ITU-T

De MediaWiki do Campus São José
Revisão de 10h58min de 11 de setembro de 2006 por Moecke (discussão | contribs)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar

O ITU-T é a seção de Padronização da área de Telecomunicações do ITU - União Internacional de Telecomunicações ("International Telecommunication Union"), que é sediado em Genebra, Suiça. Antes de 1992, o ITU-T era conhecido como CCITT (Comitê Consultivo Internacional de Telefonia e Telegrafia).

Os padrões internacionais produzidos pelo ITU-T são citados com "Recomendações" (a palavra é maiuscula para distinguir do significado comum da palavra "recomendação"). Como o ITU faz parte da ONU, seus padrões tem mais reconhecimento formal do que outras organizações que publicam especificações e normas internacionais. O setor de telecomunicações divide o seu trabalho em categorias que são identificadas através de uma letra, conhecidas como as "séries", e as Recomendações são numeradas dentro de cada série, por exemplo "H.264".

Entre 1960 até a criação do ITU-T em 1992, as Recomendações do CCITT eram apresentadas a cada 4 anos na assembleia plenaria para aprovação. O conjunto completo das Recomendações era publicado após a assembleia plenária em um conjunto de volumes que era conhecido coletivamente pela cor da sua capa. Por exemplo: a publicação dos volumes após a assembleia de 1980 foi o Livro Amarelo, enquanto que a publicação de 1984 era o Livro Vermelho e o de 1988 o Livro Azul. A publicação era dividida em fasciculos com centenas de páginas que podiam ser adquiridas separadamente. Após a criação do ITU-T este esquema de aprovação de 4 em 4 anos foi revisto, pois era considerado lento. Atualmente as Recomendações estão todas disponíveis para aquisição no site do ITU-T, na forma individual ou em CDs que são atualizados a cada trimestre.