Mapeamento de casos de COVID19 no município de São José/SC

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar

Responsável: Prof. Dr. Paulo Henrique Oliveira Porto de Amorim


Início: 16/05/2020


Resumo: O projeto consiste na produção de representações cartográficas com a espacialização dos casos de COVID19 no município de São José. Serão utilizados os boletins epidemiológicos da Prefeitura Municipal de São José para acompanhar o registro oficial de casos. Os dados serão espacializados através de arquivo vetorial elaborado a partir da base cartográfica do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. O mapeamento terá frequência semanal ou maior, de acordo com a disponibilidade de boletins epidemiológicos. Os produtos serão disponibilizados em página do Portal Wiki do Câmpus São José e também através de redes sociais.

Objetivos:

  • Identificar casos de COVID19 no município de São José/SC a partir dos boletins epidemiológicos municipais.
  • Construir arquivo vetorial com a divisão administrativa municipal a partir da base cartográfica do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
  • Produzir representações cartográficas (mapas) com os dados sobre COVID19 no município de São José/SC a partir de software de sistemas de informações geográficas.


Métodos:

  • Para a construção da base cartográfica, utilizou-se arquivo vetorial disponibilizado pelo IBGE para setores censitários do município de São José. Utilizou-se ainda um mapa de fundo disponibilizado livremente pelo projeto colaborativo Open Street Map.
  • Utiliza-se o número de casos oficialmente registrados nos boletins epidemiológicos semanais divulgados na página da Prefeitura Municipal de São José.
  • Os dados são elaborados utilizando o software SIG QGis e divulgados até o primeiro dia útil posterior à publicação do boletim epidemiológico.

Mapas

Maio/2020
Junho/2020
 
Covid19 São José - 05/06/2020
Covid19 São José - 15/05/2020
 
Covid19 São José - 22/05/2020
 
Covid19 São José - 29/05/2020