Mudanças entre as edições de "Letreiro Digital MIC29004-2014-1"

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar
 
(44 revisões intermediárias por 3 usuários não estão sendo mostradas)
Linha 1: Linha 1:
 
== Sobre a página ==
 
== Sobre a página ==
  
Página criada como extensão do Projeto Final da disciplina de [http://wiki.sj.ifsc.edu.br/index.php/MIC-EngTel_%28p%C3%A1gina%29 Microprocessadores], tendo como tema um sistema de alarme.
+
Página desenvolvida para a descrição do Projeto Final da disciplina de [http://wiki.sj.ifsc.edu.br/index.php/MIC-EngTel_%28p%C3%A1gina%29 Microprocessadores], no qual a equipe decidiu elaborar o Letreiro Digital
  
*Autores: [http://wiki.sj.ifsc.edu.br/index.php/Usu%C3%A1rio:Matuzalem.m Matuzalém Muller] e [[Carlos Valente]]
+
*'''Professor/Orientador:''' Roberto Mattos
  
==Problematização==
+
*'''Alunos:''' Mathias Silva da Rosa, André Felippe Weber e Guilherme Envagelista de Albuquerque
  
O alarme em questão tem como base um sensor similar aos encontrados em entradas de lojas, que realizam leitura dos códigos de barra dos produtos que por ele passam. Com o objetivo de evitar roubos, caso alguém passe com um produto não autorizado (que não tenha sido vendido) o alarme será acionado, sendo desativado com o acionamento de um botão, ou após um tempo determinado. Com o acionamento do alarme, a equipe de segurança do estabelecimento encaminha-se para a loja, para averiguar o que está acontecendo.
+
== Descrição ==
  
Caso um atendente deseje acionar a segurança do estabelecimento, seja pelo motivo que for, ao acionar o botão anteriormente citado, o alarme será acionado, sendo desativado com o pressionamento do mesmo, ou após a um tempo determinado.
+
O projeto consiste em um letreiro digital controlado por um microcontrolador. O letreiro deve exibir uma mensagem que poderá ser  pré definida na memória do microcontrolador ou obtida por uma comunicação serial.  
  
 
== Funcionamento ==
 
== Funcionamento ==
  
* O alarme consistirá em dois sensores externos, um correspondente ao sensor de verificação de código de barras, e outro relacionado ao botão de desativamento.
+
O funcionamento se baseia na velocidade de percepção de movimento do olho humano e no deslocamento de bits em diodos emissores de luz (LED). Um conjunto de LED’s organizados em matrizes são conectados através de linhas e colunas. Para o controle de quais LED’s são ligados em um determinado momento implementa-se um circuito, onde por exemplo, cada linha é a alimentação de cada LED e as colunas formam um terra em comum destes mesmos LED’s.
 +
Cabe ao microcontrolador fazer a comutação das linhas e colunas para formar os caracteres no letreiro digital. Além disso é necessário que o microcontrolador faça o deslocamento dos caracteres pelo corpo do letreiro digital, de uma maneira que esse deslocamento esteja em uma frequência perceptível pelo olho humano.
  
* Quando o sensor de verificação for acionado, será iniciada uma contagem de cinco minutos, e um led será aceso (simulando o alarme). Caso o segundo sensor seja acionado (botão), o led será desligado (simulando o desligamento do alarme).
 
  
* Caso o alarme esteja desligado (led apagado), ao acionar o segundo sensor o mesmo será ativado, sendo desligado conforme explicado anteriormente.
+
== Estrutura ==
  
== Elaboração do Projeto ==
+
O projeto é formado por um microcontrolador central (que no caso será usado o 8051) responsável por praticamente todas as funções do sistema, registradores de deslocamento que auxiliarão na varredura e deslocamento de bits (já que o 8051 não possui portas suficientes), transistores e resistores para limitação de corrente nas colunas/linhas de LED’s, Matrizes e barramento para a conexão dos componentes.
  
*Para depuração e criação da lógica rudimentar, será utilizado o software [http://mcu8051ide.sourceforge.net/ MCU 8051 IDE]
+
[[Arquivo:matrizleds.jpg|center|300px]]
  
*Caso haja tempo para a exportação do programa para um circuito de simulação, o mesmo será realizado no software [http://www.labcenter.com/index.cfm PROTEUS 8.1]
+
 
 +
== Elaboração ==
 +
 
 +
Será utilizado o [http://mcu8051ide.sourceforge.net/ MCU 8051 IDE] para desenvolver e depurar o código do sistema. Após o desenvolvimento do código, será utilizado o software '''Proteus''' para criação de um circuito de simulação.
 +
==Código==
 +
 
 +
[https://db.tt/xlsDTTot Código Letreiro Digital]
 +
 
 +
== Fluxogramas ==
 +
 
 +
 
 +
'''Fluxograma principal'''
 +
 
 +
 
 +
[[Arquivo:fluxomicMGA1.jpg|center|300px|principal]]
 +
 
 +
 
 +
'''Subrotinas: '''
 +
 
 +
 
 +
[[Arquivo:re.jpg|150px|redefinições]]
 +
[[Arquivo:cos.jpg|270px|continua]]
 +
[[Arquivo:des.jpg|down|300px|desvio]]
 +
 
 +
 
 +
 
 +
Bota a mensagem na memória de programa a partir de 20h
 +
 
 +
[[Arquivo:fluxomicMGA15.jpg|200px|extraiMensagem]][[Arquivo:fluxomicMGA06.jpg|300px|etapa_1]][[Arquivo:fluxomicMGA17.jpg|150px|etapa_2]]
 +
 
 +
Faz o delay de 2ms
 +
 
 +
[[Arquivo:fluxomicMGA18.jpg|200px|delay_2ms]][[Arquivo:fluxomicMGA19.jpg|150px|stop]]
 +
 
 +
Define o endereço da letra
 +
 
 +
[[Arquivo:fluxomicMGA20.jpg|150px|defineEnd]][[Arquivo:fluxomicMGA21.jpg|150px|jump_end]]
 +
 
 +
Inicializa o serial
 +
 
 +
[[Arquivo:fluxomicMGA22.jpg|150px|init_uart]]

Edição atual tal como às 15h25min de 14 de julho de 2014

Sobre a página

Página desenvolvida para a descrição do Projeto Final da disciplina de Microprocessadores, no qual a equipe decidiu elaborar o Letreiro Digital

  • Professor/Orientador: Roberto Mattos
  • Alunos: Mathias Silva da Rosa, André Felippe Weber e Guilherme Envagelista de Albuquerque

Descrição

O projeto consiste em um letreiro digital controlado por um microcontrolador. O letreiro deve exibir uma mensagem que poderá ser pré definida na memória do microcontrolador ou obtida por uma comunicação serial.

Funcionamento

O funcionamento se baseia na velocidade de percepção de movimento do olho humano e no deslocamento de bits em diodos emissores de luz (LED). Um conjunto de LED’s organizados em matrizes são conectados através de linhas e colunas. Para o controle de quais LED’s são ligados em um determinado momento implementa-se um circuito, onde por exemplo, cada linha é a alimentação de cada LED e as colunas formam um terra em comum destes mesmos LED’s. Cabe ao microcontrolador fazer a comutação das linhas e colunas para formar os caracteres no letreiro digital. Além disso é necessário que o microcontrolador faça o deslocamento dos caracteres pelo corpo do letreiro digital, de uma maneira que esse deslocamento esteja em uma frequência perceptível pelo olho humano.


Estrutura

O projeto é formado por um microcontrolador central (que no caso será usado o 8051) responsável por praticamente todas as funções do sistema, registradores de deslocamento que auxiliarão na varredura e deslocamento de bits (já que o 8051 não possui portas suficientes), transistores e resistores para limitação de corrente nas colunas/linhas de LED’s, Matrizes e barramento para a conexão dos componentes.

Matrizleds.jpg


Elaboração

Será utilizado o MCU 8051 IDE para desenvolver e depurar o código do sistema. Após o desenvolvimento do código, será utilizado o software Proteus para criação de um circuito de simulação.

Código

Código Letreiro Digital

Fluxogramas

Fluxograma principal


principal


Subrotinas:


redefinições continua desvio


Bota a mensagem na memória de programa a partir de 20h

extraiMensagemetapa_1etapa_2

Faz o delay de 2ms

delay_2msstop

Define o endereço da letra

defineEndjump_end

Inicializa o serial

init_uart