Mudanças entre as edições de "Oficina de Aplicativos"

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar
 
Linha 1: Linha 1:
Bem vindo a oficina de criação de aplicativos para Android, aqui será disponibilizado o material didático utilizado para ensinar como fazer seus próprios '''aplicativos''' e '''jogos'''. Essa pagina ira contar com oficinas, tutoriais e dicas de como melhorar seus projetos e se sair melhor nas oficinas.
+
Bem vindo a oficina de criação de aplicativos para Android, aqui será disponibilizado o material didático utilizado para ensinar como fazer seus próprios '''aplicativos''' e '''jogos'''. Essa página irá contar com oficinas, tutoriais e dicas para melhorar seus projetos.
Vale ressaltar que pelo fato de o projeto estar acontecendo e as oficinas sendo lançadas aos poucos, essa pagina pode e irá sofrer constantes alterações e desde já esperamos que isso não cause nem uma inconveniência aos leitores.
+
Vale ressaltar que o projeto encontra-se em andamento e as oficinas serãolançadas aos poucos. Desta forma, esta página poderá e irá sofrer constantes alterações. Desde já esperamos que isso não cause nem uma inconveniência aos leitores.
  
 
==Tutoriais para começar==
 
==Tutoriais para começar==

Edição atual tal como às 16h27min de 22 de setembro de 2014

Bem vindo a oficina de criação de aplicativos para Android, aqui será disponibilizado o material didático utilizado para ensinar como fazer seus próprios aplicativos e jogos. Essa página irá contar com oficinas, tutoriais e dicas para melhorar seus projetos. Vale ressaltar que o projeto encontra-se em andamento e as oficinas serãolançadas aos poucos. Desta forma, esta página poderá e irá sofrer constantes alterações. Desde já esperamos que isso não cause nem uma inconveniência aos leitores.

Tutoriais para começar

Criando aplicativos com o AppInventor - Nesse texto você vai encontrar explicações que vão te ajudar a entender sobre a plataforma que vamos utilizar como um todo e também ira ajudar a se localizar melhor durante todas as oficinas.
Criando uma máquina virtual com Android - Esse é o texto onde você vai aprender a criar uma maquina virtual com o sistema apropriado para nossa oficina. Vale ressaltar que esse tutorial é feito para ser executado em qualquer Ambiente de trabalho, bastando seguir apenas as indicações do texto.

Oficinas

Primeira oficina - Essa primeira oficina serve como uma pequena introdução a criação de aplicações, ela servira mais para ver como os alunos se saem na primeira vez que utilizam o AppInventor.

Segunda oficina - Essa oficina tem os mesmos moldes da segunda, porem possui um roteiro mais extenso e possibilita também uma edição maior no desing, é recomendado deixar os alunos livres para editar o design como preferir pois assim a criatividade de todos deve fluir melhor.

Terceira oficina - Essa oficina serve mais para mostrar aos alunos que através do AppInventor é possível acessar as funções do aparelho em si, dando a eles um grande leque de possibilidades na hora da criação.

Quarta oficina - Essa oficina é a mais complexa até agora e deve ser a mais difícil de ser executada, a principio parece um simples jogo da memoria, mas com a quantidade de de laços de repetição e variáveis utilizadas, deve ser executada com calma para que os alunos tenham total compreensão de todo o projeto.

Dicas Interessantes

Como mudar o ícone de um aplicativo do AppInventor - Esse é um tutorial em vídeo bem simples que ensina a mudar o ícone do aplicativo que você criou no AppInventor, ajudando você a personalizar ainda mais suas criações.