Letreiro Digital MIC29004-2014-1

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar

Sobre a página

Página desenvolvida para a descrição do Projeto Final da disciplina de Microprocessadores, no qual a equipe decidiu elaborar o Letreiro Digital

  • Professor/Orientador: Roberto Mattos
  • Alunos: Mathias Silva da Rosa, André Felippe Weber e Guilherme Envagelista de Albuquerque

Descrição

O projeto consiste em um letreiro digital controlado por um microcontrolador. O letreiro deve exibir uma mensagem que poderá ser pré definida na memória do microcontrolador ou obtida por uma comunicação serial.

Funcionamento

O funcionamento se baseia na velocidade de percepção de movimento do olho humano e no deslocamento de bits em diodos emissores de luz (LED). Um conjunto de LED’s organizados em matrizes são conectados através de linhas e colunas. Para o controle de quais LED’s são ligados em um determinado momento implementa-se um circuito, onde por exemplo, cada linha é a alimentação de cada LED e as colunas formam um terra em comum destes mesmos LED’s. Cabe ao microcontrolador fazer a comutação das linhas e colunas para formar os caracteres no letreiro digital. Além disso é necessário que o microcontrolador faça o deslocamento dos caracteres pelo corpo do letreiro digital, de uma maneira que esse deslocamento esteja em uma frequência perceptível pelo olho humano.


Estrutura

O projeto é formado por um microcontrolador central (que no caso será usado o 8051) responsável por praticamente todas as funções do sistema, registradores de deslocamento que auxiliarão na varredura e deslocamento de bits (já que o 8051 não possui portas suficientes), transistores e resistores para limitação de corrente nas colunas/linhas de LED’s, Matrizes e barramento para a conexão dos componentes.

Matrizleds.jpg


Elaboração

Será utilizado o MCU 8051 IDE para desenvolver e depurar do código do sistema. Após o desenvolvimento do código, será utilizado o software Protheus para criação de um circuito de simulação.