Mudanças entre as edições de "Mulheres na Engenharia Oficina arduino"

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar
(Criou página com '== Descrição == Página referente à Oficina de Arduino: Mulheres na área Tencológica do projeto [http://wiki.sj.ifsc.edu.br/index.php/APROEX_%C2%AD_No_03/2014:_Mulhere...')
 
Linha 57: Linha 57:
 
Fotos:  
 
Fotos:  
  
Slides:  
+
Slides:
- Apresentação do Curso: https://prezi.com/yyifjmydq5k-/copy-of-untitled-prezi/
+
- Apresentação do Projeto: https://prezi.com/rojydsof3esn/copy-of-mulheres-na-engenharia/
+
-Apresentação do Curso: https://prezi.com/yyifjmydq5k-/copy-of-untitled-prezi
- Oficina Arduino(Conceitos):
+
 
 +
-Apresentação do Projeto: https://prezi.com/rojydsof3esn/copy-of-mulheres-na-engenharia/
 +
 
 +
-Oficina Arduino(Conceitos):

Edição das 11h05min de 31 de agosto de 2015

Descrição

Página referente à Oficina de Arduino: Mulheres na área Tencológica do projeto Mulheres na Engenharia, ministrada no dia 28/08 de agosto de 2015.

Organizadores da Atividade

Colaboradores

  • Katherine Ferting
  • Kristhine Ferting
  • Jessica Souza
  • Alline Domingos
  • Fernando Silva
  • Leticia Coelho
  • Jéssica Han
  • Helenluciany Cechinel

Coordenador do Projeto

Professor Participante

Horário da Atividade

  • Sexta-feira (28/08/2015) - 08h às 11:15h.

Objetivos da Atividade

O objetivo da atividade foi fazer com que o(a)s alunos(as) vislumbrem a área de Telecomunicações, em particular o curso de Engenharia. E incentivar as meninas para a carreira, além de desmitificar que a área da Computação e/ou Engenharia seja para homens. A atividade foi realizada no Laboratório Meios de Transmissão, e posteriormente nos laboratórios de Programação e Redes II, no Instituto Federal de Santa Catarina(IFSC)do campus São José, para os estudantes da escola parceira Juscelino Kubitschek.

Descrição da Atividade

Inicialmente foi feita uma breve apresentação do curso de Engenharia de Telecomunicações e das várias oportunidades que a instituição oferece, como projetos de pesquisa, extensão, e intercâmbio. Após a apresentação do projeto, as acadêmicas que fizeram intercâmbio, compartilharam suas experiências no exterior, e também falaram sobre as oportunidades internas do IFSC. Depois do Coffee Break, retomamos as atividades. Introduzindo conceitos de eletrônica básica e Arduino para os estudantes. Aproveitamos o espaço também para mostrar o projeto que o Acadêmico Fernando Silva havia desenvolvido.

Num segundo momento, dividimos e direcionamos cada aluno para a respectiva sala para participar da oficina. A divisão foi realizada entre meninas e meninos, pois analisamos e identificamos que as mulheres se sentem mais confortáveis para questionamentos, e aparentam estar mais motivadas para oficina. Os projetos efetuados foram 3: Acender e Piscar um LED, Semáforo de LED's e projeto com o Buzzer (Buzina).

Metodologia

Apresentamos o curso de Engenharia de Telecomunicações, o projeto de extensão "Mulheres na Engenharia",falando sobre o objetivo do mesmo e as atividades desenvolvidas pelos bolsistas. Depois contamos com a presença das acadêmicas do Curso de Engenharia de Telecomunicações para partilhar experiências no exterior de forma a mostrar as oportunidades no âmbito escolar. Posteriormente, introduzimos conceitos necessários para o desenvolvimento da oficina de Arduino, e dividimos a turma nos laboratório de Redes II e Programação realizando os projetos planejados.

Resultado

A turma conseguiu efetuar os projetos básicos de Arduino com sucesso, demonstrou grande interesse nas atividades, além das oportunidade oferecidas pela instituição. Questionaram a forma de ingresso e sobre a abertura de inscrições para o vestibular do IFSC. Algumas alunas demonstraram curiosidade sobre o porque as acadêmicas optaram pelo curso de Engenharia de Telecomunicações, e algumas comentaram terem afinidade com exatas e interesse no ingresso do curso.

Links da Atividade

Fotos:

Slides:

-Apresentação do Curso: https://prezi.com/yyifjmydq5k-/copy-of-untitled-prezi

-Apresentação do Projeto: https://prezi.com/rojydsof3esn/copy-of-mulheres-na-engenharia/

-Oficina Arduino(Conceitos):