Implementar software de reconhecimento de impressão digital

De MediaWiki do Campus São José
Revisão de 14h43min de 6 de maio de 2012 por Elen (discussão | contribs)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar

Resumo

A tecnologia cada vez mais propícia facilidade e agilidade no acesso à informação. A segurança desses dados assim como a garantia de acesso restrito à ambientes é uma grande preocupação nos dias atuais. Com a necessidade de limitar esses acessos criaram-se métodos de segurança como senha, cartão... Contudo essas formas de autorização não conseguem garantir a autenticação do usuário, e também são suscetíveis a perdas ou esquecimento. Tendo em vista que algumas características biométricas são imutáveis e intransferíveis foram estudadas e desenvolvidas técnicas de reconhecimento biométrico, tais como impressão digital, íris e facial.

Atualmente a autenticação através da impressão digital já está sendo muito utilizada. Para a realização de uma autenticação biométrica é necessário um cadastramento prévio da característica em questão, onde o mesmo será armazenado em um banco de dados para posteriores consultas de comparação e validação do usuário. Essas consultas às bases de dados podem ser classificadas de duas formas. Sendo uma delas a 1:1 onde o usuário se identifica através de um login e o sistema irá autenticar sua impressão digital. O outro modo é chamado 1:N o qual o usuário apresenta sua digital e o sistema busca uma similaridade no banco de dados. Esse tipo/técnica de autenticação já está bem dissiminada e suas técnicas amplamente estudadas, mas ainda são ponto forte de pesquisa e desenvolvimento.

O processo realizado após a captura da imagem da impressão, no qual o sistema consegue detectar, processar e armazenar a informação que caracteriza a singularidade da pessoa, ainda é uma grande fonte de estudos. Os processos atuais, apesar de conseguirem atingir um nível satisfatório, não podem ser considerados 100% seguros. Outro ponto relevante é que quanto mais próximo da eficiência, geralmente, mais lento é o sistema. Atualmente busca-se a plenitude na confiabilidade e em paralelo procura-se otimizar os tempos gastos com os processos envolvidos.

Um método comumente usado nos algoritmos de reconhecimento de impressões digitais é a utilização das minúcias como fontes de referência e características. Exemplos de estudos sobre essa técnica são os trabalhos de conclusão de curso do Tecnólogo Jânio Anselmo - Identificação de Impressões Digitais em Tempo Real - e do Bacharel em Ciência da Computação Maiquel Bandeira Fiorentin - Detecção Automática de Impressões Digitais - que serão utilizados como referência para o desenvolvimento deste. Normalmente, a conversão de uma impressão digital real para um formato utilizável por um sistema de verificação clássico, abrange processos de normalização, binarização, afinamento de linhas, remoção de ruídos, filtragem e detecção de bordas, etapas chamadas de pré-processamento (JÂNIO ANSELMO, 2011). Uma das técnicas fundamentais do pré-processamento é a esqueletização (afinamento), onde os contornos das digitais serão apresentados por linhas de espessuras de 1 pixel.

Através da imagem obtida após o afinamento é implementado uma técnica para detecção das terminações e bifurcações, que são as minúcias que serão estudadas neste trabalho, na qual é realizado um janelamento 3x3 pixels. Cada minúcia encontrada pode ser representada como uma coordenada (x,y), e este conjunto de localizações será utilizado para comparação de autenticidade, através de sobreposição dessas imagens. Contudo, essa validação através do plano cartesiano é sensível ao deslocamento e rotação da digital. Para resolver essa sensibilidade vamos aplicar uma técnica de triangulação para cada classe de minúcia. O armazenamento das informações através dessa técnica viabiliza a consulta aos dados cadastrados tendo em vista que os ângulos e a distância entre as arestas permanecem fixos. Será estudado a estrutura de triangulação de Delaunay em busca de otimização da redução de números de triângulos e velocidade na análise.

No final deste estudo será apresentado uma aplicação que deverá cadastrar e autenticar impressões digitais, com alto nível de confiabilidade e baixo tempo de resposta em consultas em bases de dados com alto nível de registros.

Trabalho Relacionado: Identificações de Impressões Digitais em Tempo Real