Notícias sobre a Engenharia de Telecomunicações do IFSC

De MediaWiki do Campus São José
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa

Elaboração da proposta do curso

  • Início do Grupo de Trabalho Engenharia - 14 de outubro de 2009

Portaria nº 915 - Nomeia servidores que compoem o Grupo de Trabalho Engenharia, cujo objetivo é elaborar uma proposta de diretrizes para cursos de engenharia, definindo os princípios, os fundamentos, as condições e os procedimentos da formação de engenheiros, em conformidade com a legislação nacional e com as finalidades do Instituto Federal, para aplicação na organização, no desenvolvimento e na avaliação dos projetos pedagógicos dos cursos de Graduação em Engenharia do IFSC. Essas diretrizes comporão o Projeto Pedagógico Institucional e servirão de base para a definição do marco regulatório para a oferta de cursos de engenharia no IF-SC.

Portaria Nr 45 CSJ/IFSC - Designa os servidores que compõe a Comissão de Estudo do Curso de Engenharia do Campus de São José, com a finalidade de encaminhar o processo de construção de uma proposta de currículo para a oferta do Curso de Engenharia no Campus São José, inicialmente com oferta na área de Telecomunicações.

Entre as diretrizes enviadas para apreciação no Cepe estão a criação de um núcleo comum a todas as engenharias durante os dois primeiros anos de curso e a necessidade de discussão envolvendo todos os campi quando houver uma nova proposta de criação de curso de engenharia. “Essa medida, por exemplo, procura evitar que cursos com o mesmo nome tenham matrizes curriculares muito diferentes”, aponta o coordenador do GT. Até o momento, dois campi do IF-SC oficializaram seus interesses em implantar cursos superiores de engenharia. O Campus Chapecó apresentou proposta para o curso de Engenharia de Automação e Controle e o Campus São José pretende oferecer o curso de Engenharia de Telecomunicações, ambos em iniciando em 2011. As diretrizes, após aprovadas, serão incluídas no Projeto Pedagógico Institucional (PPI) do IF-SC, que está em construção e disponível na intranet.

  • Discussão sobre os "Princípios Norteadores para as Engenharias nos Institutos Federais" - Prof. José André Angotti (CED-UFSC)- 18 de março de 2010.

Telecomunicações - O Campus São José, em parceria com a Câmara de Tecnologia da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) e com apoio da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate) e da incubadora Celta, promoveu um workshop na quinta-feira, 10 de junho para auxiliar na definição da linha de formação do curso de Engenharia de Telecomunicações em projeto no Instituto Federal de Santa Catarina. O evento ocorreu no auditório da Fiesc.

Instituto Federal de Santa Catarina e ACATE promovem workshop com foco em engenharia

DELIBERAÇÃO CEPE/IFSC No 044, DE 06 DE OUTUBRO DE 2010 - Estabelece Diretrizes para os Cursos de Engenharia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina.

  • Reconhecimento do CST em Sistemas de Telecomunicações - Visita MEC/INEP - 3 e 4 de março de 2011
  • Seminário interno sobre Currículo da Engenharia de Telecomunicações - 23 de março de 2011

O curso superior de tecnologia em Sistemas de Telecomunicações do Campus São José recebeu nota máxima (5) na avaliação do curso pelo Ministério da Educação (MEC). Os avaliadores do MEC destacaram, entre outros pontos, o conteúdo curricular, as instalações, as condições de trabalho oferecidas aos professores, o desenvolvimento de pesquisa e inovação tecnológica e o intercâmbio de alunos para outros países.

  • I Semana de Telecomunicações do IF-SC - Apresentação do projeto da Engenharia de Telecomunicações - 22 de junho de 2011

Aprovação da proposta nos orgãos colegiados do IF_SC

  • Aprovação do PPC e PIDC da Engenharia de Telecomunicações no Colegiado Acadêmico do Campus São José - 11 de julho de 2011.
  • Aprovação do PPC e PIDC da Engenharia de Telecomunicações no Colegiado de Ensino Pesquisa e Extensão do IFSC - 16 de agosto de 2011.
  • Aprovação da Engenharia de Telecomunicações no Conselho Superior do IFSC.
RESOLUÇÃO Nº 42/2011/CS- 15 de setembro de 2011.

Divulgação do curso no IF_SC

  • Início da Divulgação do Curso de Engenharia de Telecomunicações.
    • Divulgação das vagas para o semestre 2012-1 da Engenharia de Telecomunicações.
Edital de Ingresso de 2012-1 - 27 de setembro de 2011.
  • Total de Vagas - 32 vagas.
  • Reserva para negros das Ações Afirmativas de Acesso - 2 vagas (VESTIBULAR 2012-1);
  • Reserva para oriundos de escola pública das Ações Afirmativas de Acesso - 11 vagas (VESTIBULAR 2012-1);
  • Reserva para a ampla concorrência - 9 vagas (VESTIBULAR 2012-1);
  • Vagas destinadas aos candidatos que participarem do ENEM 2011 e que optarem pelo processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada -SiSU, do Ministério da Educação - 10 vagas (ENEM 2011).

Divulgação Externa do curso

Engenharia: Forma de Ingresso e Relação Candidato/Vaga


Curso de Engenharia de Telecomunicações