Listagem dos BIs de Software da TRÓPICO RA

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar
A versão imprimível não é mais suportada e pode ter erros de renderização. Atualize os favoritos do seu navegador e use a função de impressão padrão do navegador.

BIs do Módulo de Sincronismo (MS)

CSINC
Controlador de Sincronismo (MS) - É responsável pela recepção da somatória dos erros de fase da Central e envio desta à placa CGS e pela realização do algoritmo de escolha de referência de sincronização para as placas CGS sob seu controle.
CORIS
Controlador da RIS (MS) - É responsável pela detecção e sinalização das falhas ocorridas na geração e distribuição primária do sinal 2MB.
COCSI
Controlador da CSI (MS) - É um BI residente em EPROM e responsável pelo estabelecimento, controle e supervisão da sinalização em um plano entre processadores.
COCGS
Controlador da CGS (MS) - É um BI residente em EPROM no processador dedicado da placa CGS e responsável pelo controle de freqüência e fase do oscilador da placa CGS.

BIs do Módulo de Comutação (MX)

CCOMX
Controlador de Comutação no MX (MX) - É responsável pela alocação, desalocação, comutação, desconexão e inserção de atenuação nos canais de voz do Módulo de Comutação.
CORIS
Controlador da RIS (MX)

BIs do Módulo de Operação e Manutenção (MO)

ADX25
Adaptação para Protocolo de Sinalização X.25 (MO) - É o BI responsável pela adaptação entre a terminação e as funções de controle do protocolo de sinalização X.25.
TRX25
Terminação de Protocolo de Sinalização X.25 (MO) - É o Bl responsável pelo controle do protocolo de sinalização X.25.
ADEES
Adaptação para periféricos de Entrada e Saída (MO) - É o Bl responsável pela adaptação entre os periféricos de entrada e saída e as funções de CHM.
CPEES
Controlador de Periféricos de Entrada e Saída (MO) - É responsável pela formatação de tela e pela entrada e saída de caracteres, tanto dos comandos e suas respostas como das mensagens espontâneas.
ANSIN
Analisador Sintático (MO) - É responsável pela análise léxico-sintática das linhas de comando, pedido de tradução de comandos, encaminhamento dos mesmos aos tratadores e controle do fluxo de saída das respostas dos comandos. As respostas são direcionadas a um periférico de entrada e saída ou a uma impressora.
CIMPR
Controlador de Impressão (MO) - É o responsável pela saída impressa dos comandos direcionados a uma impressora, bem como pela saída impressa de relatórios e mensagens espontâneas. Além disso, oferece ao operador a manipulação das filas de impressão, como por exemplo, transferência de arquivos de uma fila para outra.
TRADC
Tradutor de Comandos (MO) - É responsável pela tradução do código do comando, dos parâmetros e de valores mnemônicos. Realiza também a ordenação dos parâmetros dos comandos. Além disso, é o banco de mensagens do sistema que realiza a tradução de um código interno enviado por cada Bl que necessita informar ao operador sobre a ocorrência de uma falha ou de um procedimento operacional, além de uniformizar e tornar mais objetivas as mensagens enviadas ao operador. Essas mensagens não utilizam as vias de sinalização.
GEPER
Gerenciador de Periféricos (MO) - Controla a tabela que contém os dados dos periféricos de tal forma que qualquer alteração passa obrigatoriamente por ele. É também o responsável pela distribuição de mensagens e relatórios espontâneos aos controladores de periféricos.
GARCI
Gerenciador de Arquivos de Comandos Indiretos (MO) - Através dele os comandos editados em um arquivo podem ser executados em bloco com a mínima intervenção do operador. Além disso, arquivos de comandos podem ser agendados ou acionados por determinadas situações de falha.
GUCHM
Gerenciador de Usuários de CHM (MO) - É o responsável pela manutenção dos dados dos operadores, ou seja, suas identificações (nome e senha), seus campos de atuações, grau de autoridade e as programações de teclas de função para cada usuário.
GSINC
Gerenciador de Sincronismo (MO) - Supervisiona o estado operacional dos geradores de sincronismo, o estado operacional das referencias de sincronização e controla a configuração de sincronismo, isto é, cada vez que uma nova referência de sincronização é instalada no sistema, esta se matricula no gerenciador. É responsável também pelo tratamento dos comandos de CHM referentes ao sincronismo.
GSINA
Gerenciador de Sinalização (MO) - É responsável pela execução dos comandos de CHM relativos a configuração da estrutura de sinalização. Tem ainda a função de supervisionar e executar testes na sinalização entre os processadores.
GCONF
Gerenciador de Configuração (MO) - É responsável pelo controle central da configuração (existência e estado de funcionamento) de processadores, pelo estado operacional dos BI's Software por processador e pelas placas dos Módulos. Faz interface com o operador para funções que permitem, por exemplo, introduzir novos processadores, BI's ou placas de terminais em uma Central em operação. É também responsável pela carga e iniciação/reiniciação dos demais processadores.
GCAGE
Gerenciador de Calendário e Agenda (MO) - Gerencia os controladores de Calendário e agenda dos vários processadores de modo a manter a integridade das informações. É responsável pelo tratamento de comandos de CHM relativos às funções de Agenda e Calendário que permitem, por exemplo, interrogar ou modificar datas, horas e feriados.
GARMM
Gerenciador de Arquivos e Memória de Massa (MO) - Faz a interface entre o operador e a Central para fins de administração de periféricos, controladores de Memória de Massa (Disco Rígido, Disco Magnético Flexível, Fita Magnética Cartucho e Fita Magnética Rolo) e dos arquivos residentes nesses periféricos.
GETAB
Gerenciador de Tabelas (MO) - Controla tabelas de dados da Central, mantendo atualizadas as tabelas residentes em Memória de Massa bem como suas cópias residentes em Memória Principal de qualquer processador.
GRAST
Gerenciador de Rastreamento de Sinais (MO) - Faz a interface entre o operador e a Central, para a solicitação de funções de rastreamento de sinais e a conseqüente saída de sinais rastreados em Terminal de Vídeo ou Impressora.
GALTE
Gerenciador de Alarmes Externos e Telecomandos (MO) - Trata centralizadamente os comandos relativos a alarmes externos e telecomandos,permitindo, entre outras coisas, associar/desassociar órgãos/equipamentos externos a entradas de supervisão de falhas e a saídas de telecomandos.
GEMED
Gerenciador das Medições de Tráfego (MO) - É responsável pelo tratamento das solicitações do operador, alterando as marcações de medidas ou gerando as respostas às interrogações feitas por este. Indica mudanças de períodos de medição e determina a HMM para o sistema e ainda seus grupos de indivíduos.
COTEM
Controlador de Temporizações (MO) - É responsável pelo tratamento das solicitações do operador relativas a temporizações alterando seus valores e gerando resposta às interrogações feitas pelo operador. Obtém constantemente dados de medições de temporizações usadas pelo sistema. Realiza um cômputo das chamadas telefônicas quanto a sua duração, subdividido por classes de chamadas.
CODET
Controlador de Dados Especiais de Tráfego (MO) - É responsável pelo calculo de PAB (perda no assinante B) e pela execução do algoritmo de busca de PAB, pela supervisão de congestionamento e de ocupação de rotas. Realiza ainda medições de uso de serviços suplementares e obtém dados de tráfego para cada combinação de origem-destino, bem como suas HMM.
CONCH
Controlador de Registro de Chamadas (MO) - É responsável pela detecção e armazenamento dos dados de chamadas relativas a assinantes com serviço de registro detalhado de chamadas (chamadas de teste) e de chamadas para tarifação. Supervisiona as chamadas suspeitas com longa duração e chamadas de teste.
GTARI
Gerenciador de Tarifação (MO) - Gerencia os dados de tarifação, possibilitando ao operador interrogar e modificar agenda, classe, código e modalidade corrente de tarifação.
CDDUP
Controlador de Duplicação (MO) - É o responsável pelo controle de escrita/leitura de dados de tarifação por Bilhetagem Automática duplicada nos discos das células de Bilhetagem Automática e também dos discos duplicados do processador de O&M.
GCOMU
Gerenciador de Comutação (MO) - É responsável pelo tratamento dos comandos de CHM que permite a operação e manutenção da estrutura de Comutação. Detecta falhas nos enlaces intermodulares e de capacidade de carga.
GTABA
Gerenciador de Tarifação por Bilhetagem Automática (MO) - É o BI responsável pela gerência dos BI's CTABA, pela análise e execução dos comandos de CHM relativos a bilhetagem Automática, controle das alterações de configuração das células, protocolo de acesso a base de dados em memória de massa, controle de iniciação, supervisão das células disponíveis e avisa para que não sejam enviados sinais RALLEY (sinal descritor de chamada) no caso de indisponibilidade. Supervisiona a ocupação dos discos das células com dados de bilhetagem Automática.
GESSU
Gerenciador de Serviços Suplementares (MO) - É responsável pela gerência dos dados de serviços suplementares e pela supervisão das diversas cópias desses dados. Trata os comandos de criação, supressão, modificação e interrogação de dados referentes a serviços suplementares.
GEDAE
Gerenciador de Dados de Encaminhamento (MO) - É responsável pela gerência dos dados de encaminhamento de chamada (inclusive a troca de plano de encaminhamento) e pelo provimento de funções de gerência de rede tais como: controle e distribuição do tráfego por código de numeração, por grupo de rotas, por rota dentro de um grupo, por rota total, controle de transbordo para uma determinada rota, controle de transbordo de uma determinada rota e para reserva de capacidade.
GESIN
Gerenciador de Sinalização (MO) - É responsável pela gerência dos dados dos equipamentos de Sinalização (enviadores e receptores MFC e MF) através de interrogação e alteração de dados e da supervisão e atualização de alarmes.
GEJUN
Gerenciador de Juntores (MO) - Realiza a gerência dos juntores, grupos de juntores e rotas. através de comandos de CHM relativos a interrogação e alteração de dados, supervisão de limites de bloqueio de rota e atualização de condições de alarmes.
GEASS
Gerenciador de Assinantes (MO) - É responsável pela gerência dos dados relativos aos assinantes através de comandos de CHM, que permitem ao operador interrogar, criar, suprimir e modificar dados.
GETES
Gerenciador de Testes de Assinantes (MO) - É responsável pela gerência dos dados relativos aos testes de linhas de assinantes, através de comandos de CHM, que permitem interrogar/alterar estes dados.
GCHAT
Gerenciador de Chamadas de Teste (MO) - É responsável pela gerência dos dados relativos a chamadas de teste através de comandos de CHM, que permitem interrogar ou alterar estes dados.

BIs do Módulo Auxiliar (MA)

CONEC
Controlador de Encaminhamento (MA) - É responsável pelo encaminhamento das chamadas na Central. Para tanto, ele analisa os dados de origem da chamada e em função deles e/ou dos dígitos recebidos, determina o seu destino, a tarifação a ser aplicada e o tipo de equipamento (por exemplo, juntor). Fornece ainda dados estatísticos e de supervisão sobre a mesma. Um único BI CONEC implementa a funcionalidade de 100 registradores.
SALFA
Supervisor de Alarmes e Falhas (MA) - É responsável pela gerência das funções de falhas e alarmes do sistema. Para tanto, ele trata as informações recebidas dos BI's primários e as sinaliza para o operador através de alarmes visuais e sonoros no painel de alarmes, no terminal de vídeo e as armazena em disco.
SUTAM
Supervisor de Tarifação por Multimedição (MA) - É responsável pela totalização de contadores de pulsos por assinantes e por rotas, supervisão de cofres de telefones públicos (cofre cheio e TP inativo), fornecimento do valor dos contadores de pulsos para iniciação de BI's primários, formatação de tabela de faturamento e tratamento de comandos de CHM.
COCAL
Controlador de Calendário (MA) - É responsável pelo controle e atualização dos dados relativos ao Calendário (data, hora e feriados), fornece ainda informações relativas ao Calendário quando solicitado pelo sistema ou pelo operador.
COAGE
Controlador de Agenda (MA) - É responsável pela agenda da Central e portanto controla e mantém atualizados os dados relativos a data e hora em que uma determinada ação deve ser executada. No instante oportuno os executores da ação são avisados.
CDASS
Controlador de Dados de Serviços Suplementares (MA) - É responsável pelo fornecimento de dados para o tratamento e chamadas de assinantes que têm serviços suplementares, tais como: relação de serviços programados, destino para transferências e restrição para bloqueio de chamadas. É também responsável pelo tratamento dos comandos de programação, cancelamento e verificação de serviços realizados no próprio terminal de assinante.
TRALI
Tradutor de Número de Lista (MA) - É o BI responsável pela tradução do número de lista para número de equipamento para grupos de milhares de assinantes. É utilizado para encaminhamento de chamadas terminadas na central.
CTABA
Controlador de Tarifação por Bilhetagem Automática (MA) - É o BI responsável pelo armazenamento e leitura de dados de Bilhetagem Automática, faz a leitura desses dados no disco convertendo-os para o código EBCDIC e solicita a gravação no dispositivo de memória de massa. Tem as funções de liberação de áreas do disco rígido ocupadas com dados de bilhetagem Automática, cancelamento de arquivos transferidos, envio de relatório de dados de bilhetagem Automática e ativação de supervisão de limites de ocupação de disco. Controla ainda a tabela de condição de ocupação do arquivo de chamadas bilhetadas, tabela que está em memória principal, contendo o número de blocos livres, blocos transferidos e blocos não transferidos.
COMED
Controlador de Medições de Tráfego (MA) - É o BI responsável pela obtenção constante dos dados de tráfego para o sistema, indivíduos e grupos de indivíduos, bem como pelo relatório genérico escolhido e definido pelo operador.

BIs do Módulo de Terminais (MT)

CCOMT
Controlador de Comutação dos Módulos de Terminais (MT) - É o BI responsável pela alocação/desalocação de canais no Módulo de Terminais, supervisão e sinalização de falhas de comutação do módulo. Este BI equipa todos os módulos de Terminais que possuem a função de comutação (assinantes, juntores, etc.).
CTASA
Controlador de Assinante Analógico (MT) - É o BI responsável pelo controle de terminação de Assinante Analógico, executando a tarefa de detecção dos estados de "loop" (varreduras) da linha do assinante. Também é responsável por ativar a recepção de tons de controle de corrente de toque na linha do assinante.
CAASS
Controlador de Adaptação de Assinante (MT) - É o BI responsável pela adaptação de assinantes analógicos e digitais na central. Controla o estabelecimento de chamadas de assinantes locais, determinando o atendimento, discagem ou solicitação de tom de discar. Também controla a recepção de tons de controle de corrente de toque, de alocação de recursos hardware e de tarifação.
CJANE
Controlador de Juntores Analógicos de Entrada (MT) - Controla juntores de entrada permitindo a interligação de centrais que utilizam Sinalização E&M Pulsada. Realiza a tarifação por Multimedição e fornece dados que são usados na tarifação por Bilhetagem Automática.
CJEEC
Controlador de Juntores Analógicos de Entrada com sinalização E&M Contínua (MT) - Controla juntores de entrada permitindo a interligação de centrais que utilizam sinalização de linha E&M contínua. Realiza a tarifação por Multimedição e fornece dados que são usados na tarifação por Multimedição. Também fornece dados que são usados na tarifação por Bilhetagem Automática.
CJECC
Controlador de Juntores ANALÓGICOS de Entrada com Sinalização por Corrente Contínua (MT) - Controla juntores de entrada permitindo a interligação de centrais que utilizam sinalização de linha por corrente contínua. Realiza a tarifação por Multimedição e fornece dados que são usados na tarifação por Bilhetagem Automática.
CJANS
Controlador de Juntores Analógicos de Saída (MT) - Controla juntores de Saída permitindo a interligação de centrais que utilizam sinalização E&M Pulsada.
CJSEC
Controlador de Juntores Analógicos de Saída com Sinalização E&M Contínua (MT) - Controla juntores de Saída permitindo a interligação de centrais que utilizam sinalização de linha E&M contínua.
CJSCC
Controlador de Juntores analógicos de Saída com Sinalização por Corrente Contínua (MT) - Controla juntores de Saída permitindo a interligação de centrais que utilizam Sinalização de linha por corrente contínua.
CJDEM
Controlador de Juntores Digitais E&M (MT) - Controla os juntores de entrada e/ou Saída, permitindo a interligação de centrais que utilizam sinalização E&M contínua ou pulsada. Realiza a tarifação por Multimedição e fornece informações que são usadas na tarifação por Bilhetagem Automática.
CJDR2
Controlador de Juntores Digitais R2 (MT) - Controla juntores de entrada, saída ou bidirecional interligando centrais por meio de transmissão digital. A Sinalização de linha empregada é a R2 digital. Realiza a tarifação por multimedição e fornece informações que são usadas na tarifação por Bilhetagem Automática.
CORES
Controlador de Referência Externa de Sincronismo (MT) - É o BI responsável pelo cálculo da somatória dos erros de fase externos da central em relação à(s) referência(s) de sincronização recebida(s) na placa RES, caso esteja equipada na Central.
CRECS
Controlador de Receptor MFC e MF-5S (MT) - Controla os receptores MFC e MF-5S estabelecendo a sinalização de registradores entre o receptor da Central TRÓPICO RA e o enviador da Central distante.
CENVS
Controlador de Enviador MFC e MF-5S (MT) - Controla os enviadores MFC e MF-5S estabelecendo a sinalização de registradores entre o enviador da Central TRÓPICO RA e o receptor da central distante.
CREMF
Controlador de Receptor de MF (MT) - Controla os receptores MF, permitindo a troca de sinalização MF entre o telefone MF e o receptor da Central.
CRENV
Controlador de enviador com sinalização MFC ou MF-5S, de receptores com sinalização MFC ou MF-5S (MT) - Controla também geração de DTMF para sinalização com equipamento que identifica o assinante chamador (tipo BINA).
SINUD
Sinalização da Central com a Unidade Distante (MT) - Envia sinaispadrão Software dos BI's da central para BI's na UD e recebe sinais-padrão software enviados pelos BI's da UD para os BI's na central. Supervisiona e sinaliza as falhas do enlace PCM ou do processador da UD.
CASUD
Controlador de Assinantes da UD (MT) - É responsável pelo controle do estabelecimento das chamadas dos assinantes da UD alocando recursos e efetuando a tarifação das chamadas.
COROT
Controlador do Robô de Testes (MT) - É responsável pelo controle e supervisão do Robô de Testes na execução de testes nas linhas dos assinantes.
CALTE
Controlador de Alarmes Externos e Telecomandos (MT) - Supervisiona órgãos/equipamentos externos, sinalizando o aparecimento e desaparecimento de falhas nos mesmos. Aciona saídas de telecomandos, quando solicitado pelo operador.
CCOMD
Controlador de Comutação na Unidade Distante (MT) - É responsável pela alocação/desalocação de canais na Unidade Distante. Supervisiona e sinaliza falhas de alocação de canais na Unidade Distante.
COTAS
Controlador de Terminais de Assinantes na UD (MT) - É responsável pelo controle dos terminais de assinantes Analógicos da UD. Detecta variação na impedância da linha para detectar a retirada do fone no gancho, dígitos, controla o envio de tons de controle e corrente de toque aos assinantes.

BIs do Módulo de Sinalização (MZ)

COCSP
Controlador da CSP (MT) - É um BI que pode ser usado no lugar do COCSI, se a central tiver instalada a placa CSP ao invés da CSI.

BIs do Módulo de Sinalização por Canal Comum (MC)

COTUP
Controlador de Sinalização TUP (MC) - Controle os terminais (juntores) sinalizados por TUP.
CISUP
Controlador de Sinalização ISUP (MC) - Controla os juntores com sinalização ISUP.
CENCA
Controlador de Encaminhamento (MC) - Com base em suas tabelas de encaminhamento, define qual enlace será utilizado para o envio de determinada mensagem a ser transmitida.
MTPN2
Controlador de MTP no nível 2 (MC) - Controla os dados da mensagem a ser transmitida.
CRXTX
Controlador de Recepção e Transmissão (MC) - Escreve os dados dos sinais a transmitir na memória que compartilha coma a placa CCO (envio); lê os dados da mesma, identificando se determinada mensagem é endereçada à central (recepção).
DISUP
Distribuidor de Sinalização a UP (MC) - Encaminha ao BI destinatário os dados de determinada mensagem.
GEENL
Gerenciador de Enlace (MC) - Gerencia o funcionamento dos enlaces de determinado processador (ativação, desativação, etc.)
GEMTP
Gerenciador de MTP (MC) - Gerencia os dados de encaminhamento de sinalização; executa os procedimentos relacionados à alteração dos mesmos.
TEENL
Teste de Enlace (MC) - Executa testes de enlace, enviando padrões e verificando padrões recebidos.
GTROT
Gerenciador de Tabelas de Roteamento (MC) - Atualiza as tabelas de roteamento presentes nos BI´s CENCA e CRXTX.
TEMTP
Testador de MTP (MC) - Realiza testes da função MTP, enviando padrões e efetuando o reconhecimento dos mesmos.
GMTS7
Gerenciador de Medição de Tráfego de Sinalização por Canal Comum (MC) - Realiza medidas de sinalização por canal comum conforme a recomendação Q.752.
GESCC
Gerenciador de Sinalização por Canal Comum (MC) - Trata comandos referentes ao Subsistema de Sinalização por Canal Comum; gerencia suas alterações de dados.
PSCCP
Controlador de Protocolo SCCP (MC) - Realiza as funções de nível 4 aos usuários do subsistema de controle de conexão por sinalização.


Ver também