Laboratório de Apoio a Alunos - LabAA

De MediaWiki do Campus São José
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar

Requisição de utilização do LabAA

Aluno que estão envolvidos em projetos de ensino e monitoria que precisam utilizar com frequencia o laboratório LabAA deverão preencher o formulário online Solicitação de acesso ao Laboratório com a concordância do professor responsável (ou orientador). Preencher e assinar o Termo de Compromisso para a Utilização do Laboratório LabAA.

Normas para utilização dos Laboratórios de Apoio a Alunos

O Laboratório de Apoio a Alunos - LabAA é um espaço com equipamentos de informática (computadores em rede, softwares e acesso à internet) disponibilizados pela área de telecomunicações para seus discentes e para a realização das atividades de monitoria dos cursos da área de Telecomunicações. Os alunos podem solicitar ao responsável do Almoxarifado de Telecomunicações - AlmoxTele outros equipamentos que precisarem para realizar suas atividades, tais como equipamentos de medição, protoboard e componentes eletrônicos.

A partir dessa data ficam definidas as seguintes regras para utilização do Laboratório:

1. O responsável pelo laboratório é o Coordenador da Área de Telecomunicações (COTEL).
2. Tem prioridade de acesso ao laboratório os alunos-monitores e alunos em atendimento de monitoria. Também são USUÁRIOS os demais discentes dos cursos da área de telecomunicações.
3. O agendamento avulso de uso do laboratório deverá ser feito com o responsável do AlmoxTele.
4. A lista dos alunos-monitores e seu horário de atendimento é divulgada no portal de horários da wiki.
5. O horário de abertura do laboratório é de segunda à sexta-feira, das 07h30 às 22h00;
6. O uso do laboratórios será feito de acordo com os horários pré-agendados no AlmoxTele. No agendamento, além do horário de uso deverá ser indicada a máquina ou mesa que o USUÁRIO irá utilizar, e a finalidade da utilização.
7. Para alunos-monitores o agendamento de horários dos laboratórios para deverá ser feita através do formulário on-line.
8. O controle do ar-condicionado será realizado pelo responsável do AlmoxTele.
9. O acesso dos laboratórios pelos alunos-monitores será feito por meio da fechadura eletrônica, cuja senha cada aluno-monitor receberá após ter sua requisição de acesso aceita. Os demais usuários terão o acesso liberado pelo responsável do AlmoxTele
10. É proibida a permanência de pessoas não autorizadas no laboratório;
11. Os USUÁRIOS dos laboratórios são responsáveis por manter o ambiente limpo;
12. Os equipamentos de bancada devem ser desligados pelos USUÁRIOS, ao término do seu uso. Ao final do uso os USUÁRIOS devem finalizar a seção no computador e deixa-lo ligado.
13. Ao final de cada dia, o responsável do AlmoxTele deverá: i) Desligar as maquinas e equipamentos do LabAA; ii) Desligar o ar-condicionado; iii) Desligar as luminárias; iv) Fechar a porta e conferir o seu travamento;
14. Os conteúdos digitais dos USUÁRIOS é deletado ao ser reiniciado o computador, portanto não deixe nenhum conteúdo seu nos computadores.
15. O aluno que solicitar, ao responsável do AlmoxTele, equipamentos adicionais para realizar suas atividades, tais como equipamentos de medição, protoboard e componentes eletrônicos, deverá devolvê-los ao LamoxTele logo após o uso.
16. A identificação de qualquer defeito nos equipamentos deve ser comunicada pelo USUÁRIO ao responsável pelo AlmoxTele para as devidas providências;
17. Qualquer alteração da configuração física dos equipamentos ou configuração física do ambiente só poderá ser realizada pelo responsável pelo AlmoxTele;
18. Não é permitido aos USUÁRIOS:
18.1. Utilizar os laboratórios mediante o uso de senhas de terceiros;
18.2. Informar sua senha para utilização de terceiros;
18.3. Instalar softwares de qualquer natureza;
18.4. Enviar mensagens que possam ser consideradas ilegais ou ofensivas à moral das pessoas ou coletiva;
18.5. Deixar objetos pessoais nos laboratórios durante o período de intervalo, mesmo que seja utilizado no próximo horário. O IFSC não se responsabiliza por objetos pessoais deixados nos laboratórios;
18.6. Acessar páginas da Internet que possam ser consideradas ilegais ou ofensivas à moral pessoal ou coletiva. Por exemplo, páginas pornográficas, de caráter racista, discriminatórias ou que incitem a violência;
18.7. Consumir alimentos ou bebidas nas dependências dos laboratórios;
18.8. Utilizar recursos de comunicação instantânea (msn, salas de bate-papo, google-talk, entre outros) que não estejam previstos no projeto que está desenvolvendo;
18.9. Utilizar jogos individuais ou coletivos que não estejam previstos em atividades didático-pedagógicas;
18.10. Enviar mensagens utilizando-se de identidade alterada, que não identifique o remetente;
18.11. Interferir no funcionamento dos equipamentos de informática ligados à rede do IFSC.
19. O IFSC poderá exercer de forma generalizada e impessoal o controle sobre os acessos a conteúdos (equipamento e internet) por ela fornecidos, estritamente com a finalidade de evitar abusos, na medida em que estes podem vir a causar prejuízos. O IFSC não irá divulgar as informações relativas de um usuário a terceiros, exceto para apresentação de prova em processo administrativo ou judicial.
20. Quaisquer violações das normas ora estabelecidas serão consideradas falta disciplinar. Será considerado falta grave o desrespeito aos docentes, técnico-administrativos e demais usuários dentro dos Laboratórios de Iniciação Científica.
21. Casos omissos na aplicação destas normas serão resolvidos pela Coordenação da Área de Telecomunicações.

USUÁRIO: O laboratório LabAA é um espaço de apoio ao aluno. Evite a sua má utilização e garanta sua disponibilidade para você e para as próximas gerações de usuários.

Programa de monitoria dos cursos superiores de Telecomunicações