO ELÉTRICO

  • O projeto elétrico é um quantitativo dos equipamentos utilizados no projeto e seu consumo total e individual.
  • Optamos pela adoção de dois nobreak's para suprir o sistema todo, cada um atuando individualmente em um armário.
  • Considerando o baixo consumo, mas observando a estabilidade, os nobreaks especificados são de 430VA e 70VA respectivamente.
  • A fiação elétrica deverá ser de 2,5 mm de diâmetro (fase, terra e neutro), com baixa amperagem não chegando a 15A (quinze amperes) e um disjuntor de 15A supre a necessidade do sistema sem induzir quedas.


RACK CENTRAL
Equipamento
Quantidade
Potência em Watts
SWITCH D-Link DGS-31100-24
1
37.9 W
CENTRAL IMPACTA 16 INTELBRAS
1
24 W
CONVERSOR DE MÍDIA ÓPTICA PLANET GT702
1
5 W
DSLAM D-LINK DAS-3324
1
60 W
GRAVADOR DE IMAGEM VD 16F 480 INTELBRAS
1
40 W
MONITOR 14 POLEGADAS BENQ
1
21 W
Total:
187,9 W
No-break especificado para o RACK CENTRAL
430 VA
RACK Equipe 2
Equipamento
Quantidade
Potência em Watts
SWITCH INTELBRAS SG 2622 PR
1
15 W W
CENTRAL TELEFÔNICA DIGISTAR XT72
1
24 W
CONVERSOR DE MIDIA PLANET GT-702(V3)
1
5 W
MODEM D-LINK DSL-500B
1
5 W
CÂMERA DOME VPDS640 INTELBRAS
1
6,5 W
Total:
55,5 W
No-break especificado para o RACK equipe 02
70 VA

VII - CONCLUSÕES

  • Inicialmente um agradecimento especial aos professores Juliano, Cleber e Pedro Paulo, pelo incentivo, paciência e pela partilha de conhecimentos e ensinamentos para a vida profissional.
  • O objetivo do projeto integrador é sair do esquema clássico de sala de aula e oferecer a nós alunos uma oportunidade de trabalharmos simulando uma empresa real, enfrentando as dificuldades e desafios como a competição e o trabalho em grupo.
  • Para a realização do Projeto os alunos foram divididos em 4 grupos: equipes 1, 2, 3 e 4.
  • Foi proposto para cada equipe, conforme modelo apresentado, um projeto de cabeaento estruturado horizontal, onde os racks das equipes se conectam com um rack central provedor dos serviços.
  • Foram obedecidos todos os parâmetros das normas vigentes para realização das etapas construtivas.
  • Os serviços adicionados nestas redes foram a realização da obra do cabeamento estruturado em si, um provedor de Internet ADSL, Central Telefônica, Um link de fibra óptica, e um mini circuito fechado de televisão (CFTV).
  • Após o término de cada etapa, com todos os experimentos realizados com sucesso os equipamentos foram testados e aprovados no final com a devida certificação.
  • Ao final foi realizado um levantamento dos equipamentos utilizados e feito um projeto elétrico, afim de dimensionar um no-break para o rack central e tbem para o rack da equipe.

Material de Apoio