Mudanças entre as edições de "MP2"

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar
Linha 24: Linha 24:
 
aplicações em radiodifusão (broadcasting), armazenamento e transmissões via internet.
 
aplicações em radiodifusão (broadcasting), armazenamento e transmissões via internet.
 
O diagrama de blocos do esquema de codificação no domínio da freqüência ou da
 
O diagrama de blocos do esquema de codificação no domínio da freqüência ou da
transformada é mostrado abaixo:
+
transformada é mostrado abaixo:[[Imagem:Exemplo.jpg]]
  
 
   
 
   

Edição das 14h54min de 14 de dezembro de 2008

Modelo de Artigo para Telefonia 1: Codificador de voz Mp2


Paulo Sergio Alves, Claudir Farias
Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina
Curso Superior de Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações

Resumo

A utilização de técnicas e ferramentas de compressão cada vez mais eficientes tem sido uma das principais preocupações a serem levadas em conta no desenvolvimento de novos codificadores. Esse fato tem possibilitado uma rápida evolução de algoritmos e técnicas propostas que hoje em dia fazem parte dos principais codificadores de sinais de som. As primeiras técnicas de compressão de áudio digital apareceram aproximadamente no começo dos anos 80 e foram baseadas na codificação do sinal no domínio do tempo. Com o passar dos anos apareceu a idéia de se codificar os sinais no domínio da freqüência utilizando-se para esse caso os chamados modelos psico-acústicos do sistema de audição humano. Esses modelos exploram o fenômeno de mascaramento do ouvido e, portanto, permitem identificar aproximadamente as componentes de freqüência audíveis ou pouco audíveis que fazem parte do espectro auditivo. A partir dessa discriminação é possível a determinação da informação que deverá ser posteriormente quantizada, codificada e transmitida (audível), obtendo-se logicamente um ganho considerável de compressão. Hoje em dia, com o avanço da tecnologia de circuitos integrados de alta velocidade e com o desenvolvimento de algoritmos cada vez mais eficientes, é possível implementar esse tipo de codificadores para aplicações em tempo real (codificadores Dolby AC-2, Dolby AC-3, MPEG-1, MPEG-2, etc), os quais já estão sendo utilizados nos diferentes sistemas de telecomunicações para aplicações em radiodifusão (broadcasting), armazenamento e transmissões via internet. O diagrama de blocos do esquema de codificação no domínio da freqüência ou da transformada é mostrado abaixo:Exemplo.jpg


Esquema de codificação de áudio no domínio da transformada.



MP2 Deu inicio em 1980, é um codec de áudio e vídeo registrado na ISO/IEC 11172-3 MPEG (Moving Picture Experts Group). Foi idealizado no intuito de padronizar a transmissão de áudio e vídeo digital e utilizado também em Vídeo cd. A MPEG inclui 3 categorias de áudio conhecidas como técnicas de codificação mp1, mp2,mp3 . Na internet os arquivos de vídeo são reconhecidos com extensão mpeg e para áudio extensão mp2,mp3. Este codec utiliza a codificação Perceptual um modelo Psicoacústico que explora as limitações do ouvido Humano .


ver : http://palcoprincipal.uol.com.br/artigos/Artigo/compressao_mpeg_audio

Introdução

Escreva uma pequena introdução, situando a importancia do tema a ser estudado. Se possível cite outros trabalhos correlatos.

Se quiser inserir fórmulas, use a seguinte linha como base:



Funcionamento do CODEC

Descreva o funcionamento do CODEC/VOCODER.

Funcionamento do CODEC

Nosso ouvido humado é sensível a faixa de 20hz a 20khz onde se divide-se esta faixa de freqüência em 12 partes , casa parte teremos 32 amostras PCM e ao total final teremos 12 x32 = 384 amostras pcm que serão quantizadas .

Subtópico

Bla, Bla, Bla, Bla....

Subtópico

Bla, Bla, Bla. Bla2

Comparação com outros CODECs

Cite algumas vantagens e desvantagens do CODEC.

Aplicações

Exemplifique algumas aplicações nas quais ele é usado.

Referências

  1. http://www.midiacom.uff.br/~debora/fsmm/pdf/parte5.pdf (#)
  2. Cite as referencias precedidas pelo (#)