Mudanças entre as edições de "O USO DE MEMES NA QUÍMICA: UMA FERRAMENTA PARA O ENGAJAR E ESTIMULAR A APRENDIZAGEM DOS JOVENS"

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar
(Criou página com ''''Autor:''' <br />'''Resumo:''' O artigo defende a utilização de uma atividade cotidiana para o ensino de Química, trazendo ferramentas tecnológicas como apoio didá...')
 
 
(Uma revisão intermediária pelo mesmo usuário não está sendo mostrada)
Linha 1: Linha 1:
 
'''Autor:'''
 
'''Autor:'''
  
 +
Pedro Leonardo Ribeiro
  
<br  />'''Resumo:'''
+
'''Resumo:'''
  
 +
O que são memes e por que são engraçados? Por que são tão populares entre os adolescentes/jovens? Seria possível que os estudantes tenham interesse em vê-los na escola? Qual a profundidade dos memes no contexto educativo? Por que não estão sendo muito utilizados frequentemente no ensino? Será que é possível utilizá-los no ensino de química? Com estas perguntas, começamos este trabalho com o objetivo de compreender como e se os memes podem ser utilizados como uma ferramenta educativa para o ensino de química. Para isso, buscamos apresentar o contexto da dificuldade do aprendizado de química por estudantes do ensino médio e expondo os motivadores principais deles,  trazendo o uso do humor como um mecanismo de motivação eficaz, e apresentando a origem dos memes, sua estrutura e de que forma eles podem ser utilizados como um artifício que traz o contexto social dos estudantes para dentro da sala de aula. Como metodologia para atingir esses objetivos, realizamos um estudo de caso, pois investigamos o caso de uma turma específica e sua relação com o uso de memes na educação. Como instrumento de coleta de dados, optamos pela aplicação de um questionário para analisar o que os estudantes pensam sobre o uso de humor e memes em sala de aula. Os dados obtidos evidenciaram que há interesse dos estudantes sobre a implementação destas ferramentas no seu contexto educacional.
  
O artigo defende a utilização de uma atividade cotidiana para o ensino de Química, trazendo ferramentas tecnológicas como apoio didático. Para tal foi trazida uma experiência de inclusão e estreitamento na relação aluno professor por meio de uma palestra interativa, que contou com a utilização de QR Code, formulários Google e uma didática direcionada a área técnica de tratamento de efluentes. Nestas condições mostrar a efetividade e desenvolvimento no processo de ensino-aprendizagem trazendo o aluno para a vida real com o que foi previamente mostrado em sala.<br  />'''Palavra Chave:'''<br  />Ensino de Química, Estação de Tratamento de Efluente, Seminário interativo.<br  />'''Texto completo:'''<br  />[https://wiki.sj.ifsc.edu.br/images/e/ef/TCC_II_.pdf ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE EFLUENTES: UMA PROPOSTA PARA A CONTEXTUALIZAÇÃO DA QUÍMICA NO DIA A DIA]
+
'''Palavra Chave:'''
 +
Humor, Memes, Ferramentas de ensino, Ensino de química.
 +
 
 +
 
 +
'''Texto completo:'''
 +
[https://wiki.sj.ifsc.edu.br/images/8/8c/Pedro_Leonardo_Ribeiro_-_TCC_%281%29_compressed.pdf O USO DE MEMES NA QUÍMICA: UMA FERRAMENTA PARA O ENGAJAR E ESTIMULAR A APRENDIZAGEM DOS JOVENS]

Edição atual tal como às 17h58min de 9 de março de 2023

Autor:

Pedro Leonardo Ribeiro

Resumo:

O que são memes e por que são engraçados? Por que são tão populares entre os adolescentes/jovens? Seria possível que os estudantes tenham interesse em vê-los na escola? Qual a profundidade dos memes no contexto educativo? Por que não estão sendo muito utilizados frequentemente no ensino? Será que é possível utilizá-los no ensino de química? Com estas perguntas, começamos este trabalho com o objetivo de compreender como e se os memes podem ser utilizados como uma ferramenta educativa para o ensino de química. Para isso, buscamos apresentar o contexto da dificuldade do aprendizado de química por estudantes do ensino médio e expondo os motivadores principais deles, trazendo o uso do humor como um mecanismo de motivação eficaz, e apresentando a origem dos memes, sua estrutura e de que forma eles podem ser utilizados como um artifício que traz o contexto social dos estudantes para dentro da sala de aula. Como metodologia para atingir esses objetivos, realizamos um estudo de caso, pois investigamos o caso de uma turma específica e sua relação com o uso de memes na educação. Como instrumento de coleta de dados, optamos pela aplicação de um questionário para analisar o que os estudantes pensam sobre o uso de humor e memes em sala de aula. Os dados obtidos evidenciaram que há interesse dos estudantes sobre a implementação destas ferramentas no seu contexto educacional.

Palavra Chave: Humor, Memes, Ferramentas de ensino, Ensino de química.


Texto completo: O USO DE MEMES NA QUÍMICA: UMA FERRAMENTA PARA O ENGAJAR E ESTIMULAR A APRENDIZAGEM DOS JOVENS