INCENTIVANDO O USO DO SIMULINK NOS CURSOS DE TELECOMUNICAÇÕES

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar
Introdução e Justificativa da Proposição

Simulink® é um ambiente de diagramas de blocos para a simulação de projetos baseados em modelos. Além da simulação este software suporta a geração automática de código para aplicações em software e hardware (HDL), teste e verificação de sistemas (MATHWORKS, 2015a, 2015c). O editor gráfico possui uma biblioteca de componentes os quais são conectados para a modelagem de sistemas dinâmicos. Ele é integrado com o MATLAB®, permitindo incorporar algoritmos desenvolvidos nesta linguagem de programação para a criação de modelos e simulação. Em virtude destas características esse software tem um alto potencial tanto para modelagem, simulação e implementação e avaliação de sistemas na área de telecomunicações principalmente sistemas de comunicações, processamento de sinais digitais, processamento de imagem e vídeo, sistemas embarcados entre outros (AMIR, 2000; GAN; KUO, 2006). O campus São José do IFSC adquiriu 10 licenças deste software as quais estão disponibilizadas nos laboratórios físicos e também de forma virtual através da IFSC-CLOUD (TORRESINI, 2015), na qual os professores e alunos podem acessar as licenças do IFSC mesmo usando máquinas que estão fora do domínio de endereços do IFSC. Neste projeto pretende-se dar uma maior ênfase no uso dessa ferramenta para a melhoria do processo ensino-aprendizagem, principalmente em disciplinas que lidam com sistemas de maior complexidade. Para este projeto inicial foi escolhida a disciplina de PSD29007 em função da grande quantidade de aplicações que já existem para o ambiente Simulink® (KRUKOWSKI; KALE, 2011) e também pela necessidade de implantar a disciplina no curso de Engenharia de Telecomunicações (AMIR, 2000).

Objetivos do Projeto
  • Estudar o Simulink®.
  • Analisar de aplicações disponibilizadas por outras universidades e institutos de pesquisa.
  • Desenvolver aplicações para uso nas aulas de laboratório do curso de Engenharia de Telecomunicações utilizando o software Simulink®
  • Ampliar o uso do software de desenvolvimento Simulink® nas disciplinas dos cursos da área de telecomunicações.
Metodologia do Projeto

As metas previstas para a execução do projeto são as seguintes:

  1. ) Estudo do Simulink® incluindo a sua configuração, interfaces, sinais, blocos, modelagem e simulação de sistemas, geração de código de software e hardware. Esta etapa será baseada na leitura de manuais e também sites de ajuda do próprio fabricante (MATHWORKS, 2015a, 2015c, 2015b).
  2. ) Análise de aplicações disponibilizadas por outras universidades e institutos de pesquisa (NAVAS, 2014; TYAGI, 2012; GIORDANO; LEVESQUE, 2015; KRUKOWSKI; KALE, 2011). Nesta etapa serão catalogadas as aplicações já disponíveis e testadas, avaliando a pertinência aos cursos da área de telecomunicações e principalmente a disciplina de DSP29007 – Processamento de Sinais Digitais do curso de Engenharia de Telecomunicações.
  3. ) Desenvolvimento de aplicações para uso nas aulas de laboratório da disciplina de PSD29007.
  4. ) Disponibilização das aplicações avaliadas e também as desenvolvidas em site (Wiki) para uso nas aulas práticas de laboratório (NEJKOVIC; TOSIC, 2014).
  5. ) Escrita de relatórios parciais e do relatório final do projeto. Preparação de um pôster para apresentação em eventos do IFSC.
Alunos envolvidos
Professores Orientadores do projeto
Edital de origem do projeto

Tutoriais para uso do SIMULINK

Tutoriais para experimentos com SIMULINK

Relatório técnico Final

Capítulos e paginas wiki do relatório

Título: RELATÓRIO TÉCNICO Subtítulo: INCENTIVANDO O USO DO SIMULINK NOS CURSOS DE TELECOMUNICAÇÕES

Introdução Exibir INCENTIVANDO O USO DO SIMULINK NOS CURSOS DE TELECOMUNICAÇÕES Modulação de Pulso [Renomear] Modulações Analógicas Amostragem de sinais Quantização Modulação por Codificação de Pulso (PCM) Modulação Delta (DM) Modulação Delta-Sigma Modulação por Codificação Diferencial de Pulso(DPCM) Transmissão de Pulsos em Banda Base [Renomear] Códigos de linha Modulação por Amplitude de Pulso M-ária (PAM-M) Transmissão digital em banda base Transmissão de Dados em Banda Passante [Renomear] Modulações digitais binárias Modulações digitais M-árias Passband Modulation Multipath Fading Channel Digital Communications Ber Performance in AWGN or Fading Orthogonal Frequency Multiplex Division (OFDM) </syntaxhighlight>