Letramento digital em tempos de COVID-19: uma análise da educação no contexto atual

De MediaWiki do Campus São José
Revisão de 15h28min de 17 de dezembro de 2020 por Paula.aguiar (discussão | contribs) (Criou página com ''''Autora:''' Beatriz Oliveira Almeida, Lynn Rosalina Gama Alves <br /> '''Resumo:''' A alternativa emergencial da educação remota devido a pandemia causada pelo vírus...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar

Autora:

Beatriz Oliveira Almeida, Lynn Rosalina Gama Alves


Resumo:

A alternativa emergencial da educação remota devido a pandemia causada pelo vírus COVID-19 traz consigo demandas pelo exercício do letramento digital. Dessa forma, o objetivo do artigo é discutir quais as habilidades relacionadas com o letramento digital vêm sendo exigidas nas interações realizadas por professores e estudantes no cenário da educação remota, implantada nas escolas privadas da educação básica. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de base qualitativa e, como instrumento de produção de dados foi realizada uma entrevista semiestruturada com 10 pais e responsáveis de estudantes de escolas privadas, que estão em distintos grupos escolares, isto é, da educação infantil ao segundo ano do ensino médio. Pela análise, podemos concluir que o desenvolvimento das habilidades operacionais, informacionais e autorais de letramento digital é condição sine-qua-non para o estabelecimento da motivação e o engajamento dos estudantes no processo de ensino remoto.


Palavra Chave: Educação remota; Letramento digital; COVID-19;


Referências: ALMEIDA, Beatriz Oliveira; ALVES, Lynn Rosalina Gama. Letramento digital em tempos de COVID-19: uma análise da educação no contexto atual. Debates em Educação, Maceió, v. 12, n. 28, p. 1-18, ago. 2020. ISSN 2175-6600


Texto completo: Letramento digital em tempos de COVID-19: uma análise da educação no contexto atual,


VOLTAR PARA ARTIGOS