Implementação de Processadores Didáticos em VHDL

De MediaWiki do Campus São José
Revisão de 23h20min de 24 de novembro de 2013 por Mario.la (discussão | contribs) (→‎Objetivo)
Ir para navegação Ir para pesquisar

Resumo

Atualmente somos rodeados por equipamentos eletrônicos, como por exemplo, celular, televisão, computador, semáforo e caixa eletrônico, onde a maioria é composto por um ou mais processadores para executar suas respectivas funções. A compreensão da organização e da arquitetura dos processadores é essencial para o desenvolvimento de produtos otimizados e eficientes.

Dessa forma, esse trabalho visa a implementação de processadores didáticos, como o Neander, Ahmes e Ramses, em VHDL (VHSIC Hardware Description Language). Essa linguagem permite descrever e simular circuitos digitais, como é o caso dos processadores. VHDL é independente de tecnologia e fabricante o que torna o código portável e reutilizável em várias tecnologias.

Depois de descrito e simulado, o circuito será implementado fisicamente em uma classe de dispositivos programáveis chamada FPGA (Field Programmable Gate Arrays). Os FPGAs são hardware reconfigurável no qual as suas funcionalidades são definidas pelo usuário e não pelo fabricante, possibilitando inúmeras implementações sob medida de circuitos digitais.

Objetivo

Descrever, simular e sintetizar os processadores hipotéticos Neander, Ahmes e Ramses utilizando VHDL para demonstrar como funcionam os componentes básicos de um processador.

Cronograma

Etapas/Mes Set/2013 Out/2013 Nov/2013
Delimitação do tema de trabalho x
Pesquisa bibliográfica x x
Elaboração do Documento de Avaliação Final x x

Referência Bibliográficas

Pedroni, Volnei. Eletrônica Digital Moderna e VHDL. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

Weber, Raul Fernando. Fundamentos de Arquitetura de Computadores. 3 ed. Porto Alegre: Bookman: Instituto de Informática da UFRGS, 2008.

Patterson, David /Hennessy, John. Organização e Projeto de Computadores - A Interface Hardware/ Software. 2 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2000.