Oficina 2 de App Inventor - Arduino

De MediaWiki do Campus São José
Revisão de 21h21min de 13 de maio de 2015 por Casagrande (discussão | contribs) (Criou página com '== Comunicação entre o APP e os controladores== ===Comunicação entre o APP e o servidor de Automação === ====Variáveis Envolvidas==== As variáveis criadas no código u...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar
A versão imprimível não é mais suportada e pode ter erros de renderização. Atualize os favoritos do seu navegador e use a função de impressão padrão do navegador.

Comunicação entre o APP e os controladores

Comunicação entre o APP e o servidor de Automação

Variáveis Envolvidas

As variáveis criadas no código usadas para a extração dos campos da mensagem do APP e manipulação pelos diferentes subsistemas são as seguintes:

get_char - Usada para guardar o primeiro byte recebido na porta bluetooth, ou seja, o caractere de início de mensagem.

disp_xbee - Define o módulo XBee de destino;

APP_command - Define o tipo de comando;

pin_num - Define a porta do microcontrolador;

pin_value - Define o valor da porta.


No início do programa são definidos os tipos de mensagem, e o endereço dos módulos XBee que fazem parte do sistema.

Em seguida é definida a comunicação com os módulos bluetooth e XBee a uma velocidade de 9600bps.

O programa verifica a chegada de mensagens enviadas pelo Aplicativo nas portas onde o módulo bluetooth está conectado, colocando qualquer byte recebido na variável get_char.

Se o caractere recebido na variável get_char for diferente do caractere definido como início de mensagem, o programa retorna e inicia nova leitura na porta bluetooth.

Se esse caractere for igual ao caractere de início de mensagem, é iniciada a recepção dos próximos bytes, os bytes são recebidos campo por campo e colocados nas suas respectivas variáveis.

Se o tipo de mensagem não for válida, não executa nenhuma ação, retornando ao início no final do código.

Se o tipo de mensagem for válida verifica o endereço do módulo XBee de destino, cujo valor foi recebido e guardado na variável disp_xbee. Com o auxílio da biblioteca xbee, é montado uma mensagem padrão Zigbee repassando os dados alocados nas variáveis para os campos do payload.Após a montagem a mensagem é enviada para o Controlador de Eletroeletrônicos.

Após enviada a mensagem para o Controlador, o programa verifica o retorno do Controlador indicando o recebimento da mensagem e execução do comando. Essa mensagem de retorno pode conter valores que devem ser mostrados ao usuário. O programa então extrai o dado do pacote Zigbee, monta e envia um novo pacote de resposta no padrão exigido pelo APP.

Comunicação entre o servidor de automação e os controladores

Variáveis Envolvidas