Mudanças entre as edições de "Material de Apoio"

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar
Linha 1: Linha 1:
 
==Gerência de Redes==
 
==Gerência de Redes==
*aguardando conteúdo...
+
*aguardando mais conteúdo...
 +
===='''Gerência de Redes'''====
 +
#Configure seu servidor para responder por um domínio. O nome do domínio deverá seguir o modelo: dominio.sj.cefetsc.edu.br. Onde “dominio” será de escolha do grupo.
 +
#O ip do servidor será: 200.135.233.5x. Onde “x“ deverá ser igual ao último digito do ip do servidor de sua equipe, ou algum outro determinado pelo professor em caso de conflito. Este número, bem como o "dominio" da item anterior, deverá ser repassado ao professor, para que sejam feitos os ajustes necessários no DNS (hendrix) da escola. Obs.: não confunda "dominio" com nome de máquina.
 +
#No servidor deverão estar configurados os seguintes serviços: DNS, servidor de e-mail,  ssh, ftp, firewall, Apache com uma página personalizada e cotas em disco para os usuários. Também deverão ser configurados os serviços NAT, roteamento e Squid  para uso com possíveis clientes locais, conectados via uma segunda interface de rede. Estes serviços não serão habilitados para conexões remotas.
 +
#Deverão ser criados usuários, e estes deverão ter um e-mail do tipo: usuario@dominio.sj.cefetsc.edu.br. Os usuários poderão também ter acesso a suas contas/arquivos remotamente. Para cada professor deverá ser criado um usuário exclusivo e na criação deste, a equipe deverá informar, como faria há um usuário leigo, quais os serviços disponíveis e o procedimento para acessar os mesmos, em resumo: manual do usuário. Obs.: os professores farão uso destes usuários para testar o sistema. Convidem colegas para serem usuário do seu sistema, avisando que é um sistema experimental.
 +
 
 +
====='''Sugestão de bibliografia para Gerência de Redes'''=====
 +
 
 +
Apostila:
 +
 
 +
Valle, Odilson Tadeu.  [[Media:Gerencia_de_redes.pdf|Gerência de Redes]]. CEFETSC - Unidade São José. 2007
 +
 
 +
 
 +
Vários textos baixados da internet que estão em:
 +
 
 +
http://www.sj.cefetsc.edu.br/~odilson/
 +
 
 +
 
 +
Livros:
 +
 
 +
Tibet, Chuck V. [http://www.novateceditora.com.br/livros/linuxadmsup/ Linux: Administração e Suporte]. Novatec Editora. ISBN: 85-85184-95-7. 2001.
 +
 
 +
Ferreira, Rubens E. [http://www.novateceditora.com.br/livros/linuxguiaadm/ Linux: Guia do Administrador do Sistema]. Novatec Editora. ISBN: 85-7522-038-1. 2003.
 +
 
 +
Hunt, Craig. Linux: [http://www.lcm.com.br/catalogogeral.asp?nivel=3&titulo=LINUX+Servidores+de+Rede Servidores de rede]. Editora Ciência Moderna. ISBN: 85-7393-321-6. 2004.
 +
 
 +
Stanger, James; Lane, Patrick T.; Danielyan, Edgar. [http://www.altabooks.com.br/livro.asp?codigo=85-88745-10-0 Rede Segura Linux]. Editora Alta Books. ISBN: 85-88745-10-0. 2002.
  
 
==Programação==
 
==Programação==

Edição das 18h26min de 10 de junho de 2008

Gerência de Redes

  • aguardando mais conteúdo...

Gerência de Redes

  1. Configure seu servidor para responder por um domínio. O nome do domínio deverá seguir o modelo: dominio.sj.cefetsc.edu.br. Onde “dominio” será de escolha do grupo.
  2. O ip do servidor será: 200.135.233.5x. Onde “x“ deverá ser igual ao último digito do ip do servidor de sua equipe, ou algum outro determinado pelo professor em caso de conflito. Este número, bem como o "dominio" da item anterior, deverá ser repassado ao professor, para que sejam feitos os ajustes necessários no DNS (hendrix) da escola. Obs.: não confunda "dominio" com nome de máquina.
  3. No servidor deverão estar configurados os seguintes serviços: DNS, servidor de e-mail, ssh, ftp, firewall, Apache com uma página personalizada e cotas em disco para os usuários. Também deverão ser configurados os serviços NAT, roteamento e Squid para uso com possíveis clientes locais, conectados via uma segunda interface de rede. Estes serviços não serão habilitados para conexões remotas.
  4. Deverão ser criados usuários, e estes deverão ter um e-mail do tipo: usuario@dominio.sj.cefetsc.edu.br. Os usuários poderão também ter acesso a suas contas/arquivos remotamente. Para cada professor deverá ser criado um usuário exclusivo e na criação deste, a equipe deverá informar, como faria há um usuário leigo, quais os serviços disponíveis e o procedimento para acessar os mesmos, em resumo: manual do usuário. Obs.: os professores farão uso destes usuários para testar o sistema. Convidem colegas para serem usuário do seu sistema, avisando que é um sistema experimental.
Sugestão de bibliografia para Gerência de Redes

Apostila:

Valle, Odilson Tadeu. Gerência de Redes. CEFETSC - Unidade São José. 2007


Vários textos baixados da internet que estão em:

http://www.sj.cefetsc.edu.br/~odilson/


Livros:

Tibet, Chuck V. Linux: Administração e Suporte. Novatec Editora. ISBN: 85-85184-95-7. 2001.

Ferreira, Rubens E. Linux: Guia do Administrador do Sistema. Novatec Editora. ISBN: 85-7522-038-1. 2003.

Hunt, Craig. Linux: Servidores de rede. Editora Ciência Moderna. ISBN: 85-7393-321-6. 2004.

Stanger, James; Lane, Patrick T.; Danielyan, Edgar. Rede Segura Linux. Editora Alta Books. ISBN: 85-88745-10-0. 2002.

Programação

  • aguardando conteúdo...

Instalação de Equipamentos de Rede

Cabeamento Estruturado

  • aguardando conteúdo...