Operações com PDF em linha de comando no Linux (comprimir, juntar, dentre outros)

De MediaWiki do Campus São José
Revisão de 07h21min de 26 de janeiro de 2018 por Rmartins (discussão | contribs) (Criou página com '==Juntar PDF== Pode-se utilizar o comando pdfunite para juntar um ou mais pdf's em um único arquivo: pdfunite file1.pdf file2.pdf file3.pdf output-file.pdf No exemplo acima ...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar

Juntar PDF

Pode-se utilizar o comando pdfunite para juntar um ou mais pdf's em um único arquivo:

pdfunite file1.pdf file2.pdf file3.pdf output-file.pdf


No exemplo acima os arquivos file1, file2 e file3 foram colocados dentro do arquivo output-file.pdf. Também é possível utilizar caracteres coringa para adicionar uma quantidade muito grande de arquivos em um único pdf, no exemplo abaixo coloquei todos os arquivo em uma subpasta chamada pdf:

pdfunite pdf/* output-file.pdf


Comprimindo PDF

Utiliza-se o comando gs (ghostscript) para reduzir o tamanho total do pdf:

gs -sDEVICE=pdfwrite -dCompatibilityLevel=1.4 -dPDFSETTINGS=/screen -dNOPAUSE -dQUIET -dBATCH -dColorImageResolution=150 -sOutputFile=PDF-compressed.pdf original-pdf.pdf

onde: -dPDFSETTINGS=/screen menor qualidade, tamanho menor. -dPDFSETTINGS=/ebook para qualidade melhor, mas tamanho do pdf aumenta significantemente. -dPDFSETTINGS=/prepress saída similar a opção "Prepress Optimized" do Acrobat Distiller. -dPDFSETTINGS=/printer seleciona saída similar a configuração "Print Optimized" do Acrobat Distiller. -dPDFSETTINGS=/default seleciona saída destinada a ser útil em uma ampla variedade de usos, possivelmente à custa de um arquivo de saída maior.

-dColorImageResolution=150 compressão padrão, semelhante a que é gerada pelo site smallpdf. -dColorImageResolution=100 maior redução da qualidade e do tamanho do pdf. -dColorImageResolution=50 ATENÇÃO redução muito grande na qualidade, deve-se verificar todas as páginas pois algumas pode se tornar ilegível em compensação o tamanho do arquivo diminui muito (NOTA: cheguei a reduzir um arquivo de 80 Mb para 11 Mb).