Mudanças entre as edições de "Laboratório de App Inventor 3"

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar
Linha 34: Linha 34:
  
 
Exercício: Estude o componente ''TinyWebDB'' e modifique o tutorial anterior para que a mensagem de ''congratulations'' seja lida do servidor. Use a ''tag'' ''IFSC-Congratulation'' para acessar a mensagem.
 
Exercício: Estude o componente ''TinyWebDB'' e modifique o tutorial anterior para que a mensagem de ''congratulations'' seja lida do servidor. Use a ''tag'' ''IFSC-Congratulation'' para acessar a mensagem.
 +
 +
= Telephones e versão de Android testados no IFSC-SJ com App Inventor =
 +
 +
* Samsung S II - Android 2.3.3

Edição das 13h32min de 25 de abril de 2012

Objetivos

Ao final da aula o aluno deverá ser capaz de:

  • usar os componentes PhoneCall e PhoneNumberPicker (tratamento de chamada e lista telefônica);
  • usar o componente Texting para o envio de mensagens SMS;
  • usar o component tinyDB para armazenar dados não voláteis no telefone;
  • usar o componente TinyWebDB para armazenar dados via Web.

no desenvolvimento de aplicações app inventor.

Preparando o telefone Android para receber as aplicações

Uso dos componentes PhoneCall e PhoneNumberPicker

Os componentes PhoneCall e PhoneNumberPicker permitirão realizar chamadas telefônicas e acesso a agenda telefônica do Android.

Para um teste completo do tutorial que se segue, você deverá ter um telefone com Android conectado ao seu sistema. O emulador poderá ser usado mas as chamadas não serão efetuadas.

Acessar o tutorial PicCal

Uso dos comnponentes Texting e tinyDB

O componente Texting permite a recepção e envio de mensagens SMS, enquanto o componente tinyDB permite o armazenamento de dados de forma persistente no seu telefone.

Acessar o tutorial Broadcast Hub

Uso do componente TinyWebDB

O componente TinyWebDB permite que uma aplicação app inventor armazene de forma persistente informações em uma base de dados acessada via web. Esta facilidade permitirá a comunicação entre aplicações de diferentes telefones (implementar jogos multi-usuários, por exemplo).

Por outro lado, é necessário ter um servidor web preparado para este serviço. O MIT fornece um servidor que é usado por default no componente TinyWebDB. Não é garantida a permanência de dados nesta base de dados já que é limitada a 1000 registros que são compartilhados por todos os usuários do sistema. Futuramente proporcionaremos nosso próprio servidor.

Exercício: Estude o componente TinyWebDB e modifique o tutorial anterior para que a mensagem de congratulations seja lida do servidor. Use a tag IFSC-Congratulation para acessar a mensagem.

Telephones e versão de Android testados no IFSC-SJ com App Inventor

  • Samsung S II - Android 2.3.3