Mudanças entre as edições de "Guia básico de VoIP com Asterisk"

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar
Linha 35: Linha 35:
 
As centrais telefônicas, portanto, devem/podem prover mais esta funcionalidade: alinhar as mídias em cada segmento da comunicação. Quando não for possível compatibilizar diretamente (usando um mesmo ''codec'', por exemplo), a central deverá/poderá converter uma das mídias para permitir o fluxo sem problemas. Entram aí as conversões de ''codec'', que podem comsumir consideravelmente os recursos computacionais.
 
As centrais telefônicas, portanto, devem/podem prover mais esta funcionalidade: alinhar as mídias em cada segmento da comunicação. Quando não for possível compatibilizar diretamente (usando um mesmo ''codec'', por exemplo), a central deverá/poderá converter uma das mídias para permitir o fluxo sem problemas. Entram aí as conversões de ''codec'', que podem comsumir consideravelmente os recursos computacionais.
  
Significa, portanto, que VoIP acarreta outro problema: como equalizaro uso de '''recursos de rede''' com os '''recursos computacionais'''?
+
Significa, portanto, que VoIP acarreta outro problema: como equalizar o uso de '''recursos de rede''' com os '''recursos computacionais'''? VoIP traz um cenário diferenciado para um problema antigo, que era resolvido com o uso de redes poucos disputadas pelos serviços que ali rodavam.
  
 
== Transmissão de Mídia ==
 
== Transmissão de Mídia ==
 
== Qualidade de Serviço ==
 
== Qualidade de Serviço ==

Edição das 11h17min de 13 de março de 2009

As Redes

Hoje, VoIP é considerado um dos elementos que têm forjado a convergência das tecnologias de informação e comunicação.

Antes de mais nada, é preciso entender que havia dois tipos bem distintos de rede pública até o começo da década de 1990:

  • Rede de telefonia (PSTN);
  • Rede de computadores (Internet).

A rede de telefonia baseava-se em serviços dedicados com meios de transmissão determinísticos; ou seja, havia sempre um meio de transmissão apto a transmitir a informação desejada. No caso, a voz até o cliente final. Isso era conseguido graças à capilarização das redes com o mínimo de compartilhamentos desses recursos. Com isso, tem-se um cenário ideal para a rede baseada em circuitos.

Algo inverso ao que acontece nas redes de computadores, onde é natural a disputa pelo recurso: o meio de transmissão. Isso acontece não só nas redes locais - onde é natural a formação da rede em árvore - mas também na Internet. Não bastasse isso, vários serviços distribuídos em rede favorecem um meio altamente competitivo, o que favorece a rede ser baseada em pacotes.

O que acontece quando se insere um serviço altamente sensível ao tempo em uma rede baseada em pacotes?

VoIP: o que é?

Voz sobre IP pode agrega, portanto, várias áreas de estudo de redes de telefonia e de computadores, uma vez que tem-se um panorama bastante inóspito para a transmissão de voz em tempo real, transmissão esta fragmentada em pacotes.

Dentre as várias áreas, cabe destacar:

  • tecnologias/protocolos de sinalização.
  • tecnologias/protocolos para descrever quais os tipos de mídia suportados em cada ponta da comunicação.
  • tecnologias/protocolos para transmissão das mídias em ambos os sentidos.
  • tecnologias/protocolos para garantir a qualidade do serviço (QoS).

Enquanto que os três primeiros estão mais ligados às pontas da comunicação, geralmente dois usuários finais, é no último item, qualidade de serviço, que reside hoje o grande problema de implementação de VoIP em escala maior.

Sinalização

A sinalização, termo emprestado das redes de telefonia (e veremos que há muitos outros), é um protocolo utilizado para controlar as ligações entre os elementos da rede - entendendo elemento como um telefone ou uma central telefônica - desde o estabelecimento da chamada até a finalização desta. No caso de VoIP, o termo sinalização acaba se estendendo um pouco mais, já que abrange também a localização do usuário - pela combinação endereço VoIP + endereço IP. Diferente da telefonia, um usuário pode modificar ser número na rede, o endereço IP, sem modificar a sua identificação na rede VoIP.

O termo portabilidade, portanto, torna-se natural nesse meio.

Uma vez que é possível esse tipo de deslocamento, torna-se imprescindível o uso de ferramentas de localização do usuário, bem como a descrição dos tipos de mídia que podem ser suportados, já que o usuário pode estar conectado à rede por meio de um computador ou um telefone com recursos mais limitados.

Descrição de Mídia

Apesar de ser um elemento opcional em VoIP, tem-se tornado cada vez mais clara a sua relevância, dada a portabilidade que o VoIP proporciona. Entretanto, embora isso possa representar um avanço, pois o leque de opções de mídia a serem transmitidas é maior (codecs, compactação de voz, etc.), tem-se aí mais um fator a ponderar no uso de VoIP: cada usuário pode fornecer uma lista de mídia suportadas distinta.

As centrais telefônicas, portanto, devem/podem prover mais esta funcionalidade: alinhar as mídias em cada segmento da comunicação. Quando não for possível compatibilizar diretamente (usando um mesmo codec, por exemplo), a central deverá/poderá converter uma das mídias para permitir o fluxo sem problemas. Entram aí as conversões de codec, que podem comsumir consideravelmente os recursos computacionais.

Significa, portanto, que VoIP acarreta outro problema: como equalizar o uso de recursos de rede com os recursos computacionais? VoIP traz um cenário diferenciado para um problema antigo, que era resolvido com o uso de redes poucos disputadas pelos serviços que ali rodavam.

Transmissão de Mídia

Qualidade de Serviço