Mudanças entre as edições de "MATLAB - Software de estudos matemáticos"

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar
(Criou página com '== Projeto de Extensão == ;Professor Orientador: * [http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4337874P4 Jeremias Stein Rodriguês] ;Bolsistas: * Stephany Padi...')
 
Linha 4: Linha 4:
  
 
;Bolsistas:
 
;Bolsistas:
* Stephany Padilha Guimarães: [http://wiki.sj.ifsc.edu.br/index.php?title=Usu%C3%A1rio:Andre.fw&redirect=no Página da Wiki]
+
* Stephany Padilha Guimarães:  
  
 
;Período:
 
;Período:

Edição das 16h03min de 8 de setembro de 2014

Projeto de Extensão

Professor Orientador
Bolsistas
  • Stephany Padilha Guimarães:
Período
  • Semestre 2014/2
Motivação

O MATLAB (de MATrix LABoratory) é um software interativo de alta performance voltado para o cálculo numérico. Com ele podemos trabalhar desde a Matemática básica até conteúdos avançados do ensino superior, como os conteúdos de Cálculo e Álgebra Linear. O desempenho do programa faz com que resolver problemas, que seriam impossíveis de solucionar apenas com papel e caneta, seja possível e a solução é obtida de forma otimizada.O programa já apresenta diversos subprogramas (códigos) que resolvem vários problemas, como encontrar a inversa de uma matriz, além disto, também é possível escrever códigos que resolvam situações gerais do usuário, fazendo com que este tenha apenas que inserir informações iniciais para que o programa, usando este código, apresente o resultado procurado.

Como, nos cursos superiores tecnológicos (como as engenharias e os cursos tecnólogos), o contato com a Matemática avançada é feito em diversos momentos do curso, temos que o software torna-se útil tanto dentro como fora de sala de aula. Professores podem construir gráficos de forma mais simples, apresentar uma solução mais rapidamente, estudar o comportamento de funções, etc. Com o MATLAB podemos aplicar os conteúdos que já foram vistos, em sala de aula, de forma a reforçar este conteúdo ou estudar resultados e, o que estes implicam ou o como eles podem ser interpretados. Desta forma é importante que, tanto alunos como professores, saibam como utilizar o programa para lhes auxiliar.

Nos cursos de Engenharia de Telecomunicações e Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações (CST), do IFSC – São José, o software é utilizado em sala de aula como ferramenta de ensino em diversas áreas (em geral em fases avançadas dos cursos), o que faz com que os alunos tenham a necessidade de conhecer o programa e como operar com o mesmo, ou pelo menos com um software equivalente como o Octave. Mas isto não ocorre somente no Instituto Federal, a cada dia mais cursos superiores tecnológicos estão surgindo e com isto existe cada vez mais necessidade de cursos e oficinas que ensinem os usuários a trabalhar com ferramentas como o MATLAB.

Vídeos