Mudanças entre as edições de "Orientações para Matrícula"

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar
 
(63 revisões intermediárias por 5 usuários não estão sendo mostradas)
Linha 1: Linha 1:
=Matrícula=
+
Link curto: https://bit.ly/IFSC_SJE_Matricula
  
 +
=Matrícula online=
 +
<blockquote style="background: #EEFFE6; border: 1px solid black; padding: 1em;">
 +
'''Fique atento aos prazos divulgados no [https://www.ifsc.edu.br/web/campus-sao-jose/calendario-academico calendário acadêmico] do câmpus'''.
 +
:* Para estudantes '''não calouros''' a matrícula online é obrigatória e deve ser efetuada através do '''[https://sigaa.ifsc.edu.br SIGAA]'''.
 +
:* No semestre 2024/1, a matrícula on-line será entre os dias '''15 e 31 de janeiro de 2024'''. Portanto, não se esqueça de realizar sua rematrícula on-line através do SIGAA. Para auxiliá-los(as), segue um '''[https://www.youtube.com/watch?v=dAC6ftqtcLw&list=PLqgE7hbhPFt3ZseMTZeJuGXT3W4i-JYvr&index=7 vídeo tutorial]''' e um arquivo em PDF com o '''[[Media:MatriculaOnline.pdf | Passo a Passo da matrícula on-line]]'''.
 +
::'''IMPORTANTE: não deixe de fazer a matrícula, porque, se não estiver inscrito em alguma unidade curricular (UC), o seu vínculo com a Engenharia de Telecomunicações será cancelado.'''
 +
:* A matrícula em Trabalho de Conclusão de Curso II (TCC029010) e Estágio Obrigatório (EST029010) deve ser feita durante a primeira semana do semestre letivo ('''15 a 21 de fevereiro de 2024''').
 +
:* Para facilitar a escolha e evitar conflito de horários entre UCs, sempre confira este link: [https://ifsc-sj.edupage.org/timetable/view.php?fullscreen=1 Horário Escolar do IFSC - Campus São José].
 +
:* Se tiver dúvidas no processo de matrícula, converse com seus colegas de turma, procure a Secretaria Acadêmica (secretaria.sje@ifsc.edu.br), ou a coordenação do curso (engtelecom@ifsc.edu.br).
 +
:* Lembre-se de que, após o término do período de matrícula, é feito o seu processamento, que pode demorar até 5 dias, após os quais você poderá consultar o resultado no SIGAA.
 +
:* No início do semestre letivo, o estudante deverá conferir se seu nome consta no '''Diário de Classe''' com os professores responsáveis pelas UCs (disciplinas) nas quais se matriculou. Se houver algum problema, procure imediatamente a Secretaria Acadêmica (secretaria.sje@ifsc.edu.br), ou a coordenação do seu curso (engtelecom@ifsc.edu.br).
 +
:* Na primeira semana de aulas, é aberto um período de ajuste de matrículas ('''15 a 21 de fevereiro de 2024'''), no qual você ainda poderá excluir ou adicionar alguma UC.
 +
:* Segundo o PPC da Engenharia de Telecomunicações, cada aluno(a) precisa se matricular em, pelo menos, 12 créditos (12 horas de aula semanais) e, no máximo, 34 créditos (34 horas de aula semanais).
  
<blockquote style="background: #EEFFE6; border: 1px solid black; padding: 1em;">
 
:* '''Fique atento/a aos prazos divulgados no [https://www.ifsc.edu.br/web/campus-sao-jose/calendario-academico calendário acadêmico] do câmpus'''.
 
 
</blockquote>
 
</blockquote>
  
 +
==Nova Matriz Curricular - Engenharia de Telecomunicações==
 +
<blockquote style="background: #EEFFE6; border: 1px solid black; padding: 1em;">
 +
Em 2023/1, iniciou-se a implantação de uma nova matriz curricular no curso, de acordo com o PPC aprovado em 6 de dezembro de 2022. Esse currículo será ofertado progressivamente, fase a fase. Inicialmente, foi válida apenas para os alunos que ingressaram a partir de 2023/1, mas existe a possibilidade de migração de matriz curricular por parte de estudantes veteranos.
 +
<!--
 +
;O que muda para você que não é calouro e que ingressou na matriz anterior?:
 +
Neste semestre, a  nada, pois as UCs da 1ª fase da matriz anterior serão oferecidas no turno da tarde. A única exceção é a UC de PJI1, que será apenas oferecida pela manhã.  Se você precisar se matricular nesta UC deve escolher a UC '''PJI129001 - PROJETO INTEGRADOR I''', com carga horária de 80 horas.  Essa UC irá validar a UC '''PJI029001 - PROJETO INTEGRADOR I''' com carga horária de 54 horas.
 +
-->
 +
<!--
 +
;Se eu ainda não integralizei alguma UC da 1ª fase da matriz anterior, como deve fazer?  :
 +
Você deverá se matricular nas UCs oferecidas no turno vespertino.  O turno matutino é destinado prioritariamente para os calouros. 
 +
-->
 +
<!--
 +
;As UCs da 1ª fase ainda serão oferecidas a partir de 2023.2?:
 +
Algumas UCs passaram a ter seu conteúdo oferecido em outras fases, dentro de novas UCs, por isso é importante que você se matricule em todas UCs da 1ª fase que ainda não integralizou neste semestre 2023.1. 
 +
-->
 +
;Mas a nova matriz pode me beneficiar?:
 +
Trata-se de um currículo mais atualizado e organizado, além de contar com carga horária de extensão e UCs optativas, o que permite que os(as) alunos(as) se especializem em determinado eixo formativo do curso. Então, é recomendável que seja feita a migração de PPC por parte de estudantes veteranos(as) que ainda estejam com pendências nas primeiras fases da Engenharia de Telecomunicações.
  
* Para alunos/as '''a partir da 2ª fase''': A matrícula deverá ser efetuada através do '''[https://sigaa.ifsc.edu.br SIGAA]'''.
+
;O que muda em 2024.1?
 
+
*A UC de Cálculo IV (CAL029004) será dividida em duas novas UCs, cada uma com 40 horas, na 3ª fase: Sequências e Séries (CAL129003) e Cálculo Numérico (CAN129003).
 
+
*A UC de Circuitos Elétricos I (CIE029002) passará a ser ofertada como Circuitos Elétricos I (CIE129003), com carga horária de 80 horas, na 3ª fase.
* O/a aluno/a deverá conferir, no início do semestre letivo, se seu nome consta no Diário de Classe dos/as Professores/as responsáveis pelos componentes curriculares em que realizou a matrícula.  
+
*A UC de Física III (FSC029005) passará a ser ofertada como Física III (FSC129003), com carga horária de 80 horas, na 3ª fase.
* Observar atentamente os horários das aulas, a sequência de pré-requisitos e as cargas horárias máxima e mínima do semestre.
+
*A UC de Mecânica dos Sólidos (MEC029004) passará a ser ofertada na modalidade EaD como Mecânica dos Sólidos (MEC129003).
 +
*A UC de Programação Orientação a Objetos (POO029004) passará a ser ofertada como Programação Orientada a Objetos (POO129003), com carga horária de 80 horas, na 3ª fase.
 +
*A UC de Dispositivos Lógicos Programáveis I (DL029006) passará a ser ofertada como Eletrônica Digital II (ELD129003), com carga horária de 80 horas, na 3ª fase.
 +
</blockquote>
  
 
=Tutorial para Matrícula=
 
=Tutorial para Matrícula=
 +
Um breve manual sobre como fazer a matrícula está disponível aqui no  '''[https://wiki.sj.ifsc.edu.br/images/e/e7/Rematr%C3%ADcula_Tutorial_%281%29.pdf Tutorial de Matrícula]'''.
  
 +
Também tem um vídeo de um aluno da Licenciatura em Química que ilustra o processo.
 
<blockquote style="background: #97e7ee; border: 1px solid black; padding: 1em;">
 
<blockquote style="background: #97e7ee; border: 1px solid black; padding: 1em;">
:* '''[https://wiki.sj.ifsc.edu.br/images/e/e7/Rematr%C3%ADcula_Tutorial_%281%29.pdf Confira clicando aqui!!!]'''.
+
<embedvideo service="youtube" >https://www.youtube.com/watch?v=dAC6ftqtcLw</embedvideo>
 
</blockquote>
 
</blockquote>
  
Linha 25: Linha 58:
 
</blockquote>
 
</blockquote>
  
:*O ajuste de matrícula, nos prazos estipulados, severão ser realizados, pelo/a aluno/a, através do SIGAA.
+
:*O ajuste de matrícula poderão ser realizados através do SIGAA, pelo estudante nos prazos estipulados.
 +
 
 +
 
 +
=Cancelamento de matrícula em componente curricular=
 +
 
 +
<blockquote style="background: lightyellow; border: 1px solid black; padding: 1em;">
 +
<i>
 +
Art. 136. Para os cursos de graduação será permitido o cancelamento de matrícula em componentes curriculares.
 +
:§ 1º O pedido de cancelamento de matrícula em componente curricular deverá ser efetuado pelo aluno ou seu representante legal, no sistema acadêmico via portal do aluno.
 +
:§ 2º Caberá à Coordenadoria de Curso a emissão de parecer sobre o processo de cancelamento.
 +
:§ 3º Deverá ser respeitada, no mínimo, a matrícula em, pelo menos, um componente curricular, atendendo ainda ao disposto do PPC.
 +
:§ 4º O cancelamento poderá ocorrer uma única vez por componente curricular.
 +
:§ 5º A data limite para solicitação de cancelamento de matrícula em componente curricular é equivalente a 25% do período letivo.
 +
</blockquote>
 +
 
 +
 
 +
Para o cancelamento de matrícula em componente curricular o aluno deve comparecer a '''Secretaria Acadêmica''' ou enviar um e-mail para secretaria.sje@ifsc.edu.br.
 +
*Apesar de estar indicado que "§ 1º O pedido de cancelamento de matrícula em componente curricular deverá ser efetuado pelo aluno ou seu representante legal, no sistema acadêmico '''via portal do aluno'''", essa '''funcionalidade não está implementada'''.
 +
*Observe os prazos divulgados no calendário acadêmico do campus e no SIGAA.
 +
*Lembre-se que o "cancelamento poderá ocorrer uma única vez por componente curricular".
 +
*Após o cancelamento você ainda deve ter matrícula no número mínimo de créditos previsto no PPC.
 +
 
  
 
=Trancamento de matrícula=
 
=Trancamento de matrícula=
  
 
+
Para solicitar o trancamento de matrícula o/a aluno/a deverá dar entrada no processo na secretaria do Departamento de Ensino, através do Sistema Integrado de Gerenciamento Administrativo [http://siga.sj.ifsc.edu.br/ SIGA].   
Para solicitar o trancamento de matrícula o/a aluno/a deverá dar entrada no processo na secretaria do Departamento de Ensino, através do Sistema Integrado de Gerenciamento Administrativo [http://siga.sj.ifsc.edu.br/ SIGA] (de acesso restrito aos servidores do IFSC).   
 
  
 
:* Observe os prazos divulgados no [https://www.ifsc.edu.br/web/campus-sao-jose/calendario-academico calendário acadêmico] do câmpus.
 
:* Observe os prazos divulgados no [https://www.ifsc.edu.br/web/campus-sao-jose/calendario-academico calendário acadêmico] do câmpus.
Linha 37: Linha 90:
 
:* O/a aluno/a deve anexar uma declaração da Coordenadoria Pedagógica com parecer sobre o trancamento;
 
:* O/a aluno/a deve anexar uma declaração da Coordenadoria Pedagógica com parecer sobre o trancamento;
  
<blockquote style="background: #E6FFFF; border: 1px solid black; padding: 1em;">
+
Se você está com a matrícula trancada e deseja retornar ao curso, precisa solicitar o '''retorno do trancamento''' por email para a Secretaria Acadêmica <secretaria.sje@ifsc.edu.br> antes de poder fazer a matrícula online.
'''Antes de trancar o curso, converse com o/a coordenador/a do Curso, talvez haja uma outra opção para você.'''
 
 
 
</blockquote>
 
 
 
:*O retorno do trancamento é realizado através do procedimento de Matricula, devendo ser assinalado o campo ['''( X ) Retorno de trancamento de matricula'''] ao preencher o formulário.
 
  
  
=Cancelamento de matrícula=
+
=Cancelamento de matrícula no curso=
  
  
Linha 93: Linha 141:
 
'''Antes de cancelar sua matrícula no curso, converse com o coordenador, talvez haja uma outra opção para você.'''
 
'''Antes de cancelar sua matrícula no curso, converse com o coordenador, talvez haja uma outra opção para você.'''
 
</blockquote>
 
</blockquote>
 +
  
 
=Reingresso após Cancelamento de Matrícula=
 
=Reingresso após Cancelamento de Matrícula=
Linha 110: Linha 159:
 
::§ 2º O deferimento do reingresso está condicionado à existência de vaga e à adaptação curricular necessária, quando for o caso.
 
::§ 2º O deferimento do reingresso está condicionado à existência de vaga e à adaptação curricular necessária, quando for o caso.
  
 +
</blockquote>
 +
 +
 +
=Solicitação de Quebra de Pré-Requisito=
 +
 +
:*Para solicitar a quebra de pré=requisito o/a aluno/a deverá:
 +
::*Enviar email para a coordenação de curso (licenciatura.sje@ifsc.edu.br), descrevendo qual componente curricular deseja cursar e qual pré-requisito deseja que seja quebrado, bem como a justificativa para a quebra de pré-requisito. O email deve conter as seguintes informações:
 +
<pre>
 +
Para: licenciatura.sje@ifsc.edu.br
 +
Assunto: Quebra de pré-requisito
 +
 +
 +
Aluno(a): ____________________________________________________________________________
 +
Matrícula: _______________________________________________________ 
 +
 +
Solicito a quebra de pré-requisito do componente curricular ___________________________________, para poder cursar o componente curricular ____________________________. (apresentar a justificativa)
 +
 +
</pre>
 +
 +
<blockquote style="background: #E6FFF2; padding: 1em;">
 +
:*A solicitação será apreciada pelo Colegiado do Curso.
 +
:*Após análise, o processo será '''DEFERIDO''' ou '''INDEFERIDO'''.
 +
:*O aluno será comunicado por email sobre o resultado do seu pedido.
 
</blockquote>
 
</blockquote>

Edição atual tal como às 22h18min de 22 de dezembro de 2023

Link curto: https://bit.ly/IFSC_SJE_Matricula

Matrícula online

Fique atento aos prazos divulgados no calendário acadêmico do câmpus.

  • Para estudantes não calouros a matrícula online é obrigatória e deve ser efetuada através do SIGAA.
  • No semestre 2024/1, a matrícula on-line será entre os dias 15 e 31 de janeiro de 2024. Portanto, não se esqueça de realizar sua rematrícula on-line através do SIGAA. Para auxiliá-los(as), segue um vídeo tutorial e um arquivo em PDF com o Passo a Passo da matrícula on-line.
IMPORTANTE: não deixe de fazer a matrícula, porque, se não estiver inscrito em alguma unidade curricular (UC), o seu vínculo com a Engenharia de Telecomunicações será cancelado.
  • A matrícula em Trabalho de Conclusão de Curso II (TCC029010) e Estágio Obrigatório (EST029010) deve ser feita durante a primeira semana do semestre letivo (15 a 21 de fevereiro de 2024).
  • Para facilitar a escolha e evitar conflito de horários entre UCs, sempre confira este link: Horário Escolar do IFSC - Campus São José.
  • Se tiver dúvidas no processo de matrícula, converse com seus colegas de turma, procure a Secretaria Acadêmica (secretaria.sje@ifsc.edu.br), ou a coordenação do curso (engtelecom@ifsc.edu.br).
  • Lembre-se de que, após o término do período de matrícula, é feito o seu processamento, que pode demorar até 5 dias, após os quais você poderá consultar o resultado no SIGAA.
  • No início do semestre letivo, o estudante deverá conferir se seu nome consta no Diário de Classe com os professores responsáveis pelas UCs (disciplinas) nas quais se matriculou. Se houver algum problema, procure imediatamente a Secretaria Acadêmica (secretaria.sje@ifsc.edu.br), ou a coordenação do seu curso (engtelecom@ifsc.edu.br).
  • Na primeira semana de aulas, é aberto um período de ajuste de matrículas (15 a 21 de fevereiro de 2024), no qual você ainda poderá excluir ou adicionar alguma UC.
  • Segundo o PPC da Engenharia de Telecomunicações, cada aluno(a) precisa se matricular em, pelo menos, 12 créditos (12 horas de aula semanais) e, no máximo, 34 créditos (34 horas de aula semanais).

Nova Matriz Curricular - Engenharia de Telecomunicações

Em 2023/1, iniciou-se a implantação de uma nova matriz curricular no curso, de acordo com o PPC aprovado em 6 de dezembro de 2022. Esse currículo será ofertado progressivamente, fase a fase. Inicialmente, foi válida apenas para os alunos que ingressaram a partir de 2023/1, mas existe a possibilidade de migração de matriz curricular por parte de estudantes veteranos.

Mas a nova matriz pode me beneficiar?

Trata-se de um currículo mais atualizado e organizado, além de contar com carga horária de extensão e UCs optativas, o que permite que os(as) alunos(as) se especializem em determinado eixo formativo do curso. Então, é recomendável que seja feita a migração de PPC por parte de estudantes veteranos(as) que ainda estejam com pendências nas primeiras fases da Engenharia de Telecomunicações.

O que muda em 2024.1?
  • A UC de Cálculo IV (CAL029004) será dividida em duas novas UCs, cada uma com 40 horas, na 3ª fase: Sequências e Séries (CAL129003) e Cálculo Numérico (CAN129003).
  • A UC de Circuitos Elétricos I (CIE029002) passará a ser ofertada como Circuitos Elétricos I (CIE129003), com carga horária de 80 horas, na 3ª fase.
  • A UC de Física III (FSC029005) passará a ser ofertada como Física III (FSC129003), com carga horária de 80 horas, na 3ª fase.
  • A UC de Mecânica dos Sólidos (MEC029004) passará a ser ofertada na modalidade EaD como Mecânica dos Sólidos (MEC129003).
  • A UC de Programação Orientação a Objetos (POO029004) passará a ser ofertada como Programação Orientada a Objetos (POO129003), com carga horária de 80 horas, na 3ª fase.
  • A UC de Dispositivos Lógicos Programáveis I (DL029006) passará a ser ofertada como Eletrônica Digital II (ELD129003), com carga horária de 80 horas, na 3ª fase.

Tutorial para Matrícula

Um breve manual sobre como fazer a matrícula está disponível aqui no Tutorial de Matrícula.

Também tem um vídeo de um aluno da Licenciatura em Química que ilustra o processo.

Ajuste de matrícula

  • O ajuste de matrícula poderão ser realizados através do SIGAA, pelo estudante nos prazos estipulados.


Cancelamento de matrícula em componente curricular

Art. 136. Para os cursos de graduação será permitido o cancelamento de matrícula em componentes curriculares.

§ 1º O pedido de cancelamento de matrícula em componente curricular deverá ser efetuado pelo aluno ou seu representante legal, no sistema acadêmico via portal do aluno.
§ 2º Caberá à Coordenadoria de Curso a emissão de parecer sobre o processo de cancelamento.
§ 3º Deverá ser respeitada, no mínimo, a matrícula em, pelo menos, um componente curricular, atendendo ainda ao disposto do PPC.
§ 4º O cancelamento poderá ocorrer uma única vez por componente curricular.
§ 5º A data limite para solicitação de cancelamento de matrícula em componente curricular é equivalente a 25% do período letivo.


Para o cancelamento de matrícula em componente curricular o aluno deve comparecer a Secretaria Acadêmica ou enviar um e-mail para secretaria.sje@ifsc.edu.br.

  • Apesar de estar indicado que "§ 1º O pedido de cancelamento de matrícula em componente curricular deverá ser efetuado pelo aluno ou seu representante legal, no sistema acadêmico via portal do aluno", essa funcionalidade não está implementada.
  • Observe os prazos divulgados no calendário acadêmico do campus e no SIGAA.
  • Lembre-se que o "cancelamento poderá ocorrer uma única vez por componente curricular".
  • Após o cancelamento você ainda deve ter matrícula no número mínimo de créditos previsto no PPC.


Trancamento de matrícula

Para solicitar o trancamento de matrícula o/a aluno/a deverá dar entrada no processo na secretaria do Departamento de Ensino, através do Sistema Integrado de Gerenciamento Administrativo SIGA.

  • Observe os prazos divulgados no calendário acadêmico do câmpus.
  • O/a aluno/a deve apresentar o comprovante de estar quites com a biblioteca.
  • Não há nenhum formulário para este processo, ele é feito direto no sistema SIGA;
  • O/a aluno/a deve anexar uma declaração da Coordenadoria Pedagógica com parecer sobre o trancamento;

Se você está com a matrícula trancada e deseja retornar ao curso, precisa solicitar o retorno do trancamento por email para a Secretaria Acadêmica <secretaria.sje@ifsc.edu.br> antes de poder fazer a matrícula online.


Cancelamento de matrícula no curso

O cancelamento de matrícula no curso de Química-Licenciatura do IFSC poderá ocorrer conforme definido no Regulamento Didático-Pedagógico do IFSC:

Art. 151. O cancelamento de matrícula é a perda do vínculo do aluno com o curso, que poderá ocorrer tanto por iniciativa do aluno quanto da instituição.
Art. 152. O cancelamento de matrícula por iniciativa do aluno será realizado a qualquer tempo, mediante requerimento protocolado à Coordenadoria de Registro Acadêmico.
§ 1º O aluno anexará os documentos previstos no formulário.
§ 2º A apreciação do cancelamento será realizada pela Coordenadoria de Curso, que, caso julgue necessário, poderá solicitar parecer da Coordenadoria Pedagógica.
Art. 153. O cancelamento de matrícula de aluno por iniciativa do IFSC poderá ocorrer:
I - por substituição de outro candidato aprovado quando, nos primeiros 15 (quinze) dias letivos, o aluno da fase inicial do curso deixar de comparecer às aulas sem justificativa por um período de 5 (cinco) dias letivos consecutivos, ou a qualquer tempo, enquanto for possível chamar outro candidato para ocupar a vaga.
II - por abandono, a qualquer tempo, quando o aluno deixar de comparecer 15 (quinze) dias letivos consecutivos sem justificativa, desde que excluídas as possibilidades do inciso anterior.
III - por desistência, quando o aluno não fizer sua rematrícula, conforme as especificações deste documento, ou não apresentar o TCC, conforme o prazo estipulado neste documento.
IV - por expiração do período máximo de integralização do curso;
V - por falta de documentação comprobatória ou descumprimento de outros itens do termo de matrícula condicional, estabelecidos em edital de ingresso;
VI - por transgressão disciplinar grave ou infrações reincidentes aos dispositivos desse documento e do código de ética do aluno;
VII - por falecimento do aluno;
VIII - por transferência externa para outra instituição de ensino;
IX - reprovação por infrequência por três vezes em um mesmo componente curricular.
X - por matrícula simultânea em outro curso superior na rede pública, conforme Lei 12.089/09.
§ 1º Compete à Coordenadoria de Curso ou Área em parceria com a Coordenadoria Pedagógica, acompanhar a frequência e informar à Direção-Geral do câmpus as matrículas que devem ser canceladas.
§ 2º O cancelamento da matrícula será realizado por meio de portaria expedida e divulgada pela Direção-Geral do campus e encaminhada ao Registro Acadêmico para efetivação do processo no sistema acadêmico.
Art. 154. O cancelamento por transgressão disciplinar será avaliado e deliberado por uma comissão composta por Direção ou Chefia de Ensino, Coordenadoria de Curso e Coordenadoria Pedagógica.
Art. 155. No curso de graduação, o aluno que não concluir o curso em até o dobro do período de integralização previsto no PPC, incluindo o estágio obrigatório, terá sua matrícula cancelada, por expiração do prazo máximo de integralização


OBSERVAÇÃO:

  • O cancelamento de matricula poderá ser previsto também no edital de ingresso. Verificar no link Portal de Ingresso


PROCEDIMENTO:

  • Para solicitar o cancelamento de matrícula, o/a aluno/a deverá dar entrada no processo na secretaria do Departamento de Ensino, através do Sistema Integrado de Gerenciamento Administrativo SIGA (de acesso restrito aos servidores do IFSC).
  • O/a aluno/a deve apresentar o comprovante de estar quites com a biblioteca.
  • Não há nenhum formulário para este processo, ele é feito direto no sistema SIGA;


Antes de cancelar sua matrícula no curso, converse com o coordenador, talvez haja uma outra opção para você.


Reingresso após Cancelamento de Matrícula

  • Após ter matrícula cancelada no curso de Química-Licenciatura do câmpus São José, o/a cidadão/ã poderá solicitar reingresso no curso.
  • Para solicitar o reingresso, o/a cidadão/ã deverá entrar com processo de reingresso na secretaria de ensino do Câmpus São José. Observar as condições de reingresso colocadas pelo RDP-IFSC.
  • Em caso de dúvida envie email para a coordenação do curso (licenciatura.sje@ifsc.edu.br).

Reingresso pelo Regulamento Didático-Pedagógico do IFSC:

Art. 57. O aluno com matrícula cancelada poderá requerer reingresso para o período letivo seguinte à Coordenadoria de Curso, dentro do prazo estabelecido no calendário acadêmico.
§ 1º O reingresso não se aplica a cancelamento por transgressão disciplinar e por matrícula condicional, e ao cancelamento que ocorrer no primeiro período letivo.
§ 2º O deferimento do reingresso está condicionado à existência de vaga e à adaptação curricular necessária, quando for o caso.


Solicitação de Quebra de Pré-Requisito

  • Para solicitar a quebra de pré=requisito o/a aluno/a deverá:
  • Enviar email para a coordenação de curso (licenciatura.sje@ifsc.edu.br), descrevendo qual componente curricular deseja cursar e qual pré-requisito deseja que seja quebrado, bem como a justificativa para a quebra de pré-requisito. O email deve conter as seguintes informações:
Para: licenciatura.sje@ifsc.edu.br
Assunto: Quebra de pré-requisito


Aluno(a): ____________________________________________________________________________
Matrícula: _______________________________________________________   

Solicito a quebra de pré-requisito do componente curricular ___________________________________, para poder cursar o componente curricular ____________________________. (apresentar a justificativa)

  • A solicitação será apreciada pelo Colegiado do Curso.
  • Após análise, o processo será DEFERIDO ou INDEFERIDO.
  • O aluno será comunicado por email sobre o resultado do seu pedido.