Jesué Graciliano da Silva

De MediaWiki do Campus São José
Revisão de 22h59min de 27 de fevereiro de 2014 por Jesue (discussão | contribs)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar

Autor

Blog 1 Blog 2 http://jesuegraciliano.wordpress.com

Prof. Jesué Graciliano da Silva, natural de Marília (SP), é Engenheiro Mecânico graduado pela Universidade Federal de Santa Catarina, no ano de 1993. Possui especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela UFSC (1994-1995) e Curso “Escola de Governo” pela UDESC (1995). Concluiu em 1999 o mestrado na UFSC na área de Ciências Térmicas (POSMEC).

Desde 1993, é professor efetivo do atual Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina – Campus São José, onde atua na Área Técnica de Refrigeração e Condicionamento de Ar, nas disciplinas de Projetos, Termodinâmica, Mecânica dos Fluidos e Instalações de Refrigeração e Ar-Condicionado. Nesse período, foi coordenador da área técnica de 1994 a 1995 e no ano 2000.

Com objetivo de disseminar conhecimento técnico de maneira acessível aos inúmeros profissionais da área, propôs a criação do Curso de Formação Inicial e Continuada em Refrigeração e Ar Condicionado, oferecido gratuitamente pelo IF-SC – Campus São José para profissionais de todo Brasil, desde o ano de 2000. Esta iniciativa permitiu o alcance de apoio financeiro da Fundação VITAE para criação de um laboratório móvel em refrigeração, equipado para atender todas as regiões do Brasil, e para elaboração de material didático específico para Educação a Distância (LEDIS).

Prof. Jesué atuou de 2003 a 2006, como Diretor do Campus São José. Atuou como Diretor de Gestão do Conhecimento do IF-SC de fevereiro de 2008 a fevereiro de 2009. A partir de fevereiro de 2009 assumiu a função de Pró-Reitor de Desenvolvimento do IF-SC. De junho a dezembro de 2011 atuou como Reitor pro tempore do IF-SC. De fevereiro a maio de 2012 atuou como Ouvidor-Geral e de junho a outubro de 2012 atuou como Reitor pro tempore do IF-Farroupilha.Atuou como Reitor pro tempore do IFPR de agosto de 2013 a janeiro de 2014.

Prof. Jesué é também autor dos livros: Introdução à Tecnologia da Refrigeração e Climatização (Artliber), Livro-do-discurso-à-ação Prof. Jesue Nilva e Silvana e do Blog Ética e Gestão (http://eticaegestao.ifsc.edu.br).