Monitoramento de câmeras de video com cliente Android

De MediaWiki do Campus São José
Revisão de 23h09min de 4 de maio de 2012 por Renato.mr (discussão | contribs) (→‎Resumo)
Ir para navegação Ir para pesquisar

Resumo

Com o crescente aumento da distribuição de informação em cima da Internet, tudo esta tendendo a ter serviços em cima da mesma. Exemplos desses serviços são: telefonia sobre IP (VoIP), televisão sobre IP (VoIP), controle residencial remoto e até mesmo acesso a câmeras de segurança através da internet. Junto disto também há o crescente acesso a dispositivos móveis, como smarthphones (telefones inteligentes) e tablets. Todos esses dispositivos são providos de internet, ligados via rede WiFi (Wireless Fidelity) ou através da rede de telefonia 3G.

Antigamente os serviços oferecidos para esses dispositivos através da internet era fornecido via HTML ou serviços WEB, onde o usuário necessitava de um Web Browser para se conectar nos mesmo. O que era muito limitado, pois a banda de internet para os mesmos era demasiadamente pequena e o hardware dos mesmo também era muito inferior aos atuais.

Com a melhora desses mesmos hardwares para configurações que se equiparam a de um computador a de alguns anos atras. Os clientes munidos desses dispositivos conectados a internet se tornaram mais exigentes e querem aplicações que utilizam desses recursos. Querem aplicativos com interfaces mais amigáveis que apenas uma pagina HTML, com utilidades diferenciadas e que sejam de fácil manuseio. Também necessitam que o mesmo seja disponível e compatíveis para o maior numero possível de dispositivos, pois deixaram de ser apenas os celulares os dispositivos atendidos, agora temos também os tablets.

Dentro deste cenário diversificado, as empresas trabalham em dispositivos para atender essas necessidades. E atacam muito a área de controle residencial e segurança. E também dentro dessa necessidade que nasceu o DroidLar, um aplicativo para smartphones com o SO (Sistema Operacional) Android. O sistema já está concebido, porem atualmente ele faz apenas o controle residencial. E tem também o DroidMinder, que faz controle de cameras IP's através de smartphones com SO Android também. Tendo em mãos essas duas soluções, viu-se a necessidade de uni-las a fim de prover uma solução mais completa. E com a evolução do SDK (Software Development Kit) do Android desde a época que os projetos foram feitos, será melhorado o fluxo de video do DroidMinder, pois novas API's foram desenvolvidas visando esse problema.