MURAL DE AVISOS E OPORTUNIDADES DA ÁREA DE TELECOMUNICAÇÕES

De MediaWiki do Campus São José
Revisão de 09h17min de 8 de setembro de 2021 por Odilson (discussão | contribs) (VAGAS PARA BOLSAS DE PESQUISA)
Ir para: navegação, pesquisa

MURAL DE AVISOS E OPORTUNIDADES DA ÁREA DE TELECOMUNICAÇÕES


Link curto para esta pagina: http://bit.ly/MuralTelecomIFSC

ACESSO AO CAMPUS DURANTE A PANDEMIA

Orientações para os discentes

Você que é aluno que está realizando TCC ou algum projeto no IFSC câmpus São José, pode pedir autorização para acessar o câmpus durante a fase 1 do PSS, que iniciou no dia 14 de maio. Para isso deve seguir os seguintes passos:

  1. Converse com seu orientador para ver a real necessidade de ir até o câmpus (priorize as atividades remotas)
  2. Elabore um plano de trabalho ( modelo em pdf, modelo em odt) em conjunto com o seu orientador, no qual irá justificar a necessidade de ir ao campus, indicar os dias e horários, os locais a serem acessados, e o que vai fazer no câmpus?
  3. O plano de trabalho deve ser enviado para a coordenadoria de curso (engtelecom@ifsc.edu.br) que autorizará ou não o seu acesso ao campus.
  4. Quando for autorizado, você deverá seguir o plano de trabalho utilizando apenas os horários e locais aprovados no plano.
  5. Cada dia que for ao campus, deverá preencher a autodeclaração de saúde antes de sair de casa, ou ao chegar ao campus.
  6. Leia os protocolos bio sanitários da Política de Segurança Sanitária do IFSC, e lembre-se de segui-los sempre que estive no campus e até mesmo fora deles. Eles são para preservar a sua saúde e dos demais.

A partir de 6 de outubro algumas disciplinas práticas dos cursos de Telecomunicações passarão a ser presenciais. Fique atento as notícias que serão divulgadas no site do IFSC https://www.ifsc.edu.br/web/campus-sao-jose.

ENSINO EM ANPs

Com o objetivo de garantir condições de acesso e permanência com êxito dos estudantes no percurso formativo, o IFSC disponibiliza aos seus estudantes a assistência estudantil. Você estudante que possui IVS ativo e não possui internet o IFSC disponibiliza dois tipos de auxílio de acordo com a renda e Índice de Vulnerabilidade Social do estudante (IVS):

Auxílio Emergencial de Acesso à Internet
 

Este auxílio emergencial é de caráter eventual e destinado a atender estudante matriculado em curso presencial e sem acesso à internet. O estudante atendido receberá o valor mensal de R$ 70,00 durante o período de distanciamento social com manutenção do calendário acadêmico, suspensão das aulas presenciais e desenvolvimento de atividades não presenciais por meio de tecnologias de comunicação e informação. É possível acumular o auxílio com outros recebidos por meio da Assistência Estudantil do IFSC.

Como solicitar?

Para solicitar o auxílio, o aluno deverá ter IVS válido e mandar um e-mail para dae.sje@ifsc.edu.br com o Termo de Compromisso do Auxílio Emergencial de Acesso Internet preenchido. O termo de compromisso encontra-se na página do nosso site: https://www.ifsc.edu.br/web/campus-sao-jose/assistencia-estudantil

Projeto Alunos Conectados
 

O IFSC firmou termo de adesão com a Rede Nacional de Pesquisa (RNP) e o Ministério da Educação para fornecimento de acesso a internet de dados móveis aos alunos da instituição com dificuldades de conexão. O objetivo é possibilitar o acompanhamento das atividades acadêmicas não presenciais durante o período de pandemia. Podem solicitar esse auxílio os alunos do IFSC com matrículas ativas em cursos presenciais e que tenham IVS válido e comprovem renda familiar mensal de até 0,5 salário mínimo per capita (via CadÚnico).

Para solicitar o aluno deverá mandar um e-mail para dae.sje@ifsc.edu.br com os dados abaixo:

  • Assunto do e-mail: Projeto Alunos Conectados
  • Matrícula estudante: número da matrícula do aluno no IFSC
  • Nome completo do estudante
  • CPF do estudante
  • Quantidade de disciplinas matriculadas no semestre vigente
  • Número do celular
  • Código da operadora do chip pré-existente (da linha atual do aluno) – 15 (Vivo), 21 (Claro), 31 (Oi), 41 (Tim)
  • CEP do local de acesso (onde o estudante utilizará os dados)
  • Recebe auxílio internet do IFSC (sim ou não)

Dúvidas: dae.sje@ifsc.edu.br




OPORTUNIDADES

PROGRAMA DE MONITORIA

Monitoria em Matemática, Cálculo e Programação

Desde o dia 01/06 o Curso de Engenharia de Telecomunicações passa a contar com dois alunos-monitores, que atenderão aos pares de forma remota usando os links e emails abaixo. Procure os monitores se tiver dúvidas.

Matemática básica e Cálculo
Segunda-feira: 11:35 às 13:25 e 16:35 às 18:30
Terça-feira: 16:35 às 18:30
Quarta-feira: 11:35 às 13:25
Quinta-feira: 15:50 ás 18:30
Sexta-feira: 11:35 às 13:25
Programação, Estruturas de Dados e Algoritmos
Segunda-feira: 15:45 ás 18:45
Terça-feira: 15:45 ás 18:45
Quarta-feira: 9:45 ás 11:45
Quinta-feira: 9:45 ás 11:45
Sexta-feira:
Sábado: 9:45 ás 11:45

OPORTUNIDADES EXTERNAS AO IFSC

O portal do IFSC no link Oportunidades Externas tem uma série de editais e oportunidades de participação em projetos, concursos e prêmios. Vale a pena dar uma conferida, pode ter algo que te interesse.

Mitacs Globalink Research Internship (GRI)

Oportunidades de bolsa para alunos de graduação participarem de projetos de pesquisa. Esta oportunidade é promovida pelo programa Mitacs Globalink Research Internship (GRI), que envolve dezenas de universidades canadenses. O programa GRI consiste em uma bolsa integral de 12 semanas, que envolve os custos da viagem e os de vivência, e é disponibilizado para estudantes no final da graduação e/ou dupla titulação entre graduação e mestrado que queiram seguir a área de pesquisa. Alunos de qualquer curso de graduação podem se aplicar para o projeto de pesquisa pelo qual tiverem mais interesse, e devem escolher dentre os projetos já previamente organizados pelos professores das diversas universidades participantes do programa. Maiores informações sobre o detalhamento dos projetos, universidades em que estão inseridos e local de realização estão disponíveis aqui.

Ressalta-se que são elegíveis apenas alunos que já tiverem completado 80% do curso até a data de início da mobilidade, prevista a começar entre maio e julho de 2022. É requisitada também a fluência oral e escrita na língua em que o projeto será realizado, que varia entre inglês e francês.

As inscrições se encerram no dia 22 de setembro, às 13h, e podem ser realizadas aqui.

Mitacs2022.png


Huawei ICT Competition Brasil 2021

O Huawei ICT Competition é um evento competitivo de intercâmbio de talentos de TIC desenvolvido pela Huawei para estudantes em todo o mundo. Por meio dessa competição, a Huawei tem como objetivo fornecer aos alunos uma plataforma para estudar e trocar idéias, aprimorando assim seus conhecimentos de TIC e habilidades práticas. Este concurso também visa estimular o pensamento criativo dos alunos em relação ao uso de novas tecnologias e plataformas. Este ano, estamos lançando a 6ª Competição de ICT da Huawei globalmente. Os alunos irão competir na Etapa Nacional, depois na Etapa Regional e, finalmente, competir com alunos de todo o mundo na Etapa Global.

Inscrições até 09 de setembro de 2021.

HuaweiICT2021.jpg


TDC Transformation

O TDC Transformation é o maior evento de profissionais de TI da América Latina onde você pode ter acesso a conteúdo e pessoas das maiores empresas de tecnologia do mundo

São mais de 20 salas paralelas com palestras, debates e oportunidades de networking, com mais de 100 horas de conteúdo durante os 3 dias do evento.

Não perca essa oportunidade de dar o primeiro passo na sua carreira e garantir seu Certificado de Participação!

TCD Transformation.jpg


VAGAS PARA BOLSAS DE PESQUISA

Vaga para bolsista em projeto de pesquisa aprovado no edital universal do IFSC
Título do trabalho
Sistema de Monitoramento automático de cultivo semi-hidropônico de morangos
Resumo
O cultivo semi-hidropônico é uma técnica de plantio com substrato inerte ensacado, que são umedecidos através de um sistema de irrigação interno. Ele possui inúmeras vantagens para pequenos produtores quando comparada ao cultivo tradicional, entretanto, uma grande desvantagem é a falta de soluções tecnológicas de baixo custo capazes de auxiliar no monitoramento e controle das produções.
Objetivos
Projetar e implementar uma Rede de Sensores Sem Fio de baixo custo para monitorar grandezas como pH, condutividade, temperatura e umidade e transmiti-las para a Internet. Os dados transmitidos/armazenados poderão gerar alarmes e auxiliar na tomada de decisão do produtor, reduzindo custos, uso de agrotóxicos, recursos hídricos e contribuindo para aumento da produtividade.
Vagas
1
Valor da bolsa
R$ 400,00 .
Carga horária semanal
20 h
Duração
11 meses, setembro de 2021 a julho de 2022.
Responsável
Prof. Odilson Tadeu Valle
Requisitos
  • Ser aluno(a) regularmente matriculado(a) no bacharelado em Engenharia do IFSC durante o período que compreende a execução do projeto;

  • Ter Currículo Lattes atualizado, preferencialmente com o e-mail do IFSC cadastrado;

  • Dispor de carga horária para o desenvolvimento das atividades de pesquisa, assim como na preparação de relatórios, pôsteres, resumos e artigos científicos, de acordo com a orientação do coordenador do projeto;
  • Não estar em débito com compromissos assumidos com a Assistência Estudantil.
  • Ter noções de programação.
  • Apresentar motivação para trabalhar com pesquisa científica.
Desejável
Cursando ou concluído Programação I, Programação Orientada a Objetos, Projeto Integrador II, Sistemas Distribuídos, Sistemas Embarcados e Banco de Dados, ou disciplinas afins.
Inscrições e informações
Enviar email para odilson@ifsc.edu.br até dia 10/09/2021.



VAGAS PARA ESTÁGIO

Anuncie aqui as vagas de estágio em empresas na área de telecomunicações. Para atualizar ou publicar neste espaço, envie um email para engtelecom@ifsc.edu.br(para vagas na engenharia) ou para tecnicotelecom@ifsc.edu.br(para vagas no curso técnico).

EMPRESA - FIESC - Instituto Euvaldo Lodi - IEL/SC
DATA PUBLICAÇÃO
26/08/2021
LOCAL
JOAO PAULO - Florianópolis (Estágio remoto em home-office)
CARGA HORÁRIA
30h/semanais
REQUISITOS
Cursando 1ª a 8ª fase de: Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Ciência da Computação; Engenharia da Computação ou de Software; Engenharia de Telecomunicações; Gestão da Tecnologia da Informação; Redes de Computadores; Segurança da Informação; Sistemas para Internet.
VAGA
94395-FLN / ESTÁGIO - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, SEGURANÇA INFORMAÇÃO
ATIVIDADES
  • Auxiliar no suporte técnico on-line aos softwares desenvolvimentos pela empresa;
  • Auxiliar no desenvolvimento e testes de software na nuvem.
CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS
  • Inglês (Básico), Projeto de Redes (Básico), PHP (Básico), MYSQL (Médio), Java Script (Básico), HTML (Básico)
CONHECIMENTOS DESEJÁVEIS
BOLSA
R$: 1.000,00
BENEFÍCIOS
Auxílio Alimentação/Refeição: 300,00 mensal - Estágio remoto (home-office).
CONTATO
Para concorrer a essa e outras vagas disponíveis, faça seu cadastro e candidate-se no site https://estagio.ielsc.org.br.
Mais informações, faça contato conosco pelo(s) número(s) de telefone: (48) 3332-3464 / (48) 3332-3065
RESPONSÁVEL PELA INFORMAÇÃO NA EMPRESA
Anny Ellen de Souza (EST - Coordenadoria de Estágio Regional Florianópolis/SC)
IELSC-94395-FLN.jpg
EMPRESA - Equal BI & Data Engineering
DATA PUBLICAÇÃO
24/08/2021
LOCAL
Florianópolis – Centro
CARGA HORÁRIA
25h/semanais Início em Setembro/21
REQUISITOS
Cursando Ensino Superior; Ter disponibilidade de 06 horas diárias.
VAGA
Estágio em Engenharia de Dados
ATIVIDADES
  • Mapear e extrair dados de diversas fontes.
  • Desenvolver e monitorar rotinas de ETL com Pentaho Data Integration.
  • Gerenciar e otimizar bancos de dados relacionais.
  • Desenvolver políticas e processos para segurança das informações.
  • Atualizar e desenvolver dashboards com Power BI.
CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS
  • Perfil proativo, comunicativo, responsável e com muita vontade de aprender.
  • Cursar Ciência da Computação, Engenharia ou área técnica relacionada.
  • Familiaridade com banco de dados, processos de ETL e consultas SQL.
  • Familiaridade com Cibersegurança e normativas de segurança da informação.
CONHECIMENTOS DESEJÁVEIS
  • Experiência na área.
  • Experiência em análise de dados com Python/R.
  • Conhecimento sobre ferramentas de Big Data e Cloud Computing.;ATITUDES:
BOLSA
Bolsa estágio R$ 900 + R$100 (VT)
BENEFÍCIOS
VT
CONTATO
vitorhgx@gmail.com

1ª etapa: Enviar CV + Carta de apresentação para vitorhgx@gmail.com até o dia 04/09/21

RESPONSÁVEL PELA INFORMAÇÃO NA EMPRESA
Vitor Rodrigues
EMPRESA - WiFeed https://www.wifeed.com.br/
DATA PUBLICAÇÃO
29/07/2021
LOCAL
CARGA HORÁRIA
30h/semanais
REQUISITOS
Cursando Ensino Superior; Ter disponibilidade de 06 horas diárias.
VAGA
Estágio para a área de Redes (Instalações e Suporte Técnico)
ATIVIDADES
Sua função será analisar a rede dos clientes e realizar o processo de instalação da ferramenta de captive portal do WiFeed. Para isso, será necessário participar de reuniões com os clientes, realizar o cadastro dos clientes na plataforma WiFeed, fazer a configuração do captive portal dependendo da solução de Wi-Fi que o cliente possui e realizar os testes pós instalação.
CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS
Conhecer a fundo o protocolo TCP/IP na versão 4 (IPv4)
CONHECIMENTOS DESEJÁVEIS
Conhecimento básico de Firewall; Experiência com redes com Mikrotik (RouterOS); Conhecimento básico em análise de redes com Wireshark.
ATITUDES
BOLSA
Bolsa estágio compatível com o cargo
BENEFÍCIOS
Prêmio por alcance de metas; Possibilidade de Home-Office.
CONTATO
contato@wifeed.com.br
RESPONSÁVEL PELA INFORMAÇÃO NA EMPRESA
EMPRESA - GeoSurvey Tecnologias - https://gstecnologias.com.br/
DATA PUBLICAÇÃO
29/07/2021
LOCAL
CARGA HORÁRIA
Horário das 8h até 14h ou 12h até 18h (30h/semanais)
REQUISITOS
VAGA
ATIVIDADES
Atendimento ao cliente, suporte técnico para equipamentos GPS que utilizam rádio digital ,UHF e o sistema GSM, entre outros equipamentos, criação e atualização de tutoriais e materiais de apoio, auxilio nas demandas de informática da empresa (cabeamento, configurações de rede e sistemas.
CONHECIMENTOS DESEJÁVEIS
ATITUDES
BOLSA
R$: 700,00 + 200 VT
BENEFÍCIOS
VT
CONTATO
adriano@gstecnologias.com.br
RESPONSÁVEL PELA INFORMAÇÃO NA EMPRESA
Adriano


EMPRESA - Biomotion Rehabilitation Solutions - http://www.biomotion.solutions/
DATA PUBLICAÇÃO
27/07/2021
LOCAL
Presencial: R. Des. Pedro Silva, 2958 - Coqueiros, Florianópolis e Home Office
CARGA HORÁRIA
20h/semanais
REQUISITOS
Cursos de Tecnologia/Engenharia nas áreas de Elétrica/Eletrônica/Mecatrônica/Telecom/Automação e afins
VAGA
Estágio para desenvolvedor
ATIVIDADES
Desenvolvimento de projeto inovador de equipamento eletromédico na área de reabilitação.
CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS
Eletrônica Analógica e Digital; Microcontroladores (acionamento de motores; comunicação serial); Programação C/C++
CONHECIMENTOS DESEJÁVEIS
Metodologia ágil; Inglês básico/intermediário
ATITUDES
Comprometimento; Vontade de aprender; Pró-atividade para propor melhorias no projeto; Trabalhar em equipe
BOLSA
1.000+VT
BENEFÍCIOS
VT
CONTATO
contato@biomotion.solutions
RESPONSÁVEL PELA INFORMAÇÃO NA EMPRESA
LUIZA ALVES DA SILVA
Biomotion.png


EMPRESA - Intermediador Spark
DATA PUBLICAÇÃO
22/jul/2021
LOCAL
Santo Antônio de Lisboa/Florianópolis-SC (Trabalho remoto durante a pandemia)
CARGA HORÁRIA
20 horas semanais
REQUISITOS
Estar cursando Técnico ou Superior em Telecom, Engenharia de Telecomunicação ou áreas afins
VAGA
Estágio em Suporte de Telefonia IP [1]
ATIVIDADES
Atendimento ao cliente por telefone, chat e email; Resolução de problemas técnicos.
CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS
CONHECIMENTOS DESEJÁVEIS
ATITUDES
BOLSA
R$ 1.000,00
BENEFÍCIOS
VT e VA
CONTATO
gabriela@sparkgestao.com.br
RESPONSÁVEL PELA INFORMAÇÃO NA EMPRESA
Gabriela Gouveia
EMPRESA - SLS Drones - https://www.slsdrones.com.br/
DATA PUBLICAÇÃO
05/jul/2021
REQUISITOS
Cumprir os requisitos do curso para realizar o estágio obrigatório
VAGA
Estágio em Inspeção de Torres com Drones
ATIVIDADES
  • Desenvolver estudo sobre a utilização de drones na inspeção de torres

de telecomunicações.

  • Elaborar videoaulas sobre a utilização de drones na inspeção de torres

de telecomunicações.

CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS
  • Análise de custos
  • Pacote Office
  • Avaiação de Sistemas
CONHECIMENTOS DESEJÁVEIS
  • Inglês básico
  • Voo com drones
  • Normas sobre a manutenção de torres de telecomunicações
ATITUDES
proativo, inovador, comprometido com os prazos e qualidade
BOLSA
R$ 1.000,00
BENEFÍCIOS
Certificado de Piloto de drones Classe 3 ANAC
CONTATO
contato@slsdrones.com.br
RESPONSÁVEL PELA INFORMAÇÃO NA EMPRESA
Steferson Luiz Stares


VAGAS PARA EMPREGO

DATA PUBLICAÇÃO
3/set/2021

Byond, startup catarinense localizada em Florianópolis que desenvolve soluções IoT para Indústria, está buscando profissionais para compor seu time de desenvolvimento, projeto, instalação e suporte de hardware e software IoT:

Técnico de Automação Profissional com experiência em eletrônica e configuração de redes de dados, para atuar em ambiente industrial dando suporte à instalação das nossas soluções nos clientes em todo o Brasil. Esta vaga requer disponibilidade para viagens e podemos avaliar candidatos de outras cidades além de Florianópolis como Joinville, Curitiba, Itajaí e Blumenau.

Técnico de Eletrônica Profissional com conhecimentos de design e montagem de circuitos eletrônicos, bem como configuração e desenvolvimento de software embarcado. Vaga para Florianópolis, presencial.

Encorajamos candidatos recém formados ou mesmo finalizando graduação de engenharias e cursos técnicos de automação, mecatrônica, elétrica, sistemas de informação e afins.

Temos um ambiente de aprendizado prático intenso que favorece o crescimento profissional e um programa de participação (pool options) que favorece aqueles que trabalharem conosco por mais tempo.

Encaminhe currículo para contato@byond.com.br aos cuidados do CEO, Gustavo Yugo, ou contate diretamente pelo telefone e whatsapp (48) 99169-4249.

Atenciosamente,

Maria Fernanda Tutui


MAIS VAGAS DE BOLSAS, ESTÁGIO E EMPREGO

PÁGINA VAGAS da ACATE
Logo-acatepng.png
A Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) disponibiliza na página vagas ofertas de estágio e emprego de suas mais de 1200 empresas associadas. AS associadas atuam nas mais diversas áreas como Automação Comercial, Equipamentos Eletrônicos/Elétricos, Infraestrutura de Hadware e Redes e Telecomunicações.
BUSCA POR VAGAS no LINKEDIN
Linkedin.png
O Linkedin é uma rede social voltada para relacionamentos profissionais que é muito utilizada para anunciar e encontrar vagas de emprego e estágio, além de ser uma ótima ferramenta para estreitar contatos e fazer parcerias. Na página de busca por vagas você pode digitar a área de atuação e região em que está procurando uma vaga.