Mudanças entre as edições de "Monitoramento VOIP em Call Center (título provisório)"

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar
Linha 46: Linha 46:
 
1/2 página
 
1/2 página
 
*fazer uma ligação com a proposta
 
*fazer uma ligação com a proposta
 
==Escrita==
 
 
O documento para avaliação final deve conter:
 
Objetivos do trabalho
 
 
Apesar dos avanços nas tecnologias, um sistema VoIP corporativo ainda não está livre de velhos e conhecidos problemas. Problemas como perda de pacotes, atraso de transmissão e variação no atraso de transmissão, ainda influenciam na qualidade da voz que trafega através da comutação de pacotes.
 
Este trabalho tem por objetivo apresentar, juntamente com uma ferramenta de analise de rede, uma metodologio de monitoração e controle de uma rede VoIP.
 
Como cenário pratico para o trabalho, usaremos um Call Center Corporativo já implanatado, com o núcleo da operação baseado em VoIP encima do Asterisk.
 
Iremos abordar conceitos basicos para o funcionamento de um sistema VoIP. Juntamente com a ferramenta mostraremos a especificação e a configuração de uma monitoração precisa, com reports de erros, controle de ataques, analise de fluxo de ligações entre outros.
 
A ideia central é que uma pessoa com um conheciano mediano em VoIP e redes de dados, consiga através do documento gerado neste trabalho, implantar um sistema robusto para monitoração e controle de erros em um sistema VoIP.
 
 
 
Fundamentação teórica
 
 
Telefonia
 
 
Telefonia Analógica
 
 
O telefone foi patenteado por Graham Bel em 1876, de lá para cá muita coisa mudou. A telefonia analógica como conhecemos hoje foi projetada para transmitir sons em uma largura de banda entre 300 a 3.400 Hz. Apesar do ouvido humano ser suscetível a sentir vibrações sonoras na faixa de 20 a 20.000Hz , a maior parte dos sons emitidos ocorre na faixa de 250 a 3.000Hz, deixando a telefonia analogica com uma qualidade de voz excelente.
 
Um dos componentes, talvez o mais importante, da telefonia analógica é o Telefone Analógico. Ele é responsável captar as ondas sonoras da voz e trasnforma-las em sinais eletricos, da mesma forma, o  trasnforma sinais eletricos em ondas sonoras,
 
 
O telefone Analógico segundo (MEG- GELEN; MADSEN; SMITH, 2007) é composto pelos seguintes componentes:
 
 
• Campainha – Para sinalizar para um telefone analógico a chegada de uma ligação, deve-se encaminhar a ele um sinal de corrente alternada. Isso fará com que o sino do telefone produza uma campanhia. É importante não confundir a corrente alternada (CA) que aciona a campainha com corrente continua (CC) que alimenta o telefone;
 
 
• Bloco de Discagem - Para realizar uma ligação telefônica é necessário de alguma maneira infor-
 
mar a rede, o endereço da outra ponta da ligação que deseja ser alcançada. Esse funcionamento é produzido pelo bloco de discagem, nas primeiras rede PSTN(Public Switched TelephoneNetwork)
 
esse dispositivo funcionava com discos rotativos que utilizavam pulsos para sinalizar dígitos. Po-
 
rém esse processo tornou-se muito lento e os sistemas de telefonia introduziram a discagem por
 
toque-tom. Com o toque-tom mais popularmente conhecida como discagem multifrequencial de
 
tom-dual (DTMF), o bloco padrão de discagem é formado por 12 botões(0123456789#*)
 
 
• Anti Local - O circuito anti-local é um transformador que lida com a necessidade de combinar os
 
sinais transmitidos e recebidos no par de fios na PSTN e outros dois pares de fio no fone manual.
 
Uma das funções do circuito anti-local é regular o tom lateral, que é a porção transmitida do
 
sinal que é devolvida ao seu fone de ouvido, com essa ferramenta a conversão não seria natural.
 
Quando temos excesso de tom lateral, a sua voz parecerá muito forte; e pouco tom lateral leva a
 
pensar que a ligação caiu ;
 
 
• Chave de Ganho - Sinaliza o estado do circuito do telefone para uma central pública ou privada.
 
Quando o usuário pretende fazer uma ligação e retira o telefone do gancho é fechado circuito
 
entre o telefone e central, o que é visto pela central com uma requisição para um tom de discar.
 
Quando por sua vez é colocado o fone no gancho indica circuito aberto onde informa o fim da
 
ligação;
 
 
• Fone Manual - É formado de um transmissor e um receptor, é o responsável pela conversão entre a energia sonora humana para energia elétrica que a rede elétrica utiliza
 
 
 
Transmissão de Voz em Telefonia Analógica
 
 
No funcionamento basico da telefonia analógica, o sinal de voz é transmitido através de sinais eletricos. Os telefones são alimentados pela PSTN com uma tensão contínua (CC) de aproximandamente 48 volts.
 
Quando o telefone capta as ondas sonoras, ele as traduz em sinais elétricos, esses são fomados de corrente alternada(CA), esse formato faz com que seja possível a trasmissão de voz através do par de fio até o destino.
 
Na telefonia analógica,
 
 
 
 
#Suponto que já tenha explicado a parte de codificação da Voz
 
 
Voip
 
 
 
 
 
 
 
 
#Explicar um pouco da História do SIP
 
 
 
SIP 
 
 
Usei a bibliografia abaixo: Muito boa, trata as infomações de maneira clara e eficiente.
 
Benefícios da utilização do session initiation protocol (sip) em
 
aplicações de comunicação multimídia.  Disponível em: http://www.sbis.org.br/cbis/arquivos/847.pdf
 
 
O SIP - Session Initiation Protocol  foi definido na RFC 2543 em março de 1999 e revisado em junho de 2002 pela  IETF. É um protocolo de sinalização baseado em dois outros protocolos largamente utilizados na internet, são eles: HTTP (HipertText Transport Protocol),utilizado na navegação web e SMTP (Simple Mail Transport Protocol) usado no envio de e-mails. O SIP  é um protocolo textual e tem característica cliente-servidor, onde os clientes efetuam requisições e os servidores que retornam uma resposta.Em geral esta arquitetura faz uso do protocolo RTP (Real Time Protocol) para o transporte de dados em tempo real.(FERREIRA et al., 2006)
 
Como o próprio nome já ressalta, o SIP é um protocolo de inicialização da sessão e baseia-se fundamentalmente em transações, que podem ser entendidas como uma requisição. A partir da troca de mensagens, ou seja, o processo de sinalização, as partes podem estabelecer uma sessão multimidia. Estas mensagens são baseadas em texto, o que facilita sua implementação. O SIP é responsável pela sinalização, gerenciamento, modificação e término das sessões.(FERREIRA et al., 2006)
 
Através do SIP podemos criar sessões multimidias Unicast(ponto a ponto) ou Multicast(conferência), podendo ser aplicado em uma unica rede ou entre diversos segmentos de rede. A arquitetura do  SIP consegue tratar redirecionamentos, encaminhamentos, endereços de domínio, temas essenciais quando tratamos de aplicações em rede corporativa.
 
O SIP possibilita a mobilidade ao usuário, através de um login e senha ele consegue se conectar  a um servidor de qualquer rede ou subrede.
 
 
Um sistema SIP é formado por duas entidades que são apresentadas, a seguir:
 
 
• Terminais SIP – User Agents: O user agent (UA) representa um software da estação final, ou um terminal. Funciona como um cliente no pedido de inicialização da sessão e também se  comporta como um servidor quando responde a uma requisição (VIDE, 2004). É capaz de guardar e controlar a situação da chamada durante sua realização. Quando se comporta como cliente, é
 
denominado de user agent client (UAC); já quando se comporta como servidor, é denominado de user agent Server (UAS) (FERREIRA et al., 2006).
 
 
• O UAC tem por responsabilidade efetuar requisições e tratar as respostas dos UAS, enquanto um UAS responde a requisição recebida do UAC. A apresenta de ambos no user agent permita realização de sessões multimídia utilizando a arquitetura cliente-servidor (FERREIRA et al.,2006).
 
 
• Servidores SIP - SIP Networks Servers: É de responsabilidade dos servidores SIP determinar a localização dos usuários. Assim quando um user agent inicia uma sessão, o UAC transmite uma mensagem de convite ao UAS de outros user agent. Em geral o solicitante não conhece o número IP, tão pouco conhece o nome do host ou um endereço SIP que o represente. Este endereço é
 
conhecido como URI (uniform resource identifier), onde na forma: user@host, user é o nome do usuário e host consiste no seu domínio. Com SIP URI, o UAC determina qual o servidor SIP poderá resolver o SIP URI para um endereço IP (FERREIRA et al., 2006).
 
 
 
Tipos de Servidores SIP
 
.
 
 
De acordo com (FERREIRA et al., 2006) os servidores SIP podem ser subdividos em três categorias, são elas:
 
 
• SIP Registrar Server: é a base de dados que contém as informações para localização dos user agents;
 
 
• SIP Proxy Server: Atuam como Proxy HTTP ou como um agente de transferências de mensagens SMTP;
 
 
• SIP Redirect Server: Recebe requisições, todavia ao invés de encaminhá-las para o próximo servidor ele informa ao requisitante o endereço do destinatário;
 
 
A distinção entre os três tipos de servidores SIP é exclusivamente lógica, logo, todos podem estar fisicamente instalados no mesmo hardware.
 
 
Mensagens SIP
 
 
Bibliografia
 
 
VANDER SILVIO DA SILVA (indicada TCC Mello)
 
Proposta de Metodologia para Avaliação de Redes de Voz sobre IP
 
Disponível em : http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/8547/000577916.pdf?sequence=1&locale=pt_BR
 
 
Romildo Martins da Silva Bezerra
 
Um estudo do protocolo SIP e sua utilização em redes de telefonia móvel
 
 
http://www.3cx.com.br/voip-sip/sip-responses.html
 
 
 
Sendo um protocolo baseado na troca de mensagens de requisição e respostas, estas possuem caracteristicas e formatos pré definidos.  As mensagens SIP são baseadas nos seguintes métodos: INVITE, ACK, OPTIONS, BYE, CANCEL e  REGISTER.  Segue abaixo um resumo sobre os metodos de mensagens: (BEZERRA, 2006)
 
 
INVITE : Inicializa uma sessão ou passa parametros da mesma.O corpo da mensagem pode conter uma descrição da sessão,  bem como sugere informações de codek e rede a serem utilizadas.
 
 
ACK : Resposta de um INVITE. Contem no seu corpo definições da sessão como porta, codek, etc. Que serão utilizados. Caso não tenha essas informações, o usuário pode considerar as informações enviadas no INVITE.
 
 
OPTIONS :  Utilizado para reconhecimento das capacidades do cliente e do servidor. Faz uma pergunta sobre quais métodos e extensões são suportados pelo servidor e pelo usuário  A resposta a  pergunta cpode ser um conjunto de métodos e extensões suportados.
 
 
BYE : Usado para finalizar uma sessão, ou para forçar uma desconexão.
 
 
CANCEL : Cancelamento de requisições ativas ou pendentes.
 
 
REGISTER : Requisição de regitros encaminhado a servidores. Uma vez realizado esse procedimento com sucesso, o servidor consegue terminar a localização dos usuários.
 
 
Além dos métodos, as  respostas do protocolo SIP podem ser classificadas em seis classes com códigos numéricos. Podemos organizar essas seis classes em grupos:(BEZERRA, 2006)
 
 
• Provisórias (classe 1xx) – São aos respostas utilizadas pelo servidor para indicar o estado da sessão SIP. Alguns exemplos(3CX):
 
 
1xx = respostas de informações
 
 
100 Tentando
 
 
180 Chamando
 
 
181 Chamada sendo encaminhada
 
 
182 Fila de espera
 
 
183 Progresso da Sessão
 
 
2xx = respostas de confirmação
 
 
200 OK
 
 
202 aceito: Usado para referências
 
 
 
 
• Finais (classe 2xx, 3xx, 4xx, 5xx e 6xx) – Respostas que encerram as sessões SIP.
 
 
 
3xx = respostas de redirecionamento
 
 
300 Múltipla escolha
 
 
301 Movido Permanentemente
 
 
302 Movido Temporariamente
 
 
305 Use Proxy
 
 
380 Serviço Alternativo
 
 
4xx = comandos não realizados
 
 
400 Requerimento errado
 
 
401 Não autorizado: Restrito aos usuários registrados. Proxys devem usar proxy autorização 407
 
 
402 Necessita Pagamento (Reservado para uso futuro)
 
 
403 Proibido
 
 
404 Não Encontrado: Usuário não encontrado
 
 
405 Método Não Permitido
 
 
406 Não é permitido
 
 
407 Necessária Autenticação de Proxy
 
 
408 Timeout Pedido: Não foi possível localizar o usuário a tempo
 
 
410 Saiu: O usuário existia, mas não está mais disponível.
 
 
413 Pedido de Dados Muito Longo
 
 
414 Pedido-URI Muito Longo
 
 
415 Tipo de Mídia não Compatível
 
 
416 Esquema URI não Compatível
 
 
420 Extensão ruim: Erro na extensão utilizada do Protocolo SIP, não compreendida pelo servidor
 
 
421 Extensão necessária
 
 
423 Intervalo Muito Breve
 
 
480 Temporariamente Não Disponível
 
 
481 Chamada/Transação Não Existente
 
 
482 Loop Detectado
 
 
483 Hops Demais
 
 
484 Endereço Incompleto
 
 
485 Ambíguo
 
 
486 Ocupado Aqui
 
 
487 Pedido Concluído
 
 
488 Não Aceito Aqui
 
 
491 Pedido Pendente
 
 
493 Indecifrável: Não foi possível decodificar S/MIME
 
 
5xx = erros do servidor
 
 
500 Erro Interno do Servidor
 
 
501 Não Implementado: O método de pedido SIP não está sendo implementado aqui
 
 
502 Gateway Ruim
 
 
503 Serviço Não Disponível
 
 
504 Servidor em Time-out
 
 
505 Versão Não Compatível: O servidor não é compatível com essa versão do protocolo SIP
 
 
513 Mensagem Muito Longa
 
 
6xx = erros globais
 
 
600 Ocupado em Todo Lugar
 
 
603 Rejeitar
 
 
604 Não Existe em Nenhum Lugar
 
 
606 Não aceito
 
  
 
==Cronograma de desenvolvimento do TCC==
 
==Cronograma de desenvolvimento do TCC==

Edição das 09h46min de 6 de julho de 2013

Resumo

O Mercado corporativo está cada vez mais voltado ao uso de tecnologias VoIP como solução de telefonia. O VoiP (Voice over Internet Protocol) surgiu na década de 90 e tem sido amplamente difundido nos meios corporativos.Diversas empresas do mundo vem investindo pesado em desenvolvimento e implantação de sistemas VOIP, tendo como foco a redução de custos com a telefonia. O aumento na oferta de redes de internet com maior capacidade e confiabilidade, aliado a popularização do SIP trunking (sistema que permite que linhas PBX usem VoIP fora da rede da empresa com a mesma conexão da internet) estão impulsionando o crescimento no número de empresas que adotam o VOIP.

Embora os sistemas VoIP tenham evoluindo muito nos últimos anos, a qualidade do serviço ainda exige cuidados durante o planejamento e implantação de um sistema VoIP. Problemas como atraso, variação de atraso e perdas de pacotes, podem influenciar negativamente na qualidade de um sistema VoIP, que deve na sua essência ter a mesma qualidade que um sistema analógico ou digital.

O Objetivo desse trabalho é prover através de uma ferramenta de monitoração e uma metodologia de trabalho, controles e monitoração de uma rede VoIP corporativa. Diferente de uma analise puramente na rede de dados, mostraremos testes voltados exclusivamente para a qualidade de serviço VoIP. Usaremos a Ferramenta VoIPmonitor[1], que disponibiliza além dos testes básicos de desempenho de rede, uma série de informações voltadas ao controle e monitoração de ligações. Com a finalidade de mostrar metodologia sendo aplicada em um ambiente real, utilizaremos como estudo de caso um Call Center corporativo já implantado, que possui um cenário amplo com diversas variantes.

Proposta Estrutura Cap.2

Fazer parágrafos introdutórios descrevendo o que vai ser apresentando e por que.

sec 2.1 - Call Centers e Arquiteturas de Redes VOIP

Arquiteturas de Redes Voip: aqui falar da arquitetura SIP (e um pouco de H.323), RTP, RTCP, codecs

1 página

A organização de Call Centers.

1 página

sec 2.2 - Métricas de Qualidade de Serviço em VOIP

E model, MOS 2 páginas

sec 2.3 - Fatores que impactam a sinalização e a Voz

Call setup time, etc (ver artigo) 2 a 3 páginas

sec 2.4 - Técnicas de Monitoramento de Voz

  • Elementos de interesse de monitoramento

1 páginas

  • Monitoramento Ativo

2 páginas

  • Monitoramento Passivo

2 a 3 páginas

sec 2.5 - O software Voip Monitor

  • descrever o que o software faz, como ele é utilizado etc.

2 páginas

sec 2.6 - Conclusão

1/2 página

  • fazer uma ligação com a proposta

Cronograma de desenvolvimento do TCC

Cronograma1.jpg


Etapa 1: Estudo dos protocolos e serviços envolvido no projeto


Etapa 2: Definição dos pontos a serem implementados


Etapa 3: Instalação e configuração dos softwares


Etapa 4: Realização dos testes


Etapa 5: Análise dos resultados e escrita do relatório