Mapeamento de casos de COVID19 no município de São José/SC

De MediaWiki do Campus São José
Revisão de 22h52min de 7 de junho de 2020 por Geopaulo (discussão | contribs)
Ir para navegação Ir para pesquisar

Projeto de extensão - Mapeamento de casos de COVID19 no município de São José/SC

Responsável: Prof. Dr. Paulo Henrique Oliveira Porto de Amorim - <a href="mailto:geopaulo@ifsc.edu.br">geopaul</a><a href="mailto:geopaulo@ifsc.edu.br">o@ifsc.edu.br</a>

Início: 16/05/2020


Resumo: O projeto consiste na produção de representações cartográficas com a espacialização dos casos de COVID19 no município de São José. Serão utilizados os boletins epidemiológicos da Prefeitura Municipal de São José para acompanhar o registro oficial de casos. Os dados serão espacializados através de arquivo vetorial elaborado a partir da base cartográfica do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. O mapeamento terá frequência semanal ou maior, de acordo com a disponibilidade de boletins epidemiológicos. Os produtos serão disponibilizados em página do Portal Wiki do Câmpus São José e também através de redes sociais.

Objetivos:

  • Identificar casos de COVID19 no município de São José/SC a partir dos boletins epidemiológicos municipais.
  • Construir arquivo vetorial com a divisão administrativa municipal a partir da base cartográfica do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
  • Produzir representações cartográficas (mapas) com os dados sobre COVID19 no município de São José/SC a partir de software de sistemas de informações geográficas.


Métodos:

  • Para a construção da base cartográfica, utilizou-se arquivo vetorial disponibilizado pelo IBGE para setores censitários do município de São José. Utilizou-se ainda um mapa de fundo disponibilizado livremente pelo projeto colaborativo Open Street Map.
  • Utiliza-se o número de casos oficialmente registrados nos boletins epidemiológicos semanais divulgados na página eletrônica da Prefeitura Municipal de São José.<a href="https://www.saojose.sc.gov.br" data-mce-href="https://www.saojose.sc.gov.br" title="Prefeitura Municipal de S<span="" class="mw_htmlentity"></span=""></a>
  • Os dados são elaborados utilizando o software SIG QGis e divulgados até o primeiro dia útil posterior à publicação do boletim epidemiológico.