Motor de Passo MIC29004-2014-2

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar

Descrição do projeto

Desenvolver um controlador para motor de passo usando o microcontrolador 8051. Os comandos de acionamento do motor de passo são gerados por através de um software instaldo em um computador conectado com o placa do microcontrolador 8051 via RS-232. Este último decodifica as mensagens e habilita as portas que controlam o motor de passo. As principais etapas são a codificação das mensagens de comando e implementação via hardware do projeto

Etapas

Especificação do projeto

Consiste a documentação postada em Wiki descrevendo as características, dispositivos utilizados, forma de implementação, descrição da implementação em hardware.

As mensagens entre PC<->Microcontrolador seguem o padrão UART, 9600 bps, fullduplex, sem paridade. A codificação para acionamento do motor segue a tabela abaixo:

Tabela de codificação do motor de passo
×CódigoMovimento3
1123
2246
3369
44812
551015


Previsão de conclusão: 24/11/2014

Pesquisa

Consiste avaliar obter as ferramentas de hardware necessário para desenvolvimento do projeto. Os principais recursos utilizados são: Proteus 8.1 (simulação), kit de desenvolvimento 8051, computador com interface RS232 e Linux, Aplicativos: Proteus, MCU8051, Gterm.

Previsão de conclusão: 01/12/2014

Implementação

Consiste na montagem do protótipo e avaliação do projeto com testes e relatório dos resultados.

Descrição dos dispositivos

Motor de Passo

Motores de passos são dispositivos mecânicos eletro-magnéticos que podem ser controlados digitalmente através de um hardware específico ou através de softwares. Esses motores são usados em aparelhos onde a precisão é um fator importante. Existem vários modelos de motores de passos disponíveis no mercado que podem ser utilizados para propósitos como impressoras, robôs, câmeras de vigilância, máquinas industriais, brinquedos. Como os demais motores, o movimento dos motores de passo é gerado pela interação entre imãs permanentes e eletroímãs. Tipicamente os eletroímãs estão fixos e os imãs permanentes estão na parte móvel do motor. O que diferencia o motor de passo é que o movimento é controlado por pulsos, ativando e desativando os eletroímãs em uma determinada ordem. Dependendo de quais eletroímãs estão ativos, os imãs permanentes serão atraídos, colocando o motor em uma determinada posição. A ordem e a velocidade dos pulsos determina o movimento do motor.



Motor de passo.jpg

MotorPasso2.jpg


As portas de I/O do microntrolador 8051 usam tecnologia CMOS e tensão até 5.5V e 60uA de corrente. Para controlar o motor de passo é necessário um arranjo tipo drive para fornecer maior corrente ao motor. O esquema abaixo demostra a conexão da saída do microntrolador a um transistor de Potência. A base do microcontrolador colocará o transistor de potência saturado fazendo o motor ser alimentado. Se A base do transistor de potência ser 0V o transistor entrará na região de corte e o motor será desligado. Se a base do transistor de potência ser 5V, o transistor entrará na região de saturação, permitindo que o motor seja alimentado.

Drive.jpg

http://multilogica-shop.com/

RS-232

Microcontrolador