Mudanças entre as edições de "INCENTIVANDO O USO DO SIMULINK NOS CURSOS DE TELECOMUNICAÇÕES"

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar
(Criou página com ';Introdução e Justificativa da Proposição: Simulink® é um ambiente de diagramas de blocos para a simulação de projetos baseados em modelos. Além da simulação este sof...')
 
Linha 14: Linha 14:
 
#) Disponibilização das aplicações avaliadas e também as desenvolvidas em site (Wiki) para uso nas aulas práticas de laboratório (NEJKOVIC; TOSIC, 2014).  
 
#) Disponibilização das aplicações avaliadas e também as desenvolvidas em site (Wiki) para uso nas aulas práticas de laboratório (NEJKOVIC; TOSIC, 2014).  
 
#) Escrita de relatórios parciais e do relatório final do projeto.  Preparação de um pôster para apresentação em eventos do IFSC.
 
#) Escrita de relatórios parciais e do relatório final do projeto.  Preparação de um pôster para apresentação em eventos do IFSC.
 +
 
; Alunos envolvidos:
 
; Alunos envolvidos:
 +
* [[Rogério Pereira Junior]]
 +
 +
; Professores Orientadores do projeto:
 +
* prof. [[Marcos Moecke]]
 +
 +
; Edital de origem do projeto:
 +
*[EDITAL Nº 13/2015/PROPPI]
 
*
 
*

Edição das 14h44min de 7 de maio de 2015

Introdução e Justificativa da Proposição

Simulink® é um ambiente de diagramas de blocos para a simulação de projetos baseados em modelos. Além da simulação este software suporta a geração automática de código para aplicações em software e hardware (HDL), teste e verificação de sistemas (MATHWORKS, 2015a, 2015c). O editor gráfico possui uma biblioteca de componentes os quais são conectados para a modelagem de sistemas dinâmicos. Ele é integrado com o MATLAB®, permitindo incorporar algoritmos desenvolvidos nesta linguagem de programação para a criação de modelos e simulação. Em virtude destas características esse software tem um alto potencial tanto para modelagem, simulação e implementação e avaliação de sistemas na área de telecomunicações principalmente sistemas de comunicações, processamento de sinais digitais, processamento de imagem e vídeo, sistemas embarcados entre outros (AMIR, 2000; GAN; KUO, 2006). O campus São José do IFSC adquiriu 10 licenças deste software as quais estão disponibilizadas nos laboratórios físicos e também de forma virtual através da IFSC-CLOUD (TORRESINI, 2015), na qual os professores e alunos podem acessar as licenças do IFSC mesmo usando máquinas que estão fora do domínio de endereços do IFSC. Neste projeto pretende-se dar uma maior ênfase no uso dessa ferramenta para a melhoria do processo ensino-aprendizagem, principalmente em disciplinas que lidam com sistemas de maior complexidade. Para este projeto inicial foi escolhida a disciplina de PSD29007 em função da grande quantidade de aplicações que já existem para o ambiente Simulink® (KRUKOWSKI; KALE, 2011) e também pela necessidade de implantar a disciplina no curso de Engenharia de Telecomunicações (AMIR, 2000).

Objetivos do Projeto
  • Estudar o Simulink®.
  • Analisar de aplicações disponibilizadas por outras universidades e institutos de pesquisa.
  • Desenvolver aplicações para uso nas aulas de laboratório do curso de Engenharia de Telecomunicações utilizando o software Simulink®
  • Ampliar o uso do software de desenvolvimento Simulink® nas disciplinas dos cursos da área de telecomunicações.
Metodologia do Projeto

As metas previstas para a execução do projeto são as seguintes:

  1. ) Estudo do Simulink® incluindo a sua configuração, interfaces, sinais, blocos, modelagem e simulação de sistemas, geração de código de software e hardware. Esta etapa será baseada na leitura de manuais e também sites de ajuda do próprio fabricante (MATHWORKS, 2015a, 2015c, 2015b).
  2. ) Análise de aplicações disponibilizadas por outras universidades e institutos de pesquisa (NAVAS, 2014; TYAGI, 2012; GIORDANO; LEVESQUE, 2015; KRUKOWSKI; KALE, 2011). Nesta etapa serão catalogadas as aplicações já disponíveis e testadas, avaliando a pertinência aos cursos da área de telecomunicações e principalmente a disciplina de DSP29007 – Processamento de Sinais Digitais do curso de Engenharia de Telecomunicações.
  3. ) Desenvolvimento de aplicações para uso nas aulas de laboratório da disciplina de PSD29007.
  4. ) Disponibilização das aplicações avaliadas e também as desenvolvidas em site (Wiki) para uso nas aulas práticas de laboratório (NEJKOVIC; TOSIC, 2014).
  5. ) Escrita de relatórios parciais e do relatório final do projeto. Preparação de um pôster para apresentação em eventos do IFSC.
Alunos envolvidos
Professores Orientadores do projeto
Edital de origem do projeto
  • [EDITAL Nº 13/2015/PROPPI]