Monitoramento de câmeras de video com cliente Android

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar
A versão imprimível não é mais suportada e pode ter erros de renderização. Atualize os favoritos do seu navegador e use a função de impressão padrão do navegador.

Resumo Estendido

Atualmente existe uma infinidade de serviços em cima da internet, como por exemplo o serviço de Voz sobre IP (VoIP), a IP TV, controle residencial remoto e também acesso a câmeras IP. E também nos últimos tempos houve um grande crescimento na parte de dispositivos moveis como smartphones (telefones inteligentes) e tablets. Todos eles com acesso a rede de dados de telefonia ou WiFi (Wireless Fidelity).

Antigamente os serviços oferecidos para esses dispositivos através da web eram todos HTML e totalmente limitados por conta da tecnologia. Tanto a tecnologia de rede, que dispunha de pouca banda, tanto o hardware, que era totalmente limitado.

Hoje com hardware melhores e com sistemas operacionais, para esses dispositivos moveis, com muito mais funções que os anteriores, já é real aplicações que fazem um melhor controle e podem fazer praticamente as mesmas coisas que se fariam em um computador pessoal, tendo apenas suas limitações de hardware. Com isso, os usuários munidos desse novo poder se tornam mais exigentes do que antigamente, onde tinha apenas as paginas HTML e agora precisam de aplicativos que tenham uma interface amigável e com as mais diversas funções para facilitar ainda mais o uso desses aplicativos.

Dentro deste cenário diversificado, nasceu o DroidLar. Um sistema para controle residencial que conta com servidores para controle residencial com uma interface de controle feita em Android, inicialmente pensado pelo professor Emerson Mello e desenvolvido no trabalho de conclusão de curso do aluno Michel Vinícius de Melo Euzébio, junto do mesmo, e continuado pelo aluno Gustavo Paulo Medeiros da Silva.

Também dentro deste cenário nasceu o DroidMinder, também pensado pelo professor Emerson Mello e desenvolvido em uma bolsa de extensão pelo aluno Michel Vinícius de Melo Euzébio. Esse é um sistema de controle de câmeras IP ligadas a um servidor ZoneMinder, também desenvolvido para o sistema operacional Android.

Tendo em mãos essas duas soluções, já concebidas e em funcionamento, será desenvolvido dentro do DroidLar um sistema de controle de câmeras de monitoramento para complementar o mesmo. Haverá uma melhora na parte de fluxo de vídeo, pois desde a época que o DroidMinder foi desenvolvido houve grande melhoria na SDK (Software Development Kit) do Android visando a melhoria desses problemas. Também será melhorada a interface do mesmo, para deixa-la mais amigável e trazer novas funções.

Cronograma

Etapas/Mes Dezembro/2012 Janeiro/2013 Fevereiro/2013 Março/2013
Pesquisa bibliográfica x x x
Elaboração do Documento x x x


Referências Bibliográficas

  • EUZÉBIO, Michel V. M. DroidLar - Automacao residencial através de um celular Android. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, São José, 2011.
  • EUZÉBIO, Michel V. M. DroidMinder – Monitoramento de câmeras de vigilância através de um telefone celular Android. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, São José, 2010.