Mudanças entre as edições de "Modulação por Amplitude de Pulso M-ária (PAM-M)"

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar
Linha 40: Linha 40:
 
==Modelo e parâmetros==
 
==Modelo e parâmetros==
  
O modelo simula o processo de Modulação por Amplitude de Pulso (PAM)  de um sinal senoidal.
+
O modelo simula o processo de Modulação por Amplitude de Pulso M-ária (PAM-M)  de uma sequência de bits codificadas.
O sinal de entrada analógico é amostrado por uma seqüência de pulsos de topo plano obtendo o sinal PAM. Para recuperação do sinal original é realizada passando sua versão modulada por amplitude de pulso por um filtro passa-baixa.  
 
 
Neste modelo é possível controlar através das variáveis do bloco "Parâmetros do modelo", os parâmetros para realização do mesmo bem como eventual testes. Os parâmetros fornecidos por este bloco são:  
 
Neste modelo é possível controlar através das variáveis do bloco "Parâmetros do modelo", os parâmetros para realização do mesmo bem como eventual testes. Os parâmetros fornecidos por este bloco são:  
  

Edição das 21h09min de 9 de novembro de 2015

Modulação por Amplitude de Pulso M-ária (PAM-M) - Simulink

No sistema PAM binário a seqüência emitida pela fonte de informação consiste de símbolos binários que representam um dentre dois possíveis níveis de amplitude, –1 para o símbolo 0 e +1 para o símbolo 1. Por outro lado, em uma versão M-ário banda base do sistema, a saída do codificador de linha assume um dentre M possíveis níveis de amplitude, com M > 2. Em um sistema M-ário, a fonte de informação emite a seqüência de símbolos de um alfabeto que consiste de M símbolos. Cada nível de amplitude da saída do codificador de linha corresponde a um símbolo distinto, de tal forma que existem M níveis distintos de amplitude para serem transmitidos.

M PAM simulink.png

Primeiramente baixe o arquivo a seguir Sistema.zip. Descompacte e certifique-se que no Matlab você esteja no diretório onde descompactou o arquivo. Digite no terminal do Matlab:

open_system('M_PAM')

ou

M_PAM

Toolbox e blocos necessários

Para realização da simulação, é necessário o Communications System Toolbox™ html, pdf fornecido pelo próprio Simulink e os seguintes blocos:

Para uma melhor visualização dos blocos e subsistemas usar [Tools>Model Explorer]

Modelo e parâmetros

O modelo simula o processo de Modulação por Amplitude de Pulso M-ária (PAM-M) de uma sequência de bits codificadas. Neste modelo é possível controlar através das variáveis do bloco "Parâmetros do modelo", os parâmetros para realização do mesmo bem como eventual testes. Os parâmetros fornecidos por este bloco são:

  • M_ary -> Ordem da modulação;
  • Rb -> Taxa de transmissão em bits/s;
  • variancia -> Variância do ruído gaussiano branco;

Testes que podem ser feitos

Os testes foram realizados nas versões 2012a, 2014a e 2015a do software MATLAB, funcionando perfeitamente nas mesmas. A seguir alguns testes que podem ser feitos com este modelo.