Nuvem Computacional para a Área de Telecomunicações

De MediaWiki do Campus São José
Revisão de 12h08min de 24 de junho de 2017 por Moecke (discussão | contribs)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar

Resumo

Este projeto tem como objetivo criar um sistema computacional em nuvem para disponibilizar softwares licenciados e também gratuitos para atender as demandas de sala de aula e trabalhos extra-classe dos alunos dos cursos técnicos e de graduação da área de telecomunicações. Além de implantar os serviços, o projeto visa facilitar o gerenciamento, configuração e manutenção da nuvem computacional, realizando a análise de desempenho e uso do sistema visando aumentar a disponibilidade do sistema.

Objetivos

Neste projeto de pesquisa a implantação de um serviço de nuvem computacional no qual os alunos e professores terão suas contas criadas e disponibilizadas para acesso remoto a um equipamento com alta capacidade de processamento e memória, para a utilização dos principais softwares utilizados nas disciplinas. Além da criação da estrutura computacional em nuvem o projeto tem como objetivo documentar todos os processos realizadas, realizar estudos de desempenho do sistema, avaliara a segurança, registrar e relatar o uso do sistema pelos usuários.

Público-Alvo

O público alvo desse projeto são os professores e alunos dos cursos de Engenharia de Telecomunicações do Campus São José. A nuvem pode também atender individualmente alunos de outros cursos do IFSC que solicitem o acesso ao serviço.

Participantes

A coordenação do projeto está a cargo de:

  • Prof. Marcos Moecke, professor do curso de Engenharia de Telecomunicações do IFSC.

Para a execução do projeto contaremos também com a colaboração do:

  • Prof. Ederson Torresini, professor do curso de Engenharia de Telecomunicações do IFSC.

O aluno bolsista é:

Prazo de execução

O projeto iniciou em 01 de fevereiro de 2017 e foi desenvolvido com trabalho voluntário do aluno e dos professores envolvidos durante 4 meses (até de maio de 2017). A partir de junho de 2017 até dezembro de 2017 o projeto foi aprovado na Chamada Interna 04/2017 - Programa de Apoio a Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campus São José, e o aluno passou a condição de bolsista.

Links do projeto

Execução do projeto

O acompanhamento do projeto está sendo feito na página privativa do projeto, na qual apenas as pessoas autorizadas tem acesso.