O ENADE

De MediaWiki do Campus São José
Revisão de 17h34min de 10 de outubro de 2019 por 191.36.10.56 (discussão) (Criou página com '*[http://portal.inep.gov.br/enade Portal do ENADE] =O que é o ENADE= Segundo a Lei 10.861 de 14 de abril de 2004, art. 5º, § 1º: <blockquote style="background: #CEF2CE; ...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar


O que é o ENADE

Segundo a Lei 10.861 de 14 de abril de 2004, art. 5º, § 1º:

O Exame Nacional de Desempenho dos/as Estudantes – Enade é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação do país e tem como objetivo aferir o desempenho dos/as estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação, suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e suas competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento

Quem deve fazer o ENADE

Conforme estabelecido na Lei do SINAES e ratificado na Portaria nº 40/2007 (em sua atual redação), o Enade faz avaliações trienais das seguintes áreas e eixos tecnológicos:

Ano I: áreas da Saúde, Ciências Agrárias e afins; eixos de Ambiente e Saúde, Produção Alimentícia, Recursos Naturais, Militar e Segurança;
Ano II: áreas de Ciências Exatas, Licenciaturas e afins; eixos de Controle e Processos Industriais, Informação e Comunicação, Infraestrutura e Produção Industrial.
Ano III: áreas de ciências sociais aplicadas, ciências humanas e afins; eixos de Gestão e Negócios, Apoio Escolar, Hospitalidade e Lazer, Produção Cultural e Design.

FONTE: http://download.inep.gov.br/educacao_superior/enade/manuais/estudante/manual_do_estudante_2015_07_2015.pdf


Os/as alunos/as inscritos/as em anos anteriores podem consultar sua regularidade em Consulta ao ENADE


O Diploma e o ENADE

O ENADE deve constar no diploma do graduado, conforme colocado pela PORTARIA NORMATIVA Nº 40, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2007

Art. 33-G O ENADE é componente curricular obrigatório dos cursos superiores, devendo constar do histórico escolar de todo/a estudante a participação ou dispensa da prova, nos termos desta Portaria Normativa.
§ 1º O/a estudante que tenha participado do ENADE terá registrada no histórico escolar a data de realização da prova.
§ 2º O/a estudante cujo ingresso ou conclusão no curso não coincidir com os anos de aplicação do ENADE respectivo, observado o calendário referido no art. 33-E terá no histórico escolar a menção, "estudante dispensado de realização do ENADE, em razão do calendário trienal".
§ 3º O/a estudante cujo curso não participe do ENADE, em virtude da ausência de Diretrizes Curriculares Nacionais ou motivo análogo, terá no histórico escolar a menção "estudante dispensado de realização do ENADE, em razão da natureza do curso".
§ 4º O/a estudante que não tenha participado do ENADE por motivos de saúde, mobilidade acadêmica ou outros impedimentos relevantes de caráter pessoal, devida e formalmente justificados perante a instituição, terá no histórico escolar a menção "estudante dispensado de realização do ENADE, por razão de ordem pessoal".
§ 5º O/a estudante que não tiver sido inscrito no ENADE por ato de responsabilidade da instituição terá inscrito no histórico escolar a menção "estudante não participante do ENADE, por ato da instituição de ensino."
§ 6º A situação do estudante em relação ao ENADE constará do histórico escolar ou atestado específico, a ser fornecido pela instituição na oportunidade da conclusão do curso, de transferência ou quando solicitado.
§ 7º A ausência de informação sobre o ENADE no histórico escolar ou a indicação incorreta de dispensa caracteriza irregularidade da instituição, passível de supervisão, observado o disposto no art. 33-H.
§ 8º A soma dos estudantes concluintes dispensados de realização do ENADE nas situações referidas nos §§ 4º e 5º deverá ser informada anualmente ao INEP e caso ultrapasse a proporção de 2% (dois por cento) dos concluintes habilitados por curso, ou o número de 10 (dez) alunos, caracterizará irregularidade, de responsabilidade da instituição.

FONTE:http://meclegis.mec.gov.br/documento/view/id/17


Manuais do ENADE

Todo ano está saindo um novo manual do estudante para o estudante que fará o ENADE. Consulte a página de manuais do ENADE para o ano em questão.


Provas Anteriores

Química-Licenciatura 2017

Prova de 2017 Gabarito 2017 Padrão de Resposta 2017


Química-Licenciatura 2014

Prova de 2014 Gabarito 2014 Padrão de Resposta 2014


Química 2011

Prova de 2011 Gabarito 2011


Química 2008

Prova de 2008 Gabarito 2008 Padrão de Resposta 2008


Química 2005

Prova de 2005 Gabarito 2005 Padrão de Resposta 2005