Modulação CAP

De MediaWiki do Campus São José
Revisão de 18h24min de 9 de setembro de 2006 por Alex (discussão | contribs)
Ir para navegação Ir para pesquisar

O CAP (Carrierless Amplitude and Phase) é um esquema de modulação matematicamente muito similar ao QAM. Ele pode ser entendido como um QAM com a portadora suprimida. Isto pode ser feito porque a portadora não entrega nenhuma informação.

O CAP é uma técnica de modulação que divide o espectro em 3 portadoras, uma usada para o transporte do downstream, outra para o upstream e a primeira para canais de voz. Ela se difere principalmente por ser uma modulação feita por software, não por hardware. Comparado com DMT, usa processamento digital, obtendo uma otima eficiência espctral, uma alta relação sinal ruído, devido não haver a presença da portadora (que fica com grande parte da potência necessária para a transmissão), além de transmitir mais bits num mesmo símbolo. A Figura 1 apresenta esta divisão.

Espectro cap.jpg

Os símbolos no esquema CAP são transmitidos em uma alta taxa de bits. Isso dispensa o uso de um canal para tráfego de baixa latência, apesar dele definir um. Este esquema contrasta com a transmissão de símbolos no esquema DMT. Os padrões CAP definem o número de símbolos por segundo (baud rate) do downtream e do upstream, mostrados na Tabela 1.

Tabela cap.jpg

A taxa de transmissão é função do baud rate e do tipo de codificação empregada (que pode variar ente 8 e 256 níveis, ou seja, de 2 a 8 bits por símbolo). Por exemplo, um sinal de 1.088 kbauds onde cada símbolo transmite 8 bits produziria uma taxa de transmissão de 8.704 kbps.

FONTES