Material de Apoio

De MediaWiki do Campus São José
Revisão de 18h28min de 10 de junho de 2008 por Jorgec (discussão | contribs) (→‎Programação)
Ir para navegação Ir para pesquisar

Gerência de Redes

  • aguardando mais conteúdo...
  1. Configure seu servidor para responder por um domínio. O nome do domínio deverá seguir o modelo: dominio.sj.cefetsc.edu.br. Onde “dominio” será de escolha do grupo.
  2. O ip do servidor será: 200.135.233.5x. Onde “x“ deverá ser igual ao último digito do ip do servidor de sua equipe, ou algum outro determinado pelo professor em caso de conflito. Este número, bem como o "dominio" da item anterior, deverá ser repassado ao professor, para que sejam feitos os ajustes necessários no DNS (hendrix) da escola. Obs.: não confunda "dominio" com nome de máquina.
  3. No servidor deverão estar configurados os seguintes serviços: DNS, servidor de e-mail, ssh, ftp, firewall, Apache com uma página personalizada e cotas em disco para os usuários. Também deverão ser configurados os serviços NAT, roteamento e Squid para uso com possíveis clientes locais, conectados via uma segunda interface de rede. Estes serviços não serão habilitados para conexões remotas.
  4. Deverão ser criados usuários, e estes deverão ter um e-mail do tipo: usuario@dominio.sj.cefetsc.edu.br. Os usuários poderão também ter acesso a suas contas/arquivos remotamente. Para cada professor deverá ser criado um usuário exclusivo e na criação deste, a equipe deverá informar, como faria há um usuário leigo, quais os serviços disponíveis e o procedimento para acessar os mesmos, em resumo: manual do usuário. Obs.: os professores farão uso destes usuários para testar o sistema. Convidem colegas para serem usuário do seu sistema, avisando que é um sistema experimental.
Sugestão de bibliografia para Gerência de Redes

Apostila:

Valle, Odilson Tadeu. Gerência de Redes. CEFETSC - Unidade São José. 2007


Vários textos baixados da internet que estão em:

http://www.sj.cefetsc.edu.br/~odilson/


Livros:

Tibet, Chuck V. Linux: Administração e Suporte. Novatec Editora. ISBN: 85-85184-95-7. 2001.

Ferreira, Rubens E. Linux: Guia do Administrador do Sistema. Novatec Editora. ISBN: 85-7522-038-1. 2003.

Hunt, Craig. Linux: Servidores de rede. Editora Ciência Moderna. ISBN: 85-7393-321-6. 2004.

Stanger, James; Lane, Patrick T.; Danielyan, Edgar. Rede Segura Linux. Editora Alta Books. ISBN: 85-88745-10-0. 2002.

Programação para Redes

  • aguardando mais conteúdo...

Implementar um CGI script a ser utilizado com o Apache Web Server para gerar dinamicamente páginas HTML com informações sobre o sistema em operação. A página deverá gerar dentre outras informações:

  • Atual tabela de roteamento do sistema;
  • Situação de configuração do Firewall;
  • Estado atual das conexões do sistema (via netstat)
  • Serviços em execução sobre o sistema
  • As conexões com SSH das últimas 24 hs
  • As conexões com FTP das últimas 24h
  • As conexões com Apache Server das últimas 24hs
  • Contagem do acesso a página (numero de acessos);
  • Outras informações que achar importante, como por exemplo: Monitoramento do uso do sistema pelos usuários (por ex.: Quantas horas usou o sistema, data/hora último login, etc. )

O CGI deverá fazer uso do login (via senha) para acesso das informações.

OBS:

  1. Toda a rede física/lógica deve ser criada à parte da rede dos laboratórios envolvidos no leiaute, para que outras turmas possam usá-los normalmente.
  2. Máquinas ligadas 24h para acesso remoto quando a implementação ficar pronta conforme as datas determinadas para este semestre.
  3. Alocação de Equipamentos: um computador e um modem externo analógico por equipe e mais um modem de uso coletivo para usar como simulações de acesso remoto pela via da rede telefônica, cabos de rede, hubs, switches, enlaces de fibra ótica, conversores de mídia, router wire-less e routers para todos os grupos acessarem a rede do CEFET/SC em vias redundantes.
  4. A conectividade da rede backup e outros equipamentos que serão utilizados no projeto serão instalados sob observação e orientação do professor Jorge H. B. Casagrande e apoiados pela equipe docente da turma
Sugestão de bibliografia para programação

http://thobias.org/doc/cgi_shell.html

Instalação de Equipamentos de Rede

Cabeamento Estruturado

  • aguardando conteúdo...