IER60808: Conclusão da Etapa 1

De MediaWiki do Campus São José
Revisão de 16h01min de 9 de julho de 2020 por Msobral (discussão | contribs) (Criou página com 'A conclusão da etapa 1 envolve aplicar os conhecimentos obtidos sobre redes locais para implantar a seguinte rede.: imagem:IER-Avaliacao-etapa1.jpg <br>''A rede a ser i...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar

A conclusão da etapa 1 envolve aplicar os conhecimentos obtidos sobre redes locais para implantar a seguinte rede.:


IER-Avaliacao-etapa1.jpg
A rede a ser implantada


Originalmente, esta atividade seria realizada em laboratório, usando equipamentos reais. Porém, com o isolamento social, precisaremos realizá-la usando o simulador PacketTracer. Algumas adaptações devem ser feitas:

  1. O roteador R1 pode ser implantado como um roteador específico, ou embutido virtualmente em um switch L3
  2. Os roteadores R2 e R3 devem necessariamente serem implantados com roteadores específicos (não se pode usar usar switch L3 nesse caso)
  3. A VLAN do laboratório (com VID 1) deve fazer parte da rede, pois ela funcionará como uma rede de gerência dos equipamentos.
    • Os switches devem ter interfaces associadas a VLAN 1, com endereços IP conforme indicado na figura.
    • Um computador adicional pode ser instalado na VLAN 1 (rede do laboratório), o qual representaria o computador do gerente da rede. Deve ser possível, a partir desse computador, acessar as interfaces CLI dos switches usando o aplicativo telnet (revejam este material sobre acesso a interfaces de gerenciamento de equipamentos)
  4. A Internet deve ser representada por um servidor, o qual deve poder se comunicar com qualquer computador da rede implantada


Esta atividade deve ser realizada por equipes de até 4 estudantes. A entrega deve ser composta do seguinte:

  1. O arquivo de simulação do PacketTracer
  2. Um documento em PDF contendo:
    • Um diagrama que mostre como as VLANs foram implantadas nos switches
    • Informação sobre como a proteção contra caminhos fechados foi realizada (STP), levando em conta a existência de múltiplas VLANs
    • Uma descrição detalhada do procedimento usado para testar o correto funcionamento de toda a rede, evidenciando a sequência de testes realizados. Além disso, os resultados desses testes devem ser mostrados