Mudanças entre as edições de "Implementação de sistemas de telecomunicações digitais utilizando simulink e HDL coder"

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar
(Sem diferença)

Edição das 14h22min de 11 de dezembro de 2015

Resumo do projeto

Este projeto pretende-se realizar um trabalho de pesquisa que visa estudar a utilização do ambiente Simulink® associado ao HDL (Hardware Description Language) Coder, para a realização em hardware programável, especificamente FPGA (Field Programmable Gate Array), de blocos comumente utilizados em sistemas de telecomunicações. São objetivos do projeto o estudo do Simulink®, HDL Coder e HDL Verifier da Matworks. O desenvolvimento de blocos comumente utilizados em sistemas de telecomunicações tais como moduladores, filtros digitais, misturadores e geradores de sinal, utilizando para tal o Simulink, que é um ambiente de diagramas de blocos para a simulação de projetos baseados em modelos. A realização e teste destes blocos em hardware será feita através da conversão de código para VHDL utilizando os toolboxes HDL Coder e HDL Verifier e Modelsim da ALTERA. A síntese e programação dos blocos desenvolvidos em FPGA será realizada utilizando o software Quartus II da ALTERA.

Introdução e Justificativa da Proposição

A maioria dos setores que de produção de equipamentos eletrônicos, especialmente na área de telecomunicações utilizam nos circuitos eletrônicos digitais. Entre estes circuitos a maioria deles atualmente é implementada em hardware utilizando­se ASICs (Application Specific Integrated Circuits), DSPs (Digital Signal Processor) ou FPGAs (Field Programmable Gate Array). O projeto, simulação e síntese dos últimos dois tipos é realizada utilizando­se ambientes de projeto assistido por computador (por exemplo Quartus II e Modelsim) e alguma linguagem de descrição de hardware (por exemplo Verilog ou VHDL) a qual permite descrever o circuito em um baixo nível, de modo a descrever até a ligação entre os componentes configuráveis nos FPGAs ou ASICs. Como a disponibilização de circuitos lógicos programáveis tais como os FPGAs a um custo cada vez mais baixo (menor que U$50,00), e velocidades crescentes de operação, está ocorrendo um grande aumento no interesse e aplicação dessa tecnologia de hardware em diversos aplicações anteriormente realizadas através de software ou eletrônica discreta. Empresas do setor de equipamentos de telecomunicações passaram a considerar essa tecnologia como uma possibilidade de implementação de grandes partes dos sistemas.

Objetivos do projeto:

  • Primeira etapa - Utilizar o ambiente Simulink® para a modelagem e simulação de blocos comumente utilizados em sistemas de telecomunicações.
  • Segunda etapa - Utilizar o HDL Coder e Verifier para a transformação dos blocos da primeira etapa em linguagem VHDL.
    • Os circuitos da obtidos serão simulados utilizando ModelSim
  • Terceira etapa - Os circuitos da segunda etapa serão sintetizados e programados no hardware programável do tipo FPGA.
    • Aqui também serão feitos os testes finais.

Metodologia do projeto

  1. Estudo do Simulink®
    • Estudo da sua configuração, interfaces, sinais, blocos, modelagem e simulação de sistemas, geração de código de software e hardware.
    • Esta etapa será baseada na leitura de manuais e também sites de ajuda do próprio fabricante (MATHWORKS, 2015a, 2015c, 2015b).
  2. Estudo das bases da linguagem VHDL
    • Esta etapa será baseada na leitura dos capítulos 18 e 19 de (PEDRONI, 2010).
  3. Estudo do HDL Coder e Verifier®
    • Esta etapa será baseada na leitura de manuais e também sites de ajuda do próprio fabricante (MATHWORKS, 2015a, 2015c, 2015b).
  4. Análise de blocos disponibilizadas
    • Analisar blocos disponibilizados por outras universidades e institutos de pesquisa (NAVAS, 2014; TYAGI, 2012; GIORDANO; LEVESQUE, 2015; KRUKOWSKI; KALE, 2011) na área de telecomunicações.
  5. Desenvolvimento de blocos para sistemas de telecomunicações
    • Desenvolvimento de blocos tais como moduladores, filtros digitais, misturadores e geradores de sinal.
  6. Realização e teste em hardware FPGA
    • Utilizando o HDL Coder para a conversão dos blocos para VHDL.
    • A implementação será realizada utilizando um kit de desenvolvimento de FPGA.
    • Para os testes finais tanto o SignalTap® da ALTERA como um equipamento analisador lógico externo serão necessários.
  7. Documentação do projeto
    • Escrita de relatórios parciais e do relatório final do projeto.
    • Preparação de pôster para apresentação em eventos do IFSC, e de artigo para submissão em revista.
  8. Gerenciamento do projeto

Professor Orientador

Marcos Moecke

Aluno bolsista

Lucas Lucindo Vieira

Características da Bolsa

O projeto será financiado com bolsa PIBITI do CNPq e será executado entre Agosto de 2015 e Julho de 2015.