MURAL DE AVISOS E OPORTUNIDADES DA ÁREA DE TELECOMUNICAÇÕES

De MediaWiki do Campus São José
Revisão de 09h40min de 23 de março de 2022 por Moecke (discussão | contribs) (Orientação sobre a matricula online no SIGAA)
Ir para: navegação, pesquisa

MURAL DE AVISOS E OPORTUNIDADES DA ÁREA DE TELECOMUNICAÇÕES



Link curto para esta pagina: http://bit.ly/MuralTelecomIFSC

INFORMAÇÕES SOBRE PROCESSOS ACADÊMICOS

Orientação sobre a matrícula online no SIGAA

A cada intervalo de semestre os alunos veteranos do curso de Engenharia, Licenciatura e Técnicos subsequentes devem efetuar a matrícula online, de acordo com o calendário acadêmico (21 a 27/03/22 Rematrículas online). O processo todo é realizado no SIGAA. Para os alunos calouros a matrícula é automática em todas as unidades curriculares (UCs) da 1ª fase do curso. Para ver mais detalhes de como é o processo de matrícula veja a página Orientações para Matrícula, onde além de um tutorial em pdf, você encontra um vídeo exemplificando como é feita a matrícula. Se tiver dúvidas no processo de matrícula, converse com seus colegas de turma, procure a Secretaria Acadêmica <secretaria.sje@ifsc.edu.br, ou a coordenação do seu curso.

Após o término das matrículas, é feito o processamento das matrículas que demora entre 1 e 2 dias, após os quais você poderá ver no SIGAA o resultado final.

Na primeira semana de aulas é aberto um período de ajuste de matrículas (31/03 a 05/04 Ajuste de matrículas). Neste período você pode cancelar alguma UC ou incluir alguma nova.

Sempre ao comparecer nas primeiras aulas das disciplinas (UCs) confira com o professor se seu nome consta da lista de chamada. Se houver algum problema, procure a Secretaria Acadêmica <secretaria.sje@ifsc.edu.br, ou a coordenação do seu curso.

Orientação sobre matrícula em disciplina isolada

Quem desejar se candidatar a cursar uma disciplina isolada pode pode solicitar a matrícula enviando um email para a Secretaria Acadêmica <secretaria.sje@ifsc.edu.br>, ou comparecer pessoalmente ao campus, com o Arquivo:MatriculaIsolada.odt preenchido e assinado junto com os anexos até o último dia de matrícula previsto no calendário acadêmico (21 a 28/03 Rematrículas online).

Para encontrar o nome e código da Unidade Curricular consulte a estrutura curricular do curso no SIGAA.

ANEXOS:

(    )  Fotocópia autenticada do documento de identificação.
(    )  Comprovante de atuação na área profissional de Telecomunicações (se atua)
(    )  Comprovante de matrícula em curso de graduação (se cursando)
(    )  Cópia digital do diploma de curso de graduação (se formado)
(    )   Comprovação de vacinação contra a Covid-19 (esquema vacinal completo)

Os documentos podem ser enviados por email como cópia digital junto com o requerimento, mas posteriormente devem ser entregues na Secretaria Acadêmica.

A Secretaria Acadêmica abrirá um processo no SIGA/SJ para o aluno como visitante. Após o processamento das matrículas dos alunos regulares o processo será analisado pelo coordenador do curso para parecer. Para a matrícula de alunos que não são do Curso de Engenharia de Telecomunicações do IFSC, a RDP apresenta duas possibilidades de matrícula em componente curricular.

  • MATRÍCULA EM COMPONENTE CURRICULAR ISOLADO
  • MATRÍCULA ESPECIAL EM COMPONENTE CURRICULAR

Art. 139. Matrícula em componente curricular isolado é aquela feita pelo aluno regularmente matriculado no IFSC em componentes curriculares não previstos no currículo do seu curso, podendo ser de qualquer curso de mesmo nível ou inferior, mediante disponibilidade de vaga.
Art. 141. Terminados os processos de matrícula dos alunos do IFSC as vagas restantes em componentes curriculares poderão ser ocupadas por qualquer pessoa mediante processo de matrícula especial em componente curricular.
§ 1º A solicitação de matrícula especial será protocolada pelo solicitante e dirigida à Coordenadoria de Curso ofertante do componente curricular, em formulário próprio, no período previsto no calendário acadêmico, acompanhando:
I - fotocópia autenticada do documento de identificação;
II - justificativa do pedido;
§ 2º O deferimento ficará condicionado à aceitação da Coordenadoria de Curso considerando o PPC do curso ofertante, que poderá solicitar documentação complementar.
Art. 142. A solicitação de matrícula especial em componente curricular será atendida conforme a seguinte ordem de prioridade:
I - profissional da área;
II - aluno realizando curso de graduação na área afim;
III - portador de diploma de curso de graduação;
IV - candidato com mais idade.

FONTE: https://wiki.sj.ifsc.edu.br/images/3/32/Resolucao20_2018_rdp1.pdf.

Orientação sobre validação de UCs

Orientação sobre trancamento de matrícula no curso

Para solicitar o trancamento de matrícula no curso o aluno deverá dar entrada no processo na Secretaria Acadêmica através do email <secretaria.sje@ifsc.edu.br>, que registrará o processo no Sistema Integrado de Gerenciamento Administrativo SIGA/SJ (de acesso restrito aos servidores do IFSC).

  • Observe os prazos divulgados no Calendário Acadêmico do IFSC Campus São José.
  • Antes de trancar o curso, converse com o coordenador da Engtelecom, talvez haja uma outra opção para você.
  • O aluno deve apresentar o comprovante de estar quites com a biblioteca.
  • Não há nenhum formulário para este processo, ele é feito direto no sistema SIGA;
  • Lembre-se que o período máximo total de trancamento será de quatro períodos letivos consecutivos ou não
  • O trancamento só poderá ser solicitado pelo aluno a partir do segundo período letivo do curso (portanto alunos calouros não podem trancar o curso).
  • Deverá ser informado o número de períodos letivos que deseja trancar.
CAPÍTULO IX – DO TRANCAMENTO DE MATRÍCULA

Art. 147. O trancamento de matrícula se aplica a cursos de graduação com oferta periódica e será solicitado no sistema acadêmico pelo aluno ou responsável legal, no prazo estabelecido no calendário acadêmico.

§ 1º O trancamento só poderá ser solicitado pelo aluno a partir do segundo período letivo do curso, independente da sua aprovação ou reprovação, informando o número de períodos letivos que deseja trancar.
§ 2º O aluno anexará os documentos previstos no formulário incluindo obrigatoriamente: a carteira estudantil, a negativa de débito da biblioteca e demais débitos determinados pela Coordenadoria de Curso.
§ 3º A apreciação do pedido de trancamento será realizada pela Coordenadoria de Curso.
§ 4º O período máximo total de trancamento será de quatro períodos letivos consecutivos ou não.
§ 5º O período de trancamento não será contabilizado no prazo de integralização do curso.
§ 6º A data limite para solicitação de trancamento é equivalente a 25% (vinte e cinco por cento) do período letivo.
FONTE: Regulamento Didático-Pedagógico do IFSC

ACESSO AO CAMPUS DURANTE A PANDEMIA

Orientações para os discentes

No dia 18/10 iniciaram as atividades presenciais para as UCs práticas no nosso câmpus. No entanto, muitas aulas ainda estão ocorrendo por ANPs. Para atender aos alunos, o campus preparou uma infraestrutura para auxiliar o desenvolvimento das mesmas pelos estudantes que estiverem no câmpus, seja para participar de aulas práticas ou precisarem por outro motivo.

Estão preparados três espaços que poderão ser utilizados: Lab CAD2 (9 computadores), Laboratório Informática (16 computadores) e 2 Salas de aula adaptadas com 6 Notebooks cada.

Os estudantes que necessitarem da utilização desses espaços, para realização das ANP, devem efetuar o agendamentos pelo e-mail cotur.sje@ifsc.edu.br ou comparecendo ao campus na orientação de turno. O horário de atendimento é das 07h00 às 21h00, de segunda a sexta.

Protocolos de segurança sanitária

Para acessar o campus deve-se cumprir com as medidas preventivas conforme PSS e demais normas sanitárias vigentes (ver cartilha COVID IFSC São José).

  • Use máscara o tempo todo que estiver no campus;
  • Higienize as mãos com frequência;
  • Mantenha o distanciamento de 1,5 metros.

ATENÇÃO: Se estiver com sintomas respiratórios, não vá à aula! Se houver o aparecimento de sintomas após ter ido à aula, avise à coordenação do seu curso e a Comissão de Contingência do Campus <contingencia.sje@ifsc.edu.br>. (ver item 7.4 da PSS)

ENSINO EM ANPs

Com o objetivo de garantir condições de acesso e permanência com êxito dos estudantes no percurso formativo, o IFSC disponibiliza aos seus estudantes a assistência estudantil. Você estudante que possui IVS ativo e não possui internet o IFSC disponibiliza dois tipos de auxílio de acordo com a renda e Índice de Vulnerabilidade Social do estudante (IVS):

Auxílio Emergencial de Acesso à Internet
 

Este auxílio emergencial é de caráter eventual e destinado a atender estudante matriculado em curso presencial e sem acesso à internet. O estudante atendido receberá o valor mensal de R$ 70,00 durante o período de distanciamento social com manutenção do calendário acadêmico, suspensão das aulas presenciais e desenvolvimento de atividades não presenciais por meio de tecnologias de comunicação e informação. É possível acumular o auxílio com outros recebidos por meio da Assistência Estudantil do IFSC.

Como solicitar?

Para solicitar o auxílio, o aluno deverá ter IVS válido e mandar um e-mail para dae.sje@ifsc.edu.br com o Termo de Compromisso do Auxílio Emergencial de Acesso Internet preenchido. O termo de compromisso encontra-se na página do nosso site: https://www.ifsc.edu.br/web/campus-sao-jose/assistencia-estudantil

Projeto Alunos Conectados
 

O IFSC firmou termo de adesão com a Rede Nacional de Pesquisa (RNP) e o Ministério da Educação para fornecimento de acesso a internet de dados móveis aos alunos da instituição com dificuldades de conexão. O objetivo é possibilitar o acompanhamento das atividades acadêmicas não presenciais durante o período de pandemia. Podem solicitar esse auxílio os alunos do IFSC com matrículas ativas em cursos presenciais e que tenham IVS válido e comprovem renda familiar mensal de até 0,5 salário mínimo per capita (via CadÚnico).

Para solicitar o aluno deverá mandar um e-mail para dae.sje@ifsc.edu.br com os dados abaixo:

  • Assunto do e-mail: Projeto Alunos Conectados
  • Matrícula estudante: número da matrícula do aluno no IFSC
  • Nome completo do estudante
  • CPF do estudante
  • Quantidade de disciplinas matriculadas no semestre vigente
  • Número do celular
  • Código da operadora do chip pré-existente (da linha atual do aluno) – 15 (Vivo), 21 (Claro), 31 (Oi), 41 (Tim)
  • CEP do local de acesso (onde o estudante utilizará os dados)
  • Recebe auxílio internet do IFSC (sim ou não)

Dúvidas: dae.sje@ifsc.edu.br




Defesa pública de TCC

TCC: 50 - Título: Proposta de fluxo de moderação e implantação com moderação de aplicação voltada para ensino em nuvem privada

Autor: MURILO BAUER
Orientador: Ederson Torresini
Banca: Prof. Ederson Torresini (presidente), Prof. Cleber Jorge Amaral e Humberto José de Sousa
Data da defesa: 22/12/2021 - 15:30
Local: https://meet.google.com/imv-fean-kdx.

OPORTUNIDADES

PROGRAMA DE MONITORIA

OPORTUNIDADES EXTERNAS AO IFSC

Acesse https://groups.google.com/a/ifsc.edu.br/g/mural-telecom e confira as vagas publicadas em nosso mural virtual (certifique-se de estar logado com sua conta institucional do IFSC)!

Para receber em seu email as oportunidades no momento em que são publicadas, inscreva-se no grupo enviando um email de sua conta institucional do IFSC para mural-telecom+subscribe@ifsc.edu.br

Para anunciar oportunidades no mural, siga estas instruções.



VAGAS PARA BOLSAS DE PESQUISA

Acesse https://groups.google.com/a/ifsc.edu.br/g/mural-telecom e confira as vagas publicadas em nosso mural virtual (certifique-se de estar logado com sua conta institucional do IFSC)!

Para receber em seu email as oportunidades no momento em que são publicadas, inscreva-se no grupo enviando um email de sua conta institucional do IFSC para mural-telecom+subscribe@ifsc.edu.br

Para anunciar oportunidades no mural, siga estas instruções.



VAGAS PARA ESTÁGIO

Acesse https://groups.google.com/a/ifsc.edu.br/g/mural-telecom e confira as vagas publicadas em nosso mural virtual (certifique-se de estar logado com sua conta institucional do IFSC)!

Para receber em seu email as oportunidades no momento em que são publicadas, inscreva-se no grupo enviando um email de sua conta institucional do IFSC para mural-telecom+subscribe@ifsc.edu.br

Para anunciar oportunidades no mural, siga estas instruções.


VAGAS PARA EMPREGO

Acesse https://groups.google.com/a/ifsc.edu.br/g/mural-telecom e confira as vagas publicadas em nosso mural virtual (certifique-se de estar logado com sua conta institucional do IFSC)!

Para receber em seu email as oportunidades no momento em que são publicadas, inscreva-se no grupo enviando um email de sua conta institucional do IFSC para mural-telecom+subscribe@ifsc.edu.br

Para anunciar oportunidades no mural, siga estas instruções.


MAIS VAGAS DE BOLSAS, ESTÁGIO E EMPREGO

PÁGINA VAGAS da ACATE
Logo-acatepng.png
A Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) disponibiliza na página vagas ofertas de estágio e emprego de suas mais de 1200 empresas associadas. AS associadas atuam nas mais diversas áreas como Automação Comercial, Equipamentos Eletrônicos/Elétricos, Infraestrutura de Hadware e Redes e Telecomunicações.
BUSCA POR VAGAS no LINKEDIN
Linkedin.png
O Linkedin é uma rede social voltada para relacionamentos profissionais que é muito utilizada para anunciar e encontrar vagas de emprego e estágio, além de ser uma ótima ferramenta para estreitar contatos e fazer parcerias. Na página de busca por vagas você pode digitar a área de atuação e região em que está procurando uma vaga.