NEAX

De MediaWiki do Campus São José
Revisão de 19h08min de 16 de setembro de 2006 por Farley (discussão | contribs)
Ir para navegação Ir para pesquisar

O sistema NEAX de comutação digital possui grande flexibilidade de configuração, alta qualidade e confiabilidade no tratamento das informações. Além de variada quantidade de serviços, o equipamento incorpora as tecnologias de ATM, SDH, Online Transaction Processing, Fault Tolerant Hardware e outras opções inovadoras, constituindo-se em uma central de grande capacidade e habilitada para suportar serviços multimídia.

NEAX (Nippon Electronic Automatic Exchange)

=== Descrição das Facilidades=== (Charlene)

O sistema de comutação NEAX 61BR/Σ atende a diversos tipos de aplicação, incluindo-se Central Local(LS), Central Trânsito (TS), Central Internacional (INTS), Central de Comutação de Serviço Móvel (MSC).

O diagrama a seguir apresenta diferentes aplicações do sistema NEAX em uma rede de telecomunicações:

Aplicações NEAX.JPG

Serviços Oferecidos

O sistema de comutação NEAX 61BR/Σ oferece interface com equipamentos de assinante e com centrais distantes, e oferece serviços de comutação de circuitos para os assinantes. Os tipos de interface existentes no sistema de comutação NEAX são:

  • Interface com equipamentos de assinante

Linhas analógicas de assinantes

Linhas digitais de assinantes

  • Interface de rede (para sistemas de comutação)

Linhas digitais de acesso primário (2 Mbps)

Juntores analógicos

Linhas com Transmissão SDH (156 Mbps)

VoIP (Voz sobre IP) Serviço Gateway


Diagrama do Sistema NEAX

===Arquitetura do Sistema=== (Farleir)

O hardware do sistema de comutação NEAX 61BR/Σ é composto de quatro tipos de subsistemas:

• Subsistema de Aplicação

• Subsistema de Comutação

• Subsistema Processador

• Subsistema de Operação e Manutenção

Visão Geral do Sistema

Diagrama em Blocos da Central NEAX

O Subsistema de Aplicação é composto de um grupo de equipamentos que liga o equipamento do assinante e de transmissão com o sistema de comutação NEAX 61BR/Σ através de diferentes tipos de linhas e circuitos. O Subsistema de Aplicação é composto de Módulos de Linha (LM), que contém linhas analógicas e digitais de assinantes, Módulos de Juntores Analógicos (TM), que contém juntores analógicos e Módulos de Interface de Transmissão Digital (DTIM), que contém os juntores digitais a 2 Mbps e as linhas digitais provenientes dos TMs e Módulo de Interface de Transmissão Óptica (OTIMs), que contém as Linhas Ópticas (8 Mbps). O Módulo de Tratamento de Sinalização (SHM), que processa os Níveis 1 e 2 do Sistema de Sinalização por Canal Comum, e os juntores de serviço - acomodados no DTIM - que geram e recebem vários tons e sinais usados no Sistema de Sinalização por Canal Associado também fazem parte deste subsistema.

A interface KHW é uma interface serial padrão usada na transmissão e recepção de sinais multiplexados de voz entre os Subsistemas de Aplicação e Comutação e de sinais de controle que vão do Subsistema Processador para o Subsistema de Aplicação. Através da Interface KHW, os volumes de sinal de voz e informações de controle podem ser transmitidas sem nenhum erro. Uma vez que a Interface KHW é padronizada, equipamento pode ser adicionado para o Subsistema de Aplicação sem nenhum erro.

O Subsistema de Comutação é uma Rede de Comutação por Divisão de Tempo (TDNW), de configuração T-S-T, com dois seletores de comutação temporal (T) e um seletor de comutação espacial (S). A TDNW tem uma configuração não-bloqueável cruzada que usa duas memórias intermediárias para os seletores de comutação temporal. Os controles de comutação da TDNW são realizados pelos Processadores de Chamadas (CLP), via HUB.

Recursos do Sistema

A central digital NEAX 61BR/Σ oferece os seguintes recursos:

• Uso de highways padronizadas para interconexão com equipamento, e transmissão em alta velocidade para comunicação inter processadores, entre processadores e equipamentos de comunicação.

• Uso de interfaces padronizadas para interconexão de equipamentos e processadores.O tamanho e a capacidade do sistema pode ser expandido na medida das necessidades.

• Adoção de uma rede não bloqueável e comutador temporal com duas memórias intermediárias.O sistema de comutação NEAX 61BR/Σ faz comutações com garantia da TSSI (Time Slot Sequence Integrity). Portanto, o sistema é adequado não só para comutação de voz mas também para comutação de dados, que requer uma correta seqüência de transmissão dos blocos de dados.

• Adoção de processador RISC (Reduced Instruction Set Computer).

• Adoção de software de estrutura hierárquica baseada em UNIX. Permite a implementação rápida de novos aplicativos.

• Adoção tanto da interface GUI (Graphical User Interface) como da interface CUI (Character User Interface) para a Interface Homem Máquina (CHM). Permite a fácil operação e manutenção do sistema.

• Possui a interface para conectar o equipamento de Operação e Manutenção (O&M) no sistema de comutação com o equipamento O&M na Centro de Operação e Manutenção (OMC).

===Grupo de Linhas e Troncos=== (Jonh)


===Rede de Comutação=== (Jonh)


===Processadores=== (Charlene)


==Software Aplicativo== (Douglas)


==Estabelecimento de uma chamada== (Jonh)


Chamadas Intracentral

Linhas Analógicas

Chamada para terminação.JPG
Terminação de sinal de alrta.JPG
Atendimento para conversação.JPG

Exemplo de conexão de chamada com o uso do sistema de sinalização de linhas de assinantes.


Descrição dos Passos

(1) Ao retirar o telefone do gancho, o LC (Circuito de Linha) detecta o estado do telefone originador e envia o sinal SCN (Scan) para o LOC (Controlador Local).

(2) O LOC ao receber o sinal SCN, através da TDNW e do HUB, envia uma mensagem para CLP0 indicando que há chamada em originação.

(3) O CLP0 envia uma mensagem de envio de tom de discagem para o DTIC (Controlador de Interface de Juntor Digital) para que o SVT (Juntor de Serviço) envie o mesmo tom para o telefone do originador.

(4)Ao receber, via LC, o número do telefone (Scan) do assinante chamado, o LOC envia os dados do número para CLP0 e CLP1 (processador do assinante chamado) através da TDNW (Rede de Comutação Digital) e do HUB.

(5) O CLP envia a corrente de toque para o LOC do assinante chamado, para que o LC envie esse toque para o telefone do assinante chamado. Concomitantemente, o CLP0 envia para o DTIC (Controlador de Interface de Juntor Digital) uma mensagem de envio de tom de controle de chamda (RBT) para que o SVT envie o tom para o telefone do originador.

(6) O assinante chamado ao retirar o telefone do gancho, é percebido pelo LC do próprio assinante e envia o sinal SCN para o LOC.

(7) Ao receber o SCN, o LOC do assinante chamado, envia uma mensagem para o CLP1 e para o CLP0 través do TDNW e do HUB, indicando que oassinante chamado atendeu.

(8) O CLP1 envia para o LOC do assinante chamado uma mensagem de interrupção de envio de corrente de toque para que o LC pare de enviar este sinal ao telefone do assinante chamado. Enquanto isso, o CLP0 envia para o DTIC uma mensagem de (RBT) para que o SVT pare de enviar o tom para o telefone do originador.

(9) O CLP0 e o CLP1 controlam a TDNW via HUB para estabelecer a chamada entre o originador da chamada e o assinante chamado.

==Lista de Acrônimos== (Farleir)

CLP : Processador de Chamadas

CSP : Processador de Sinalização por Canal Comum

DAT : Fita de Áudio Digital

DK : Disco

DLTC: Controlador de Transmissão de Linha Digital

DTI : Interface de Juntor Digital

ELU : Unidade de Linha Estendida

KHW : K-Highway

LTE : Equipamento de Teste de Linhas

OMC : Centro de Operação e Manutenção

OMP : Processador de Operação e Manutenção

OTIM: Módulo de Interface de Transmissão Óptica

PHW : P-Highway

PMH : Tratador de Mensagem de Protocolo

RLU : Unidade de Linha Remota

RLUIM :Módulo de Interface da Unidade de Linha Remota

RMP : Processador de Gerenciamento de Recursos

SDH : Hierarquia Digital Síncrona

SHM : Módulo de Tratamento de Sinalização

SKHW: Super K-Highway

STIM: Módulo de Interface de Transmissão SDH

SVT : Juntor de Serviço

TDNW: Rede Digital

TMHW:Highway de Módulo de Juntor Analógico

TMI : Interface de Módulo de Juntor Analógico

Dúvidas????

  1. Quantos processadores existem em uma central NEAX?
  2. Existem centrais instaladas no Brasil?

Sim

Links Externos