Matheus Fabro

De MediaWiki do Campus São José
Revisão de 19h07min de 17 de março de 2015 por Matheus.ff (discussão | contribs)
Ir para navegação Ir para pesquisar
Bolsa de Extensão

Projeto

Horários de Trabalho

  • Segunda e Terça: 07h30 - 09h20

Descrição

Seção sujeita a mudanças, atualizada em 01/03/2015.

O objetivo geral do projeto é o despertar vocacional de alunas do ensino médio para carreiras da engenharia, em particular da área das Telecomunicações.

Em 2014, os bolsistas realizaram oficinas com utilização da ferramenta de programação Scratch com os alunos do colégio municipal Juscelino Kubitschek, descritas no cronograma de atividades de 2014. Apesar da natureza do projeto, os bolsistas realizaram as oficinas com todos os alunos das turmas envolvidas. Também foram realizadas palestras pelos professores Eraldo, Diego e Maria Collares, além de uma visita do campus ao IFSC-SJ.

Em 2015, planeja-se continuar os trabalhos iniciados em 2014 com os alunos do colégio Juscelino Kubitschek, com outras ferramentas auxiliares. Além do Scratch, pensa-se utilizar as placas Makey Makey e Picoboard e kits educacionais Mindstorm EV3.

Planeja-se que com as placas os alunos obtenham afinidade com a lógica programacional, para que posteriormente tenham facilidade na utilização do kit EV3.

Vídeo de utilização do kit EV3 explorando suas potencialidades juntamente com o aplicativo de controle android Mindstorm Commander abaixo:

EmbedVideo received the bad id "n15i-OjXync#!" for the service "youtube".

Atividades

Semestre 2015/1

Cronograma

Semana 1

  • Na quarta-feira houve uma reunião com definição de metas e atividades do projeto para o semestre 2015/1, e discussão sobre a admissão de outro bolsista.
    • EDIT: Bolsista escolhido: Matheus Fabro.

Semana 2

  • Na terça e quinta-feira os bolsistas exploraram o uso do kit Mindstorm EV3, emprestado pelo professor Diego. Também estudaram alternativas para sua programação, concentrando-se no uso de programação simples através de blocos lógicos, achando os softwares LeJOS, Enchanting (módulo para programação do kit em Scratch) e Snap!. Também foi explorada a utilização de aplicativos android preexistentes, como o Mindstorm Commander. Vídeo de teste do aplicativo com o kit EV3 abaixo:
Vídeo
EmbedVideo received the bad id "n15i-OjXync#!" for the service "youtube".
  • Na quinta-feira houve uma reunião para discussão das funcionabilidades do kit EV3 e seu método de programação.

Semana 3

  • Na terça-feira o Kit foi montado na formação EV3RSTORM, e foram realizados testes com o aplicativo android Mindstorm Commander.
  • Na quinta-feira os bolsistas iniciaram os estudos de programação do Kit EV3, com a utilização do software Lego Mindstorms EV3 Software. Também houve uma breve reunião com o coordenador (Eraldo), com discussão da logística de oficinas para o ano.

Semana 4

  • Na terça-feira os bolsistas concentraram-se na programação do robô EV3RSTORM, visando as futuras oficinas a serem ministradas.
  • Na quinta-feira os bolsistas dedicaram-se a construção de uma "mão" para o EV3RSTORM, resultado demonstrado no vídeo abaixo.
Vídeo