Manual do Usuário

De MediaWiki do Campus São José
Revisão de 20h43min de 20 de setembro de 2006 por Andreia (discussão | contribs)
Ir para navegação Ir para pesquisar
LogoJAN-3.jpg












São José, 20 de setembro de 2006.


Seja Bem Vindo!


Prezado Usuário(a),


Agradecemos a sua escolha e através deste manual, de forma sucinta, descreveremos os nossos serviços. Outrossim, nos casos de incompreensão do texto, dúvidas, reclamações ou sugestões entre em contato conosco através do e-mail mailto:equipejan@jan.sj.cefetsc.edu.br.


Equipe de desenvolvimento:

Andréia Silva Castanharo
Jailson Sebastião Martins
Nelson Granados Moratta




Utilização do Servidor JAN

Normas de Uso

Finalidade da Rede

O Servidor JAN tem a finalidade de disponibilizar serviços, possibilitando padronização de uso, integração, utilização compartilhada de recursos e informações, entre outros benefícios.

Direito de Uso

Os usuários têm direito à utilização do Servidor JAN conforme níveis de acesso estabelecidos, controlados através de senha. Outros indivíduos que não fazem parte do grupo de usuários podem ter acesso à rede, mediante autorização do Webmaster, que disponibilizará login e senha, de cunho pessoal. Cada usuário recebe login e senha exclusivos para utilização dos serviços do Servidor JAN, para usufruírem dos recursos e facilidades que disponibilizamos.

Responsabilidades individuais dos usuários

  • Manter sigilo absoluto sobre sua senha de acesso ao Servidor;
  • Respeitar as áreas de acesso restrito, não executando tentativas de entrada em áreas alheias a sua permissão;
  • Manter as informações atualizadas e e com cópias de segurança, evitando a perda de informações (realizar backup).

Proibições no uso da infra-estrutura do Servidor

São proibidas e passíveis de punição, conforme previsto em Lei, as seguintes ações:

  • Executar programas que tenham como finalidade a decodificação de senhas, a leitura de dados de terceiros, a propagação de vírus de computador, a destruição parcial ou total de arquivos ou a indisponibilização de serviços;
  • Executar programas ou realizar ações que possam facilitar o acesso de usuários não autorizados à rede;
  • Desabilitar o software antivírus, que deverá ser atualizado periodicamente.

Sanções

O descumprimento das normas de uso, dependendo da gravidade, resultará em providências cabíveis na Lei.


Acesso à Internet, via conexão Linha Discada

Este serviço funciona 24 horas, gratuito e ininterruptamente, através do telefone (48) 3381-2828. Este serviço requer o login (nome ou apelido do usuário cadastrado) e senha (conjunto de números e letras), de cunho pessoal, do usuário.

Serviço de E-mail (Correspondência Eletrônica)

Este serviço funciona 24 horas, gratuito e ininterruptamente, através do acesso à página na Web http://mail.jan.sj.cefetsc.edu.br/src/login.php, para o envio, arquivamento e recebimento de correspondência eletrônica, com espaço limitado de 100MB por usuário. Este serviço requer login e senha do usuário.

Serviço de FTP (Protocolo de Transferência de Arquivos)

Este serviço funciona 24 horas, ininterruptamente, através do acesso à página principal na Web, para a transferência de arquivos de interesse do usuário, gratuitamente, armazenados em nossos servidores. Este serviço requer login e senha do usuário. Há duas formas de utilizar o FTP:

  • Acessando o Shell e digitando:
ftp ftp.jan.sj.cefetsc.edu.br
  • Abrindo o Browser e digitando:
ftp.jan.sj.cefetsc.edu.br

Serviço de OpenSSH

Este serviço funciona 24 horas, ininterruptamente, diariamente, através da pagina principal na web, para a conexão remota a qualquer computador que o usuário esteja habilitado a realizar acesso. Este serviço requer login e senha do usuário.


Configuração de Proxy

Serviço de Firewall

Este serviço está configurado em nossos servidores para evitar ataques de hackers, vírus e propaganda indesejada (spam), que comprometam nossa rede e venham trazer prejuízos aos nossos usuários.


Em razão da política adotada para a prestação dos serviços, os acessos a sites que contenham: cenas, palavras, fotografias ou links sobre sexo, pornografia, pedofilia, trabalho escravo, violência infantil e mulheres, racismo, ou que incitem à violência serão negados.