O uso de inteligência artificial para análise de tendência de consumo de recursos computacionais para IFSC-SJ

De MediaWiki do Campus São José
Revisão de 20h57min de 17 de setembro de 2021 por Moecke (discussão | contribs)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa
O uso de inteligência artificial para análise de tendência de consumo de recursos computacionais para IFSC-SJ
Jeneffer Farias Bora Ribeiro1;
Éderson Torresini2;
Cleber Jorge do Amaral3;
Trabalho realizado como parte das atividades da disciplina TCC29009;
1Estudante do Curso de Engenharia de Telecomunicações do Campus São José do IFSC
2Professor do Departamento de Telecomunicações do Campus São José do IFSC
3Professor do Departamento de Telecomunicações do Campus São José do IFSC
Resumo
Os Data Centers, nos últimos anos, tem passado por grandes mudanças no que tange agilidade, escalabilidade e eficiência nos serviços providos.
Há uma tendência de que os serviços prestados pelas equipes de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) passem a ser providos através de Cloud Computing.
Dessa forma, as demandas das TICs deixam de ser atendidas através da entrega de um produto para o usuário e passem a ser entregues como serviços. Esses serviços podem ser entregues nos modelos Paas (Platform as a Service), Saas (Software as a Service) e Iaas (Infrastructure as a Service) e ser implementados através do uso de contêineres e máquinas virtuais.
Contudo, prover esses serviços através do uso de virtualização plena e contêineres acarreta em uma maior complexidade no que se diz respeito ao monitoramento dos recursos computacionais. É necessário que haja uma forma de validar, em termos de eficiência, essas mudanças nas estruturas de serviços prestados pela CTIC (Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação) do campus .
Tendo em vista estes fatores, esse trabalho se propõe a entregar uma ferramenta que, através do uso de redes neurais, fará uma análise de logs dos serviços em nuvem fornecidos pelo campus São José. O objetivo desta ferramenta será entregar a CTIC as métricas de consumo de recurso computacional. Além disso, a ferramenta também visa, através dos dados levantados, propiciar a equipe da CTIC trabalhar alinhada aos objetivos políticas e práticas de TI (Tecnologia da Informação) vigentes no Instituto Federal de Santa Catarina.


Palavras-chave
Nuvem privada. Contêineres. Cloud Computing.
Arquivos do TCC
Postar aqui os arquivos do Resumo Expandido, Projeto de TCC e versão final do TCC. Troque o nome do arquivo pdf usando como sufixo o seu nome completo.