Implantação de um controle centralizado de usuários utilizando o protocolo LDAP

De MediaWiki do Campus São José
Revisão de 16h45min de 10 de julho de 2016 por Muriel.c09 (discussão | contribs)
Ir para navegação Ir para pesquisar

Introdução

O uso e aplicação de tecnologias vêm desenvolvendo um papel importante dentro das empresas, interconectando sistemas em rede com o objetivo de oferecer uma melhor experiência e serviços aos seus clientes. As tendências para integrar as informações e os dados, assim como: login, senha, permissionamento, nome, e-mail, aplicações disponíveis, surgem como uma forma de minimizar transtornos dentro dos ambientes corporativos. Soluções para prover a diminuição dos gastos utilizando serviços de código aberto (open source) ganham espaço no mercado e são explorados por profissionais da área. O protocolo que será discutido e implementado durante este projeto está em destaque quando o assunto é a utilização do serviço de diretório para o gerenciamento de infraestruturas de redes. Segundo o Redbook da IBM - Understanding LDAP Design and Implementation (pg3),  “para aumentar a funcionalidade e o uso, e permitir um custo benefício para administrar aplicações distribuídas, informações sobre os serviços, fontes, usuários, e outros objetos acessíveis vindo das aplicações, precisam ser organizadas de uma maneira limpa e consistente.” Envolvendo estas necessidades, foi desenvolvido o protocolo que será abordado neste documento.

A integração de uma ferramenta opensource, para o gerenciamento centralizado dos dados (atributos do usuário citados anteriormente) utilizando o protocolo LDAP, surge a partir de uma necessidade corporativa, onde se faz necessário integrar as informações (credenciais e atributos) dos usuários, fazendo com que os dados fiquem centralizados em um único servidor base. Segundo o livro da IBM (pg 3-4), “LDAP tem ganhado uma ampla aceitação como um método de acesso a diretórios da internet e também se tornando uma ferramenta estratégica dentro das intranets corporativas. E apoiada por um número crescente de fornecedores de softwares e está sendo incorporado a um número crescente de aplicações.” Tendo em vista esta oportunidade, se fortaleceu a proposta do projeto, implementando o gerenciamento utilizando do protocolo.

Objetivos

Fazer integração do servidor de diretório LDAP em um conjunto de aplicações diversas, tais como servidores web (nginx e/ou apache), SSH, serviço de e-mail corporativo Zimbra e as plataformas cPanel e WHMCS que fazem o gerenciamento de servidores de hospedagem de web sites. Portanto, as informações (credenciais e atributos) dos usuários serão centralizadas em um sistema de diretório único, facilitando o acesso aos dados e reduzindo custos de gerenciamento e manutenção.