INF-2018-1

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar

Informática Básica I

Professor: Ederson Luiz de Souza Santos (ederson.luiz@ifsc.edu.br)
Encontros: 2a feira/20:40
Atendimento paralelo: 3a e 4a feira 17:30 h

Link encurtado: http://bit.ly/inf-2018-1

Ementa

Componentes de um computador, hardware e software. Dispositivos de entrada e saída, periféricos e dispositivos de armazenamento. Sistema operacional e aplicativos. Informação, documentos e arquivos.


Objetivos

Geral

  • Conhecer os seus principais componentes de hardware e software do computador, bem como o impacto desse na sociedade da informação;
  • Navegação na internet de forma responsável e segura.


Específicos

  • Identificar os componentes de hardware: dispositivos básicos, de entrada e saída e outros;
  • Conhecer o sistema operacional e suas funções: arquivos, usuários, programas, etc;
  • Manipular arquivos e diretórios;
  • Utilizar programas de atividades do cotidiano, com destaque para aplicativos de escritório e navegadores da Internet;
  • Armazenar informação em arquivos, bem como manipulá-los de acordo com os recursos do sistema operacional.


Estratégias de ensino utilizadas

  • O conteúdo da disciplina será apresentado através de aulas expositivas e práticas no laboratório. Nas aulas práticas serão desenvolvidos exercícios e trabalhos individuais e/ou em grupo.

Referências

Básicas

COSTA, Edgard Alves. BrOffice.org - da Teoria à Prática. Edição 1a. Editora Brasport. ISBN 978-85-7452-298-2

MANZANO, José Augusto N. G. BrOffice.org 3.2.1 - Guia Prático de Aplicação. Edição 1a. Editora Érica. ISBN 978-85-365-0286-1


Complementares

CERT.br. Cartilha de Segurança para Internet. São Paulo: Comitê Gestor da Internet do Brasil. 2a. ed. URL: http://cartilha.cert.br/livro/. Acessado em: 06/07/2015. ISBN 978-85-60062-54-6. 2012


Material de apoio

26/02/2018: Apresentação da disciplina

Aula 1

Apresentação da disciplina, Introdução ao computador

Introdução ao componente curricular e noções do computador.

Arquivo apresentação da disciplina

Apresentação da disciplina

Hardware

05/03/2018: Introdução ao Sistema Operacional

Aula 2

O que é o Sistema Operacional

O sistema operacional funciona com a iniciação de processos que este irá precisar para funcionar corretamente. Esses processos poderão ser arquivos que necessitam de ser frequentemente atualizados, ou arquivos que processam dados úteis para o sistema. Poderemos ter acesso a vários processos do sistema operacional a partir do gerenciador de tarefas, onde se encontram todos os processos que estão em funcionamento desde a inicialização do sistema operacional até a sua utilização atual.

O sistema operacional é uma coleção de programas que:

  • Inicializa o hardware do computador
  • Fornece rotinas básicas para controle de dispositivos
  • Fornece gerência, escalonamento e interação de tarefas
  • Mantém a integridade de sistema


Qual é o papel de um Sistema Operacional

As funções do sistema operacional são inúmeras:

  • Gestão do processador: o sistema operacional se encarrega de gerenciar o subsídio do processador entre os diversos programas, graças a um algoritmo de escalonamento. O tipo de programador é totalmente dependente do sistema operacional em função do objetivo visado.
  • Gestão da memória RAM: o sistema operacional se encarrega de gerenciar o espaço de memória atribuído a cada aplicativo e, se for o caso, a cada usuário. No caso de insuficiência de memória física, o sistema operacional pode criar uma área de memória no disco rígido, chamada de memória virtual. Ela faz funcionar aplicativos que necessitam de mais memória do que a memória RAM tem disponível no sistema. Por outro lado, esta memória é muito mais lenta.
  • Gestão das entradas/saídas: o sistema operacional unifica e controla o acesso dos programas aos recursos materiais através dos drivers (também chamados de gerenciadores de periféricos ou gerenciadores de entrada/saída).
  • Gestão da execução dos aplicativos: o sistema operacional é responsável pela boa execução dos aplicativos, atribuindo-lhes os recursos necessários ao seu funcionamento. Desta maneira, ele também permite eliminar um aplicativo que não responda corretamente.
  • Gestão dos direitos: o sistema operacional é responsável pela segurança ligada à execução dos programas, garantindo que os recursos sejam utilizados apenas pelos programas e usuários que possuam direitos para tanto.
  • Gestão dos arquivos: o sistema operacional gerencia a leitura e a redação no sistema de arquivos e os direitos de acesso aos arquivos pelos usuários e aplicativos.
  • Gestão das informações: o sistema operacional fornece diversos indicadores para diagnosticar o bom funcionamento da máquina.


Quais são os componentes do sistema operacional

O sistema operacional é composto por um conjunto de softwares que permitem administrar as interações com o hardware. Neste conjunto de softwares distinguem-se os seguintes elementos: o núcleo (kernel), que representa as funções fundamentais do sistema operacional tais como gestão da memória, processos, arquivos, entradas/saídas e das funcionalidades de comunicação; o Intérprete de comandos (shell), ou seja, a camada externa, por oposição ao núcleo, que permite a comunicação com o sistema operacional por meio de uma linguagem de comandos para o usuário pilotar os periféricos ignorando muitas das características do hardware como, por exemplo, a gestão dos endereços físicos; e o sistema de arquivos (file system), que permite registrar os arquivos em arborescência.


Como funcionam os sistemas multitarefas

Um sistema operacional é multitarefas quando várias tarefas (também chamadas de processos) podem ser executadas simultaneamente.

Os aplicativos são compostos por uma sequência de instruções chamados processos rápidos (threads). Estes threads serão alternadamente ativos, no modo de espera, suspensos ou destruídos, de acordo com a prioridade que lhes é associada ou executados sequencialmente.

Um sistema é preemptivo quando possui um programador que reparte, de acordo com critérios de prioridade, o tempo da máquina nos diversos processos que fazem os pedidos.

O sistema é de tempo compartilhado quando uma cota de tempo é atribuída a cada processo pelo programador. Este é o caso principalmente dos sistemas multiusuários, que permitem que vários deles utilizem simultaneamente um mesmo computador e vários aplicativos, diferentes ou similares.

Por fim, o sistema é considerado transacional quando o sistema atribui a cada usuário uma fração de tempo.


Área de trabalho ou Desktop

É a área de exibição quando você liga o computador e faz o logon no sistema operacional. Quando você abre programas ou pastas, eles são exibidos sobre a área de trabalho, Nela também é possível colocar itens, como arquivos e pastas, e organizá-los como quiser. Ela é composta de:

  • Menu iniciar
  • Barra de tarefas
  • Área de notificação
  • Ícones, pastas e atalhos
  • Papel de parede ou plano de fundo.
Desktopwindows.jpg
Área de trabalho Windows


Desktopubuntumate.jpg
Área de trabalho Ubuntu


12/03/2018: Sistema Operacional Windows

Aula 3

Windows 8

A nova versão do Windows oferece uma experiência híbrida: metade tablet, metade desktop. Na pior das hipóteses basta ignorar os apps feitos para tablets e ficar apenas na área de trabalho clássica, ou o contrário, caso você esteja usando o sistema num aparelho com tela de toque.

Tela iniciar

Ela substitui o menu Inciar e é carregada logo ao fazer login. A área de trabalho está a um clique, e qualquer programa desktop que for aberto já leva para o desktop clássico. Se preferir, dá para remover os atalhos dos programas modernos, ou até mesmo desinstalá-los, deixando só os ícones favoritos na tela inicial. Esta tela contém botões para os principais programas, podendo exibir informações atuais junto ao ícone. Os programas feitos exclusivamente para o Windows 8 são chamados de Metro ou Windows 8 Apps, fornecidos pela loja de aplicativos. A nova tela substituiu completamente o menu Iniciar.

Telainiciarwin8.jpg
Tela iniciar



Existe na lateral esquerda uma barra com miniaturas dos apps.

Barraapps.jpg
Barra de miniaturas dos apps


Já na lateral direita existe outra barra, a chamada Barra de Charms, que contém botões fixos específicos.

Barracharms.jpg
Barra Charms



Para ambas as barras, o esquema para abrí-las é o mesmo,leve o mouse para o canto direito ou esquerdo da tela, numa das bordas, e desça (ou suba) mantendo o cursor alinhado à borda.

Usando a Tela Iniciar

Pesquisar por aplicativos é bem simples: basta ir para a tela de início e sair teclando o começo do nome do app, ou o nome do executável. Na parte direita da tela há algumas outras seções que permitem refinar a busca: aplicativos, configurações ou arquivos.


Buscatelainiciar.jpg
Busca na Tela Iniciar



Se você passa a maior parte do tempo no desktop e não liga para os apps modernos, é possível desinstalá-los, ganhando assim algum espaço em disco.

Basta clicar num app com o botão direito e clicar na barra inferior para desinstalá-lo.

Se você se arrepender e precisar do app depois, é possível pesquisar por ele na Windows Store e instalá-lo novamente a partir dela.


Reorganizar a Tela Iniciar

A tela inicial pode ser personalizada, é fácil desfixar programas dela, basta clicar com o direito e clicar para desfixar na barra inferior.

O posicionamento dos elementos nela também é bastante flexível. Ela pode rolar horizontalmente para exibir mais coisas. Seja com o dedo numa touchscreen ou com a rodinha do mouse, o processo é bem natural.

Para mover um quadro de posição, clique nele e segure o botão (o esquerdo mesmo). Com o botão pressionado, arraste o item para algum outro local. Não tenha medo: depois de fazer algumas vezes você se acostuma. Os outros blocos são movidos automaticamente para abrir espaço.


Moverapps.jpg
Movendo os Apps