Mudanças entre as edições de "Modulação CAP"

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar
Linha 20: Linha 20:
 
==FONTES==
 
==FONTES==
 
*http://www.nead.unama.br/bibliotecavirtual/monografias/adsl.pdf
 
*http://www.nead.unama.br/bibliotecavirtual/monografias/adsl.pdf
 +
*http://www.midiacom.uff.br/~debora/redes1/pdf/trab042/XDSL.pdf#search=%22%22modula%C3%A7%C3%A3o%20CAP%22%22

Edição das 18h13min de 9 de setembro de 2006

O CAP (Carrierless Amplitude and Phase) é um esquema de modulação matematicamente muito similar ao QAM. Ele pode ser entendido como um QAM com a portadora suprimida. Isto pode ser feito porque a portadora não entrega nenhuma informação.

O CAP é uma técnica de modulação que divide o espectro em duas portadoras, uma usada para o transporte do downstream e outra para o upstream. A Figura 1 apresenta esta divisão.

Espectro cap.jpg

Os símbolos no esquema CAP são transmitidos em uma alta taxa de bits. Isso dispensa o uso de um canal para tráfego de baixa latência, apesar dele definir um. Este esquema contrasta com a transmissão de símbolos no esquema DMT. Os padrões CAP definem o número de símbolos por segundo (baud rate) do downtream e do upstream, mostrados na Tabela 1.

Tabela cap.jpg

A taxa de transmissão é função do baud rate e do tipo de codificação empregada (que pode variar ente 8 e 256 níveis, ou seja, de 2 a 8 bits por símbolo). Por exemplo, um sinal de 1.088 kbauds onde cada símbolo transmite 8 bits produziria uma taxa de transmissão de 8.704 kbps.

FONTES